quinta-feira, 7 de julho de 2016

COM SINTOMAS DE AVC, IDOSO DE 72 ANOS TEM AMBULÂNCIA NEGADA PELA ATENDENTE DO SAMU EM SANTARÉM

Ambulância do SAMU

Um idoso de 72 anos precisou de ambulância na manhã desta quarta-feira (6) em Santarém, mas teve o pedido negado. Segundo familiares, Inácio Ribeiro estava apresentando sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ao ligarem para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram informados que não havia veículos disponíveis para o atendimento. Os parentes levaram o homem até o Pronto Socorro Municipal em um táxi do vizinho. Um vídeo feito pela família mostra o idoso à espera de socorro.

Em entrevista a TV Tapajós, a filha do idoso, Nazaré Ribeiro, relatou que não estava com o pai na hora da ocorrência, mas havia outras pessoas com ele esperando o socorro. Ela conta que foi impedida de receber ambulância pelo fato de não está ao lado pai. “Eu liguei para o 192, pedi uma ambulância com urgência e simplesmente a atendente falou que ela não mandaria ambulância porque eu não estava no local. Eu corri na casa do vizinho, ele cedeu o táxi e foi com que nós conseguimos levar meu pai ao hospital”.

Procurada pela equipe de reportagem do JT TV, o representante do Samu em Santarém, médico Sérgio Castro, informou que existem inúmeros trotes na cidade durante o dia e quando a pessoa não está junto ao paciente para informar dados, o atendimento acaba sendo prejudicado. “No local você tem condições de especificar melhor o que vai ser perguntado em relação ao caso. No caso do idoso, nós não tínhamos ambulância disponível”, afirma.

Ainda segundo Castro, o número reduzido de ambulâncias e a alta demanda de solicitações feitas ao Samu tem dificultado a prestação do serviço tanto na zona urbana, quanto na zona rural da cidade. “Nós temos apenas três, para atender avião com pacientes de cidades vizinhas, lancha, barco e acidente de trânsito que acontece quase toda hora. Não para ambulância, é muito difícil e as vezes você espera. Se for uma caso que precisa ser trazido de imediato traga”, enfatiza.

Nota Semsa

Em nota enviada a produção de jornalismo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que no momento da ocorrência as equipes do Samu estavam em outros atendimentos na cidade. A nota diz ainda que a Semsa dispõe de cinco ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo que três estão prestando o serviço normalmente e outras duas estão em manutenção. A previsão de entrega dos veículos é até o fim do mês de julho, segundo a Semsa.

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário