segunda-feira, 4 de julho de 2016

JACARÉ É RESGATADO DO QUINTAL DE RESIDÊNCIA NO BAIRRO DA ÁREA VERDE NA MANHÃ DESTE DOMINGO EM SANTARÉM

Moradores avistaram animal em um quintal 
no Bairro da Área Verde. Animal deve ser 
medicado e devolvido a natureza

Um jacaré foi encontrado na manhã deste domingo (3), no Bairro da Área Verde em Santarém. O animal foi avistado por moradores do local em um quintal de uma residência e estava preso a uma linha de pesca. Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local para fazer o resgate e encaminhá-lo até as dependências do Zoológico de Santarém (Zoofit).

Uma moradora do local, Suelen Santos, relata que os próprios moradores tentaram soltar o jacaré, mas com medo de que pudesse ocorrer um acidente, eles acionaram o Corpo de Bombeiros. “Meus filhos viram no fundo do quintal, que havia algo se mexendo no mato. Quando fomos ver constatamos que era um jacaré e que estava preso em uma linha com um anzol na garganta. Chamamos o Corpo de Bombeiros que veio fazer o resgate”, relata Suelen.

Ainda de acordo com a moradora, próximo ao local existe um igarapé e que é muito comum o contato dos moradores com estes animais. “Infelizmente, é muito comum este tipo de situação. Outros vizinhos sempre se deparam com estes animais e muitas vezes até maior do que este que encontramos hoje.”

Segundo o biólogo Sidicley Matos, trata-se de um jacaré da espécie Coroa, macho, que mede 74 cm de cumprimento e pesa 1 Kg. O crescimento da cidade faz com que a população se aproxime cada vez mais de áreas alagadas, que é o habitat natural destes animais que deveriam ser protegidos por serem mananciais. “Estas áreas são o habitat de muitos répteis como serpentes aquáticas e os jacarés que começaram a aparecer com um número expressivo. Isto demonstra o quanto as pessoas estão próximas dessas áreas e que quanto mais forem invadindo, mais vezes terão contato com estes animais. O Bairro da Área Verde possui muitos igarapés que são propícios para este animais, tanto que eles se reproduzem e se alimentam em regiões muito próximas de onde existem famílias instaladas”, conclui o biólogo.

O animal deve ser medicado e preparado para ser solto o mais breve possível, em um lugar seguro para que possa ser reintegrado ao seu habitat natural.

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário