segunda-feira, 4 de julho de 2016

NOTÍCIAS DE JURUTI. TUDO PRONTO PARA O MAIOR FESTIVAL FOLCLÓRICO DO OESTE DO PARÁ. O FESTRIBAL NOS DIAS 28, 29 E 30 DE JULHO. A DUPLA SERTANEJA VICTOR É LÉO FARÁ A FESTA DOS VISITANTES DIA 28, NA ARENA TRIBÓDROMO

POLYANA VIEIRA, PORTA ESTANDARTES 
DA TRIBO MUNDURUKU

O Festribal 2016 começou a ganhar corpo com o lançamento dos CDs das tribos Muirapinima e Munduruku neste fim de semana. Na sexta, 01 de julho, foi o lançamento do CD “Espíritos”, tema da tribo azul e vermelha (Muirapinima) para este ano, e no dia 2 de julho, com o tema “Mitos”, a tribo vermelha e amarela (Munduruku) fez apresentação do novo pajé, novo tuxaua e novo regional Donos da Terra.

A XXII edição do evento será realizada nos dias 28, 29 e 30 de julho, com a participação da dupla sertaneja Vitor e Léo na festa dos visitantes dia 28, na Arena do Tribódromo. Serão esperadas mais de 10.000 pessoas para a grande festa, que é a maior manifestação cultural da região Oeste e desde 2008 é patrimônio cultural do estado do Pará.

Este ano, a Prefeitura de Juruti, patrocinadora oficial do Festribal, repassa R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) para cada associação folclórica, o que inclui valor para CD e tribos mirins, além do apoio da empresa Alcoa, que repassou R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para cada associação.

A Tribo Muirapinima tentar quebrar a sequência de 2 anos de vitórias consecutivas da Tribo Munduruku. “Vamos aguardar e que vença a melhor dentro da arena”, disse o secretário municipal de Cultura, Desporto e Turismo, Carlos Pinheiro.

MARCELA MARIALVA, PORTA ESTANDARTES 
DA TRIBO MUIRAPINIMA

Ensaios - Após a festa de lançamento dos CDs e novos itens, começa também a temporada dos ensaios nas quadras das duas tribos. Na Aldeia Muirapinima, os diretores anunciaram para esta segunda-feira, 4, o início dos treinamentos visando a conquista do título deste ano. Por outro lado, a direção da tribo Munduruku também anunciou para o mesmo dia o início dos ensaios para a atual temporada.

Durante cerca de 25 dias, os galpões e quadras das tribos ganham uma movimentação extra, causada não apenas pelos moradores de Juruti que frequentam os dois espaços, mas também pelos visitantes que já começam a chegar e tomar conta da cidade, mostrando suas paixões pelas tribos que fazem o Festribal de Juruti. 

Festividades de Nossa Senhora da Saúde 
encerram com missa campal

Juruti viveu nos últimos dez dias as festividades de sua padroeira, Nossa Senhora da Saúde, que este ano refletiu sobre o tema "Maria, Mãe da Misericórdia". A programação começou no dia 23 de junho com alvorada e carreata "Acorda Juruti" e prosseguiu durante toda a semana com uma vasta programação composta de celebrações, apresentações artísticas e leilões de oferendas.

O encerramento aconteceu no último dia 2 de julho com a procissão que percorreu várias ruas da cidade levando a imagem da padroeira. Em seguida aconteceu a missa campal na praça da República, em frente a matriz, celebrada pelo administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, Padre José Edeilson Barbosa, e encerrou a programação com uma noite cultural e leilão de vales e oferendas.

O padre José Edeilson fez uma avaliação positiva das festividades deste ano dizendo que a participação de todos contribuiu para o sucesso do evento. Segundo ele, o mais importante foi a participação da população que durante dez dias mostrou seu carinho e respeito por Nossa Senhora participando efetivamente da programação.

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário