quinta-feira, 14 de julho de 2016

UFOPA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O MANISFESTO QUE TEVE ONTEM EM FRENTE A UNIVERSIDADE. SOBRE A ATITUDE DO MOTORISTA DO ÔNIBUS DIZ QUE LAMENTA E REPROVA, E JÁ COMUNICOU O FATO A EMPRESA TERCEIRIZADA, PARA QUE TOME AS MEDIDAS NECESSÁRIAS, SOLICITANDO IMEDIATA ADVERTÊNCIA AO MOTORISTA. DA MESMA FORMA NÃO APROVA O COMPORTAMENTO DO ALUNO QUE SE PENDUROU NO RETROVISOR DO ÔNIBUS EM MOVIMENTO

UFOPA emite Nota de esclarecimento

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) esclarece que na manhã de quarta feira, 13/7/2016, o reitor em exercício, Clodoaldo dos Santos, recebeu uma comissão formada por professores e alunos do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) que se manifestaram em frente ao prédio da reitoria pedindo revisão dos critérios de alocação de espaços de laboratórios no Bloco Modular e no Pavilhão de Laboratórios, na Unidade Tapajós.

A Administração Superior reconhece a legitimidade de qualquer manifestação que vise à melhoria da Instituição, mas esclarece que todas as decisões a respeito de alocação de laboratórios na Universidade estão sendo negociadas e definidas em diversas reuniões realizadas com as Unidades Acadêmicas envolvidas diretamente: ICTA, Instituto de Biodiversidade e Floresta (Ibef), Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e Instituto de Saúde Coletiva (Isco).

Em reunião realizada no dia 27 de junho de 2016, da qual participaram integrantes da reitoria e dos Institutos da Ufopa, foi definida a utilização dos espaços no Bloco Modular, em construção na Unidade Tapajós e com previsão de entrega para agosto e ocupação completa até novembro de 2016. Além da conclusão do Bloco Modular, a Ufopa está providenciando - de forma emergencial - a construção de um pavilhão com 24 laboratórios nas imediações da Unidade Tapajós. Esse pavilhão deve ser concluído até dezembro de 2017.

Durante a reunião de quarta, ficou definido que:

1. A direção do ICTA e a comissão formada por professores e alunos do Instituto irão elaborar uma proposta para enviar à reitoria sobre a permanência dos 6 (seis) laboratórios já vinculados ao ICTA, na Unidade Amazônia, até a conclusão do prédio definitivo do Instituto, que será localizado na Unidade Tapajós. Neste ponto, a Administração Superior analisará a viabilidade da proposta e a utilização dos espaços.

2. Além dessa proposta, mantém-se a instalação de 8 (oito) novos laboratórios para o ICTA no Bloco Modular, bem como a instalação de 6 (seis) novos espaços para o Instituto no Pavilhão de Laboratórios.

Sobre o comportamento do motorista

Sobre a atitude realizada pelo motorista que conduzia o ônibus intercampus da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), na manhã de quarta-feira, 13, durante o manifesto, às proximidades da Unidade Tapajós, a instituição lamenta o ocorrido e reprova a atitude do condutor. A Universidade comunicou o fato à empresa terceirizada, para que tome as medidas necessárias, reforçando que a Ufopa não tem autonomia para aplicar penalidades a terceirizados, mas reforça que solicitou imediata advertência ao motorista.

Da mesma forma, a instituição também esclarece que não aprova o comportamento do aluno que se pendurou no coletivo em movimento. A Ufopa recepciona as manifestações como legítimas, mesmo por questões que fogem de seu controle, como as que impactam diretamente às ações que deixam de ser realizadas por conta dos cortes orçamentários, ocorridos a nível nacional, mas reprova qualquer ação irresponsável que comprometa a segurança de todos, inclusive dos manifestantes, e que possa causar danos ao bem público.

Clodoaldo Alcino Andrade dos Santos 
Reitor em Exercício

Nenhum comentário:

Postar um comentário