sábado, 13 de agosto de 2016

BOMBEIRO QUE PARTICIPOU DO COMBATE AO INCÊNDIO NO CENTRO DE SANTARÉM NA MADRUGADA DE HOJE, RELATA AO BLOG ALGUNS ESCLARECIMENTOS SOBRE O OCORRIDO

Trabalho dos Bombeiros foi incansável
 e ainda teve ajuda de populares

Boa tarde JK, acho que seriam úteis alguns esclarecimentos de quem participou do combate ao incêndio no centro comercial hoje de madrugada.

Por volta das 2 da manhã fomos acionados, ao chegamos no local o armarinho Souza já tinha sido praticamente todo consumido pelas chamas, Infelizmente a maior parte da população não entende as dificuldade que enfrentamos nessa ocorrência.

O sistema de combate a incêndio com hidrantes do Centro de nossa cidade esta inoperante, isso foi um item que atrasou consideravelmente nossa missão, estávamos utilizando 2 caminhões no combate, enquanto outro caminhão fazia o abastecimento no sistema da cosanpa na Praça Tiradentes. Esses minutos preciosos que perdemos fizeram os focos que estavam sendo controlados retornarem.

Outro fator de grande dificuldade foi a precária instalação elétrica, vários bombeiros receberam descargas elétricas enquanto tentávamos entrar nas lojas para debelar os focos, mas a principal causa da grande proporção do incêndio foi a laje de madeira totalmente inadequada aos padrões mínimos de segurança de hoje em dia. Quando controlávamos o incêndio nas lojas, essa laje de madeira desabava e destruía toda mercadoria que tanto lutamos para proteger.

Alguns empresários criticaram nossa atuação no local, mas mesmo com essas dificuldades conseguimos com todo empenho possível evitar que o prejuízo fosse muito maior.

A sociedade Santarena deve ser alertada sobre o perigo da falta de um sistema eficiente de combate a incêndio com hidrantes no nosso centro comercial, um de nossos caminhões possui a capacidade de 6 mil litros, isso parece muito mas nos fornece em torno de apenas 10 minutos de combate com várias mangueiras, se tivesse o sistema de hidrantes para abastecer nossas viaturas teríamos tido somente o armarinho Souza e parte do hotel danificado, imagine quanto prejuízo teria sido evitado. 

Grande parte da população os ajudou de forma incrível durante o combate, ate nos surpreendemos, geralmente as pessoas ficam só filmando com o celular, ontem vimos cidadãos comuns deixarem seu medo de lado e se juntarem aos bombeiros de forma heroica. Ficamos muito felizes por Isso, geralmente as pessoas só observam, ontem tivemos essa ajuda que foi primordial.

Como disse, fizemos todo o a possível ao nosso alcance para minimizarmos os prejuízos, Mas devido a grande quantidade de materiais combustíveis como tecidos do armarinho o quadro realmente não teria como ser Melhor, nao tinha como apagar em pouco tempo.

Por fim, alguns militares se feriram durante o combate, partes do telhado e dessa laje de madeira desabavam constantemente em cima de nossas cabeças, a rede celpa só desligou a energia próximo as 6 da manhã, motivo que nos fez receber várias descargas elétricas. Mas mesmo assim nos arriscamos pois sabemos a importância daquelas lojas para gerar empregos em nossa cidade e o esforço que os empresários tem para se manter diante toda essa crise. Espero que a população entenda que os bombeiros militares de nossa cidade estão SIM preparados para nos protejer, mas não podemos fazer milagres, fazemos alem de nossa capacidade para ajudar a população com os equipamentos disponíveis e mesmo diante a tantas dificuldades que enfrentamos.

Relato de um bombeiro que participou no combate ao incêndio na madrugada de hoje para o BLOG DO JK

6 comentários:

  1. É fácil justificar.Ter treinamento e praticar é outra história!!!

    ResponderExcluir
  2. Temos que elogiar e não criticar. Parabens

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos bombeiros. As pessoas não imaginam o quanto é difícil e arriscado o trabalho deles. E mais Santarém é q não tem infra estrutura pra quase nada. Pessoas incompreensíveis

    ResponderExcluir
  4. Parabens pro os bombeiros.e facil criticar mas se identificar nao tem coragem nem pra isso e nunca pra ser um bombeiro.

    ResponderExcluir
  5. Parabens isso mostra o quanto estao preparados para atuarem em nossa cidade.E olha q foi no centro da cidade!!!Se faltava isso, faltava aquilo... ainda da tempo de providenciar para uma proxima vez.

    ResponderExcluir
  6. Criticar os bombeiros, o estado o município é fácil. Agora fazer a autocrítica é difícil, a maioria dos nossos empresários não investem em segurança e vivem fazendo gambiarra na rede elétrica de suas lojas e aí de alguém se tentar alerta-los dessa situação a avareza deles responderá.

    ResponderExcluir