sexta-feira, 26 de agosto de 2016

HOSPITAL MUNICIPAL DE SANTARÉM RECEBEU 1.623 VÍTIMAS DE ACIDENTE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016

Números são de acidentes de moto em 22 municípios atendidos pelo hospital. Dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou ao G1 dados sobre pessoas que deram entrada no Pronto Socorro Municipal (PSM) vítimas de acidentes envolvendo motocicletas na região. Os dados são referentes a Santarém e 21 municípios do oeste do estado, e equivalem ao primeiro semestre de 2016.

De acordo com Semsa, o Hospital Municipal recebeu 1.623 pessoas vítimas de acidentes, sendo 892 casos envolvendo acidentes apenas com motocicletas, 451 vítimas de acidentes entre motocicletas e carros, e 190 casos não especificados. Desse número, foi atribuído a Santarém 1/3 do total, o que representa 477 acidentes. A média diária de atendimentos de acidentes de trânsito realizados no hospital são de nove casos, dos quais três são oriundos do município.

Conforme informações da Semsa, dependendo da gravidade de cada paciente que dá entrada no Hospital Municipal, o custo para atendê-lo é de R$ 5 mil a R$ 25 mil. As vítimas com a menor gravidade aguardam a cirurgia eletiva (tratamento não urgente) em casa.

Para o educador de trânsito Clauriberto Levy, a média de três pacientes por dia são números alarmantes. “Levando em consideração o tamanho geográfico e populacional de Santarém e o número de veículos esse índice é alto. Ao invés de melhorar, o trânsito do município piora, pois, o comportamento dos motoristas e veículos não muda. É logico e evidente que outros fatores também prejudicam a organização, a humanização do trânsito em Santarém”, afirma.

Segundo a chefe de fiscalização do Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Luciane Budelon, a imprudência é a principal causa dos acidentes no trânsito, e se cada condutor tiver a conscientização ao dirigir o índice reduz. “Mais de 90% dos acidentes tem como a principal causa a imprudência, seja por pressa, por desanteção, seja qual for o motivo. Também se deve considerar as condições da via, falta de sinalização, mas a maior parte constatado por estatísticas é a imprudência dos consultores”, destaca.

De janeiro a dezembro de 2015, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) registrou 645 acidentes em Santarém, oeste do Pará. De acordo com dados do órgão, a maioria desses acidentes ocorreu por falta de atenção dos condutores. Os números são provenientes dos boletins de ocorrência de acidentes de trânsito (Boat) registrados nas vias urbanas, rurais e estaduais do município e não incluem as ocorrências registradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Conforme a Semsa, a internação no PSM para cada paciente acidentado é de 60 a 90 dias em média. Os casos de média e alta complexidade são encaminhados para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Esse procedimento é feito por regulação e depende da disponibilidade de leitos do HRBA.

Atualmente, o Hospital Municipal disponibiliza 325 leitos. Aproximadamente 100 são ocupados por vítimas graves de acidentes que são encaminhadas para procedimentos cirúrgicos, principalmente de tíbia, fíbula e fêmur.

No Brasil, segundo Levy, os hospitais públicos têm aproximadamente 72% dos leitos ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, o que desencadeia outros problemas. “A área de traumatologia é a área que mais recebe pessoas vítimas de acidentes no Brasil, e Santarém não foge dessa realidade”, ressalta.

Orientações

Seguir algumas orientações básicas é essencial para que acidentes não possam acontecer. “Nas fiscalizações pedimos que eles estejam atentos às sinalizações seja horizontal ou vertical e semafórica; tenham atenção e usem sempre os equipamentos de segurança de forma adequada, porque não basta só usar, tem que usar de forma adequada. A gente vê muito o uso inadequado do capacete. As pessoas têm que dirigir para ela e para os outros”, orienta Luciane.

*Colaborou Geovane Brito

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário