terça-feira, 13 de setembro de 2016

JÁ VIROU ROTINA. MOTORISTAS NÃO RESPEITAM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E CIRCULAM TRANQUILAMENTE COM SEUS CARROS NA PRAIA EM ALTER DO CHÃO

Flagrante foi feito domingo (11) na vila balneária e enviado por um morador. Legislação proíbe veículos de circularem em Área de Proteção Ambiental

Um morador da vila balneária de Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará, enviou foto de um carro estacionado de maneira irregular às margens da praia. O registro foi feito na tarde de domingo (11) e mostra o avanço desenfreado de carros traçados em direção a faixa de areia das praia. O local é destinado para o banho e por ser uma Área de Preservação Ambiental (APA), a legislação proíbe que carros e similares estacionem nessas áreas.

O internauta, que preferiu não se identificar por medo de represálias, disse que a situação ocorre com frequência. Na foto, ele registrou o momento que o veículo está parado bem a beira da praia junto com o jet ski, atrapalhando o acesso dos banhistas a praia. Ainda segundo o internauta, os locais de maior incidência são na praia do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e na praia do Lago Verde.

“Nós estamos revoltados com essa situação e as autoridades não fazem nada. Não estão nem aí. Somente aos finais de semana a gente já chegou a ver uns dez carros estacionados e muitas vezes os condutores fazem brincadeirinhas de mau gosto, falam palavrões. A gente fica revoltado, qualquer hora dessas, uma criança pode ser atingida", relatou o internauta.

Conforme o internauta, as sinalizações ao longo da praia indica que é proibida a circulação de veículos na faixas de areia, mesmo assim os automóveis continuam circulando livremente e ultrapassam o limite de acesso. As autoridades competentes já foram informadas sobre o caso.

Área de Proteção Ambiental (APA)

Área de Proteção Ambiental (APA) é aquela destinada à preservação dos recursos ambientais (fauna, flora, solo e recursos hídricos). A APA de Alter do Chão foi criada em 2003. Dentro dela há 9 comunidades, entre elas Ponta de Pedras, Caranazal, São Pedro.

De acordo com a legislação ambiental brasileira, uma área de proteção ambiental pode apenas ter uso sustentável, ou seja, seu acesso, ocupação e exploração devem ser controlados para não prejudicar o ecossistema da área.

JK com informações do G1

Um comentário:

  1. Existe uma lei , que permite o uso das praias para descer Jets e lanchas , e nessa foto o motorista teve a infelicidade de cair em um buraco ao descer sua embarcação

    ResponderExcluir