segunda-feira, 24 de outubro de 2016

CANSADAS DE SEREM EXPULSAS DO CAMPO DE FUTEBOL PELOS GAROTOS, AMIGAS CRIAM PROJETO PARA CRIAR ESCOLINHA DE FUTEBOL EM BELTERRA. "VAQUINHA VIRTUAL". VAMOS DÁ UMA FORÇA PRA ESSAS JOVENS CORREREM ATRÁS DOS SEUS SONHOS

Cansadas de serem expulsas do campo de futebol pelos garotos, as amigas Sarah, Railane, Iana e Angélica criaram projeto para criar escolinha 
de futebol em Belterra

Há muito tempo o futebol deixou de ser “coisa de menino”. Seja no jornalismo, nas arquibancadas ou no campo, a presença feminina está aumentando dia após dia. Infelizmente, algumas meninas ainda sentem na pele o preconceito por gostarem de futebol. Esse é o drama da Sarah, Railane, Iana e Angélica que são impedidas pelos meninos de usarem o único campo da comunidade para jogar futebol. Pensando em mudar esta realidade, as amigas tiveram a ousada ideia de construir uma escolinha de futebol feminino no meio da Floresta Nacional do Tapajós, onde moram, e estão arrecadando doações para colocar “a mão na massa”.


É importante ter a escolinha de futebol feminino para atender não somente à nossa comunidade, como de outros lugares. Nos sentimos excluídas, pois não temos espaço para jogar e os meninos expulsam a gente do campo. Quando a gente quer jogar, as meninas precisam ir bem cedo, pois quando os garotos chegam eles tomam conta do campo e nos expulsam. Eles dizem que nós temos que sair, pois lá a gente não tem vez nem voz. Já chegamos até a discutir, “bater boca” mesmo – contou Iana.

- Eles dizem que o campo é deles e que o nosso lugar não é lá, que lugar de mulher é na cozinha e não jogando futebol – completou Angélica.


A ideia surgiu do curso de empreendedorismo, realizado pelo projeto Beiradão de Oportunidades. As aulas foram ministradas na sede do Saúde e Alegria, instituição sem fins lucrativos. As amigas decidiram fazer uma “vaquinha virtual” para criar o espaço que vai atender às garotas de Prainha e comunidades vizinhas.

Para colocar em prática o projeto, as estudantes fizeram uma verdadeira força-tarefa. O primeiro passo foi convocar o presidente da comunidade e apresentar a ideia, que cedeu o espaço para a construção do espaço. Para ministrar as aulas para as garotas que serão atendidas na escolinha de futebol, educadores físicos da própria comunidade também já foram convocados. O próximo passo é arrecadar R$ 3.582,00 para o pontapé inicial. 

- O presidente da comunidade liberou o espaço, então vamos fazer o campo, cercar e melhorar a estrutura para receber as meninas que quiserem participar da escolinha de futebol. Os professores de educação física são da nossa comunidade e eles já se colocaram à disposição tanto para ministrar as aulas teóricas, quanto as práticas. Fizemos um levantamento e identificamos 41 meninas interessadas em fazer parte da escolinha – disse Sarah Ester.

Além do espaço físico composto por campo de futebol e vestiários, a escolinha de futebol feminino terá todos os equipamentos de um time grande. Bolas, uniformes e todo material necessário para a prática do esporte para meninas da região. 

Banhada por lindas praias e cercada pela exuberante Floresta Nacional do Tapajós, a Comunidade de Prainha é localizada no município de Belterra. As atividades esportivas são realizadas no único campo do local. As amigas e mais 54 famílias residem em Prainha e para chegarem à Santarém, elas enfrentam 5h de ônibus, ou 10h de barco.


Qualquer pessoa interessada em ajudar o projeto pode fazer uma doação de qualquer valor (colabore aqui). Dia 26 de novembro as jovens apresentarão a ideia para empresários de Santarém que quiserem ajudar na criação da escolinha de futebol feminino.

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário