sábado, 29 de outubro de 2016

OAB DE SANTARÉM COMEÇA A COLHER ASSINATURAS POR PLANTÃO 24 HORAS NA DELEGACIA DA MULHER

Cerca de 5 mil assinaturas devem ser coletadas no município até dezembro. Assinaturas reforçam movimento da OAB para pedir ação do Governo do PA

A falta de expediente aos fins de semana e feriados na Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher em Santarém, tem dificultado a cobertura de demandas relacionadas a vítimas de violência no município. Por conta disso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pretende coletar 5 mil assinaturas até o fim do ano para cobrar do Governo do Estado o plantão 24h na sede do órgão.

Depois de colhidas, o documento com as assinaturas será levado a Belém e entregue ao Secretário de Segurança Pública do Estado. A luta pelo funcionamento 24h da delegacia é uma reivindicação antiga das autoridades de segurança e da OAB de Santarém. A expectativa é que com o movimento, o pedido seja acatado de forma imediata. Além do atendimento todos os dias da semana, a DEAM depende também de mais servidores.

Até o momento, cerca de 2 mil assinaturas foram coletadas na sede da OAB, Fórum, faculdades, praças, repartições públicas. De acordo com o presidente da OAB Santarém, Ubirajara Bentes Filho, esta é a segunda vez que o movimento cobra o atendimento 24h na DEAM. “A proposta é tentar sensibilizar o governador do estado e o secretário de segurança sem interferência política, pois já pedimos a vários políticos e nunca ninguém fez nada. É questão de vontade, de querer fazer”, afirma.

A maior preocupação é com relação aos casos de agressões que podem ocorrer inclusive aos fins de semana e a dificuldade para a mulher pedir ajuda ou mesmo registrar uma ocorrência por ameaça, por exemplo. Atualmente, a demanda dos dias em que não há atendimento é encaminhada a 16ª Seccional de Polícia Civil, porém algumas mulheres ficam constrangidas ao registrar algum caso e pedir ajuda, informou a OAB.

A delegada Andreza Alves, titular da DEAM, destaca que as mulheres precisam ter um atendimento especializado todos os dias da semana. “O ideal é que todas as delegacias especializadas funcionem, tenham um pleno funcionamento vinte e quatro horas, sete dias da semana, com uma equipe especializada, um atendimento diferenciado. Isso é um desejo meu também, é um pleito que estou fazendo junto ao delegado geral. Nós dependemos não só da vontade dele, mas de servidores também”, afirma.

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário