terça-feira, 25 de outubro de 2016

"OPERAÇÃO DESEDUCA" DA POLÍCIA FEDERAL NA CIDADE DE ITAITUBA NA MANHÃ DE HOJE, TEVE COMO PRINCIPAL ALVO O PREFEITO ELEITO VALMIR CLIMACO. SEGUNDO INVESTIGAÇÕES, CONSTATOU-SE QUE ELE E VÁRIAS EMPRESAS FRAUDAVAM LICITAÇÕES E DESVIAVAM DINHEIRO DESTINADO PARA REFORMAS DE ESCOLAS E CRECHES COMO O DA FOTO NO SEU PRIMEIRO MANDATO EM 2012

Valmir Climaco desviou dinheiro da escola que deveria ter sido reformada com parte dos recursos desviado

Na manhã de hoje (25), a Polícia Federal de Santarém deflagrou a "Operação Deseduca", no município de Itaituba/PA. A operação teve o objetivo de coibir o desvio de recursos públicos federais destinados à reforma e construção de escolas creches e quadras poliesportivas, no ano de 2012. Ao todo estão sendo cumpridos 07 (sete) mandados de condução coercitiva, 01 (um) mandado de prisão preventiva, 07 (sete) mandados de busca e apreensão e o sequestro e bloqueio de bens dos investigados no valor total de R$2.387.719,67.

Durante as investigações, constatou-se que o esquema se iniciava com a fraude em licitações. As empresas vencedoras eram contratadas para executar obras para a educação, porém algumas foram feitas em partes e outras nem sequer foram iniciadas. Um dos fatos que chamou a atenção na investigação foi o pagamento de mais de meio milhão de reais para uma das empresas no último dia de expediente bancário do último ano da gestão do governo que terminou em 2012. A verba seria referente à reforma da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental César Almeida I, que nunca foi feita (fotos abaixo). Os recursos desviados eram provenientes do FUNDEB e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Os conduzidos prestarão depoimentos à Polícia Federal e serão indiciados por desvio de recurso público e associação criminosa (Art.1, I, do DL201/67 e Art.288 do CP). Todo o material apreendido será analisado e periciado na busca de provas e evidências que confirmem os crimes e a ligação dos suspeitos aos fatos. A Polícia Federal ainda investiga outros contratos que totalizam cerca de 16 milhões de reais nos quais podem ter ocorrido outros desvios.

A operação foi batizada com este nome porque investiga a má gestão das verbas públicas destinadas à educação. Deseduca significa o processo inverso de educar, ou prejudicar a educação. 

Valmir Climaco está sendo ouvido neste momento na Polícia Federal em Brasília. Estava em um encontro de prefeitos lá. Foi feita buscas na casa dele em Itaituba

Abaixo fotografias da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental César Almeida I, localizada em Moraes de Almeida, Itaituba/PA, que deveria ter sido reformada com parte dos recursos desviados.




Abaixo, fotos da "Operação Deseduca", realizada pela Polícia Federal no município de Itaituba:







Assessoria de Comunicação Social
Superintendência da Polícia Federal no Pará

11 comentários:

  1. Tem que investigar a atual administração que pensa que os alunos são macacos para comer só banana na merenda escolar. Ou isso é perseguição política?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois vá lá meu amigo e denuncie a polícia só investiga se tiver denúncia.

      Excluir
  2. Mais um, pra continuar roubando a prefeitura.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo! Tem que prender esse bandido

    ResponderExcluir
  4. Acho engraçado e que a Eliene passou 3 anos e 10 meses enganando o povo e nunca investigaram nunca caçaram nunca fizeram nada agora que o Valmir foi eleito tao investigando coisas de mais de quatro anos atrás e quer dizer que ela não rouba neh ah faca me o favor oh povo cego e infeliz da moléstia

    ResponderExcluir
  5. Perseguição política não. De 2012 pra cá foram 4 anos, a hora dele chegou, a dela tbm vai chegar! Roubou o povo tem que ser preso!!! Cambada de ladrões!

    ResponderExcluir
  6. Alem de ser o maior desmatador da regiao,agora ladrao,mas para os puxa sacos e um homem de bem. Cadeia em toda essa corja.

    ResponderExcluir
  7. Ele agora vai desviar eo dobro...se não prenderem esse bandido...fora VALMIR������

    ResponderExcluir
  8. kkkkk
    me alegro muito com essa notícia.
    Quem está incomodado com a gestão da Eliene, vá la e denuncie... quem puxa o saco desse bandido é porque quer algo em troca, no fundo sabe da escória que ele é como pessoa e como profissional.
    Tem que pagar por tudo que fez, atrasou o município ao invés de trabalhar e fazê-lo melhorar... MEXEU COM A EDUCAÇÃO DO POVO, SE FERROU ZÉ MANÉ. TOMA O TEU DOCE.

    ResponderExcluir
  9. Denúncia a Eliene bando de bestas .. a mulher não deve nem favor pra vocês já esse ai sempre foi ladrão safado sempre todos sabem que ele é ladrão que não presta o povo que foi besta vão sofrer na mão desse daí vamos tomar bem no cu com ele

    ResponderExcluir
  10. Valmir o pior homem que existe dentro de Itaituba Polícia Federal do investiga bandido .. e ele é o pior de todos esse Hilton Aguiar vai meter no rabo dele vai meter o pe na bunda dele pra família do Hilton mandar em Itaituba vocês vão ver

    ResponderExcluir