quinta-feira, 13 de outubro de 2016

POLÍCIA FEDERAL FAZ OPERAÇÃO NA MANHÃ DE HOJE EM SANTARÉM E PRENDE SERVIDOR DO IBAMA ACUSADO DE RECEBER PROPINA DE DONOS DE MADEIREIRAS EMBARGADAS PARA QUE FOSSEM LIBERADAS A FUNCIONAR. OUTROS DOIS SERVIDORES FORAM AFASTADOS DE SUAS FUNÇÕES SUSPEITOS DE FAZER PARTE

Servidor Elton Cândido foi preso pela Polícia Federal na manhã de hoje em Santarém

O servidor Elton Cândido da Silva Barros, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foi preso e outros dois servidores, Wanderley Santos e Silvana Cardin foram afastados das funções durante a operação Lupa II da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF) na manhã desta quinta-feira (13), em Santarém. Segundo a Polícia Federal, os servidores estariam recebendo propina de donos de madeireiras embargadas para que estas empresas fossem liberadas a funcionar.

As investigações começaram há quase um ano. O inquérito surgiu a partir de denúncias feitas ao Ministério Público Federal das próprias vítimas (os representantes dessas madeireiras). "Eles apresentaram pessoalmente essa denúncia ao MPF. Pelo depoimento das vítimas, os servidores estavam criando dificuldades, exigindo documentos e falavam que era só aquele documento e iam resolver o problema, depois chamava de novo, falava que precisava de outro documento, outra certificação e com isso ia demorando a liberação dessas madeireiras, até que finalmente chegava, abordava o representante da madeireira e pedia o dinheiro para fazer a liberação", explicou o chefe da Delegacia da Polícia Federal em Santarém, delegado Ricardo Rodrigues.

O delegado destacou que somente um servidor foi preso porque ficou claro para o juiz que havia indícios suficientes de que ele pedia o dinheiro. "Ele emitia pareceres e pedia o dinheiro. A participação dos outros foi um pouco nebulosa. Uma servidora, por exemplo, não teve contato com ninguém, era basicamente uma conjuntura do outro servidor. Não há prova direta contra a servidora afastada, mas por cautela, o juiz entendeu que deveria ser afastada", completou.

A Polícia Federal também cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nas casas e locais de trabalho dos investigados. Foram apreendidos laptops, pen drives, celulares e diversos documentos relacionados ao Ibama.

O material apreendido será encaminhado para análise e perícia para verificar novas informações que possibilitem a continuidade das investigações. O servidor preso seguirá para o presídio de Santarém.

A operação Lupa I foi deflagrada em 2014 e investigava fato similar ao caso atual.

JK com informações do G1 e do repórter Raphael Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário