segunda-feira, 14 de novembro de 2016

ALUNOS DA UFOPA CONTRÁRIOS À OCUPAÇÃO DA UNIVERSIDADE, FORAM NA CÂMARA MUNICIPAL NA MANHÃ DE HOJE PEDIR AJUDA AOS VEREADORES

A vereadora Marcela Tolentino (SD) informou que os contrários à ocupação de um dos campi da universidade chegam a mais de 70% do total de discentes daquela instituição, ou seja, a grande maioria.

Os vereadores Marcela Tolentino (SD), Dayan Serique (PPS), Ana Elvira Alho (PT), Henderson Pinto (DEM) e Ronan Liberal Júnior (PMDB) receberem, após a sessão ordinária desta segunda-feira, 14/11, no plenário vereador Antônio Pereira, da Câmara Municipal, uma comissão de alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) que são contrários à ocupação da instituição.

O aluno do segundo semestre do curso de economia da UFOPA, Rodrigo Ávila, falando em nome da comissão presente na reunião informou que o principal objetivo do encontro com os vereadores foi pedir ajuda, de acordo com as suas prerrogativas sobre a ocupação indevida, na opinião dele, de um dos prédios UFOPA, em Santarém. Ávila afirmou que o movimento está impedindo o bom andamento das atividades acadêmicas dos alunos contrários a ocupação. “São mais de mil alunos que estão prejudicados, uma vez que o semestre deveria ser concluído em fevereiro de 2017 e, em decorrência da ocupação, já foi adiado para outra data”.

Rodrigo Ávila informou também que na última quinta-feira (09/11) foi realizada uma assembleia onde ficou constatado que mais de 70% dos alunos são contra a ocupação, que é feita por apenas cerca de 30 acadêmicos. “Esse movimento de poucos alunos está interferindo no deito de ir e vir, no direito de expressão e em outros direitos básicos, desrespeitando os cidadãos, o que é lamentável”.

A vereadora Marcela Tolentino, falando em nome dos vereadores presentes na reunião disse que a reunião com a comissão de alunos foi muito importante, uma vez que de acordo com a vereadora eles representam mais de 70% dos alunos contrários ao processo de ocupação, ou seja, grande maioria. “Vale ressaltar que aqui não se está discutindo o mérito de quem é a favor ou contra a Proposta de Emenda à Constituição 241, que agora tramita no Senado Federal com o número 55, mas a questão é que esses acadêmicos terão o ano letivo prejudicado, assim como a instituição pode perder recursos em decorrência da ocupação”.

Marcela informou também que a partir da reunião, como encaminhamentos, os alunos foram orientados ir ao Ministério Público Federal verificar como está o andamento do processo que envolve a ocupação e a Câmara Municipal, por sua vez, formalizará uma comissão de vereadores para visitar a reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, a fim de saber qual o posicionamento dela sobre a ocupação da instalações da instituição. “Eu acredito que todos devermos buscar nossos direitos, mas sem ferir os direitos dos outros, de acordo com que a Constituição Federal preconiza”, concluiu.

ASCOM DA CMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário