segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

APÓS QUASE 12 HORAS DE AGONIA, HOMEM É RESGATADO COM VIDA DE POÇO NA CIDADE DE MOJUI DOS CAMPOS ONDE FICOU SOTERRADO NA MANHÃ DE SEXTA-FEIRA (2)

Raimundo Lima, de 50 anos, entrou no poço para fazer uma manutenção. Bombeiros montaram estrutura para ventilar ambiente e fazer o resgate

Após quase 12 horas, equipes de resgate do Corpo de Bombeiros de Santarém com apoio de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) resgataram com vida o homem de 50 anos que ficou soterrado até o pescoço em um poço de 18 metros na comunidade Mojuí dos Caboclos, zona rural do município de Mojuí dos Campos. O autônomo Raimundo Lima Ferreira ficou soterrado desde as 9h desta sexta-feira (2) e só foi retirado por volta de 20h40. Ele foi levado consciente ao Pronto Socorro Municipal em Santarém. 

Desde o início do resgate, militares do Corpo de Bombeiros traçaram estratégias e começaram a remover balde a balde toda a areia alojada sobre a cabeça e os ombros do trabalhador. Um trabalho difícil, segundo a corporação, devido a qualidade do solo e a profundidade do poço. Para isso, foi feita uma escora de madeira para proteger a vítima e outra para proteger o bombeiro que fez o resgate. Diante de subidas e descidas no poço, a cada momento os militares davam esperanças de retirar seu Raimundo com vida.

A tarde foi chegando, o dia escurecendo e o trabalho de resgate foi ficando ainda mais desafiador. Raimundo estava imóvel e respirava com ajuda de um balão de oxigênio. Já no início da noite, uma notícia que deixou as equipes de resgate ainda mais otimistas: bombeiros e a médica do Samu, Ilamara Sousa, que acompanhou todo o trabalho de resgate, informaram ao G1 que a vítima movimentava os braços e tinha condições de ser retirada com vida.

Após o resgate, Raimundo foi levado para sala de reanimação do PSM por precaução, mas tem quadro clínico estável. Segundo a médica do Samu, a vítima relatou apenas dores em um dos pés. Ele irá fazer exames de tomografia que vão indicar se houve alguma fratura.

A população acompanhou de perto o trabalho de "formiguinhas" dos heróis da vida real. Cada segundo foi considerado importante, pois uma vida estava em jogo e a única missão do dia foi dedicada a salvar a vida de seu Raimundo, que teve a oportunidade de continuar vivo para contar a história de coragem e persistência.

Ao lado do poço, perto da área isolada pelos Bombeiros, a filha Rosângela Ferreira acompanhou tudo. Parentes e amigos de seu Raimundo desejaram força e fizeram correntes de oração. Na hora do resgate, muitos não conseguiram conter as lágrimas. Houve aplausos aos profissionais que atuaram no resgate e desejos de sorte e vida longa ao seu Raimundo.

O acidente

O acidente aconteceu na por volta de 9h desta sexta-feira (2) quando o homem entrou no reservatório para fazer manutenção na estrutura. O objetivo era reativar o poço que foi construído em 1997 e estava sem funcionar há oito anos.

A vítima trabalha fazendo manutenção em poços há bastante tempo e há dois dias ele começou fazer os reparos no local do acidente. Na manhã de sexta-feira (2), ele iria colocar um cano para retirar a água do local, mas a estrutura de concreto feita para proteger o poço cedeu, causando o desmoronamento de terra.

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário