segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

ESTUDANTES DE ENGENHARIA EXPÕE VEÍCULO OFF-ROAD NO SEGUNDO SALÃO DE EXTENSÃO DA UFOPA, QUE ACONTECEU NOS DIAS 5 E 6 DE DEZEMBRO

Hillary, Fabiane, Carlos, Rubens, Rodrigo e Andrey, alguns dos discentes responsáveis pelo projeto

Nos últimos dias 05 e 06 de Dezembro, a Equipe Bajara – Ufopa, formada por discentes do curso de Engenharia Física, esteve participando do II Salão de extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará, que tem como objetivo divulgar os resultados das atividades de extensão realizadas por alunos, professores e servidores da instituição em Santarém. Dentre os mais de 70 trabalhos selecionados para a apresentação, esteve o projeto Bajara - UFOPA.

O Projeto BAJARA tem como objetivo desafiar os estudantes de engenharia da UFOPA a desenvolver um protótipo de um veículo off-road utilizando os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incremento na preparação para o mercado de trabalho. Ademais, é uma competição a nível nacional possuidora de regulamentos para construção do protótipo, contando com sete bases: Gaiola, suspensão, transmissão, motor, freios, direção, eletrônico, acabamento (estrutura), marketing e gestão. A equipe é responsável pelo planejamento e execução do projeto. A partir da concepção do design, simulação computacional e dimensionamento dos componentes estruturais, foi projetada uma versão preliminar do protótipo, denominado Spanholli I, para visualização geral e acomodação dos diversos subconjuntos, no qual testes foram realizados com base nos regulamentos da 22º Competição BAJA SAE Brasil para avaliação e otimização do desempenho do protótipo.

Thiago Moreira, Docente orientador do projeto, ressalta que este é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno, pois dá a ele uma visão holística da engenharia. O projeto ofereceu não somente a experiência de pôr em prática conhecimento técnicos de engenharia, ao mesmo tempo, foi mantido o estudo, projeto e execução do projeto, permitindo observar que os conteúdos ministrados em sala de aula não se aplicam de forma pura e simplista na prática, por exemplo, os Cálculos, programas CAD, Ciência dos Materiais, Física etc. Além disso, é de extrema importância projetar e simular, pois isso possibilita a redução de erros durante o processo de fabricação. Como se vê, o projeto mini Baja SAE Brasil tem se mostrado como uma poderosa ferramenta de consolidação do ensino de engenharia, derrubando a barreira entre a prática e a teoria. 

Fique por dentro de toda exposição e evento acadêmico do projeto, acesse a página https://m.facebook.com/equipe.bajara/

JK

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