terça-feira, 27 de dezembro de 2016

SERVIDORES PÚBLICOS DA CIDADE DE BELTERRA NÃO RECEBERAM O 13ª E TEM MUITOS QUE NÃO RECEBEM SALÁRIOS HÁ 5 MESES

Alguns setores do município estão com salários atrasados há meses. Segundo os servidores, a prefeitura não esclarece as causas dos atrasos

Os servidores públicos de Belterra, no oeste do Pará, denunciam o não pagamento o 13º salário. A primeira parcela deveria ser paga até 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro, conforme a legislação. Segundo a categoria, além desse atraso, existem servidores que estão há pelo menos cinco meses sem receber o salário, o que acarreta problemas.

De acordo com um servidor da saúde que preferiu não ser identificado, é preciso recorrer a outros meios para pagar as contas. “Eu tenho rodado de mototaxista para poder amenizar as minhas contas. Nas horas vagas que era para eu estar descansando, tenho que correr atrás do dinheiro de outras formas”, contou.

O servidor mora em Santarém e todos os dias se desloca para Belterra. Diariamente, são R$ 12 gastos em passagens. Ele já entrou na Justiça pelo menos seis vezes para receber salários. “Para receber meus últimos três salários eu tive que pagar advogado particular, que não é barato. Quase toda vez recorro a justiça, ao Ministério Público”, disse o servidor.

Geralmente, as denúncias ao Ministério Público ocorrem em grupo, e por setores, uma vez que os sindicatos não dão um posicionamento sobre os casos. Um dos medos dos servidores é que a situação não seja regularizada. Conforme a professora Olina Patrícia Caetano, foi repassado a informação de que o pagamento para 40% dos servidores referente a primeira parcela do 13º foi autorizado, mas não foi explicado o porquê do restante dos trabalhadores não receberam.

No inicio de dezembro, professores que trabalham em aldeias indígenas próximas ao município ocuparam o prédio da prefeitura para cobrar salários atrasados.

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário