terça-feira, 31 de maio de 2016

POPULAÇÃO DE VITÓRIA DO XINGU RECEBE HOJE HOSPITAL MODERNO E TODO EQUIPADO. UMA PARCERIA DA PREFEITURA DE VITÓRIA DO XINGU COM A NORTE ENERGIA

O Hospital é uma parceria entre Prefeitura de Vitória do Xingu e Norte Energia, faz parte das condicionantes, e custou cerca de 10 milhões de reais

Vitória do Xingu, Município localizado na região do Xingu, cerca de 40 km da cidade de Altamira, vai entregar a população um dos mais bonitos e equipados Hospital da região da Transamazônica.

O hospital é totalmente climatizado e equipado. Possui 32 leitos, dois centros cirúrgicos, área obstétrica com sala de parto normal e ambiente PPP para parte cada vez mais humanizados, além de ambientes para suprir a demanda hospitalar e ambulatorial especializada, com setores de atendimento imediato as urgências e emergenciais, consultores, salas de raio X, ultrassonografia e laboratório de última geração, além de uma base descentralizada do SAMU 192.

O hospital foi construído com recursos das condicionantes da PBA, em parceria com a Prefeitura que entrou com a contrapartida da desapropriação da área, e uma serie de equipamentos modernos, e com o sistema de água que será ozonizada.

A unidade atenderá toda demanda da região da Transamazônica, a inauguração marca um novo tempo na saúde pública na cidade sede da hidroelétrica Belo Monte.

A inauguração acontece nesta terça-feira por volta das 18:30 horas.

JK com informações do Blog do Xarope

PREFEITURA DE ÓBIDOS ENTREGOU AMBULÂNCIA PARA MORADORES DA VILA FLEXAL

A entrega foi realizada na manhã do sábado, 28, em frente a UBS Nazaré Venâncio Ribeiro

No último sábado, 28 de maio, a Prefeitura Municipal de Óbidos (PMO) realizou a entrega de uma ambulância para atender os mais de cinco mil moradores da Vila de Flexal. A Vila, que luta junto a Câmara pela votação de um plebiscito para Criação de um Distrito, reuniu com o gestor municipal no inicio do mês, quando na oportunidade foi apresentada a pauta de reivindicações que incluía o funcionamento 24h da UBS, o retorno de uma ambulância para a comunidade e a contratação de novos profissionais de saúde.

Ambulância entregue pela prefeitura

“Nós estivemos reunidos aqui e entre as solicitações da comunidade estavam a vinda definitiva de uma ambulância e eu expliquei que havia essa ambulância há mais de um ano aguardando questão de documentação e agora que tudo está dentro da lei nós estamos entregando, na verdade devolvendo um bem para a comunidade. Já entregamos a ambulancha, contratamos mais uma enfermeira, uma técnica e futuramente o Flexal também terá um médico de plantão”, falou o prefeito de Óbidos, Mario Henrique de Souza Guerreiro que nesta semana deverá encaminhar o decreto de permanência da ambulância para atender a comunidade do Flexal.

O Vereador Rylder Afonso, falou sobre a importância da entrega da ambulância a comunidade que fica aproximadamente 90 quilômetros de distancia do centro de Óbidos e que também poderá atender as comunidades adjacentes como Cuiteua, Buiuçu, Mirizal, Ipixuna, Ananai entre outras. “Essa é a segunda ambulância que vem para o Flexal e dessa vez em definitivo para atender os anseios da população que realmente precisa e eu só tenho a agradecer o empenho de todos os vereadores e ao Prefeito que atendeu o nosso anseio. Essa ambulância ela é fruto de uma emenda parlamentar e que só foi possível vir para Óbidos graças ao empenho da Secretaria de Saúde, Dra Heloisa e do nosso Secretário de Saúde de Óbidos, Bruno Ricardo, juntamente com o prefeito”, falou o vereador.

Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO
Martha Costa, Assessoria de Comunicação – ASCOM

PREFEITURA DE SANTARÉM ENTREGA KITS CONTENDO COMPUTADORES INTERATIVOS E LOUSA DIGITAL PARA ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO‏

Kits contendo computadores interativos e lousa digital para escolas da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), entregou nesta segunda-feira (30/05), na Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy, 74 kits contendo computadores interativos e lousa digital para serem usados nas escolas de ensino fundamental do Município. Foram contempladas 22 escolas da zona urbana, 18 escolas da região de Planalto, 17 escolas da região de Rios e 05 Unidades de Educação Infantil. Os equipamentos foram adquiridos pelo Município, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional- (PROINFO). A solenidade contou com a presença do prefeito Alexandre Von, da secretária de Educação, Irene Escher, da coordenadora do Núcleo de Informática Educativa, Patrícia Sá, gestores e técnicos do órgão.







O prefeito Alexandre Von destacou que esta é uma nova etapa na educação pública municipal. Segundo o prefeito, as aulas serão mais participativas e interativas, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.

“Antes, somente as escolas particulares poderiam contar com equipamentos tecnológicos. Hoje isso já é uma realidade nas escolas do Município. Os docentes serão capacitados para a utilização correta em sala de aula, para apresentar com mais qualidade o conteúdo abordado”, explica.

Capacitação

Para a utilização da nova ferramenta, os professores das escolas receberão capacitação pelos técnicos do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM/SEMED), sob orientação do coordenador Fabrício Faustino. A formação para as escolas da cidade acontece no dia 09/06/2016; Planalto 03/06/2016 e Rios 24/06/2016.

Equipamentos 

O kit é composto por 01 computador interativo; 01 receptor bluetooth com emparelhamento automático; 02 canetas digitais com alça para punho; 20 pontas sobressalentes para as canetas digitais com guia de substituição; 01 cabo USB para carga das canetas digitais; 01 cabo USB para carga de receptor; 05 suportes metálicos para fixação do receptor; 10 faixas adesivas para fixação; 01 guia rápido de instalação (impresso) e manual de instruções.

Escolas beneficiadas

Zona Urbana

01- Escola Delano Riker Teles de Menezes

02- Escola Professora Delfina de Jesus Amorim

03- Escola Frei Fabiano Merz

04- Escola Doutor Everaldo de Sousa Martins

05- Escola Eloina Colares e Silva

06- Escola Ester Ferreira

07- Escola Francisca das Chagas Nascimento

08- Escola Frei Juvenal

09- Escola Frei Rainério

10- Escola General Ruben Ludwig

11- Escola Professora Helena Lisboa de Matos

12- Escola João Batista Miléo

13- Escola Maestro Wilde Dias da Fonseca

14- Escola Magalhães Barata

15- Escola Nossa Senhora de Fátima

16- Escola Professora Deuzuíta Freire de Matos

17- Escola Rosineide Fonseca Vieira

18- Escola São José Operário

19- Escola Professora Maria da Conceição Figueira Cardoso

20- Escola Sérgio Luiz Henn

21- Escola César Simões Ramalheiro

22- Escola Maestro Wilson Fonseca



Escolas – região de Planalto

01- Escola Antônio Pereira da Silva

02- Escola Boaventura Queiroz

03- Escola Caetano Braga

04- Escola Cicero Mendes da Silva

05- Escola Dom Pedro II

06- Escola Francisco Pereira Chaves

07- José Arlindo Betcel

08- Escola Nossa Senhora da Guia

09- Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

10- Escola Rosilda Wanghon

11- Escola Santa Cruz

12- Escola São Raimundo

13- Escola São Sebastião

14- Escola São Jorge

15- Escola Santo Antonio

16- Escola São Félix

17- Escola São Pedro

18- Escola Tereza Neuma

Escolas – região de Rios

Várzea

01- Escola Nossa Senhora das Graças/ Comunidade Boa Vista do Tapará

Arapixuna

02- Escola Onésimo Pereira de Sousa/ Comunidade Guajará

03- Escola Osman Bentes/ Comunidade Aninduba

04- Escola São Sebastião/ Comunidade Carariacá

Arapiuns

05- Escola Dom Pedro I/ Comunidade Urucureá

06- Escola Nossa Senhora Rainha/ Comunidade Vila Brasil

Lago Grande

07- Escola Filomeno Silva/ Comunidade Traíra I

08- Escola Nossa Senhora de Nazaré / Comunidade Pindorama

09- Escola Raimunda Lima Nogueira/ Comunidade Piraquara

10- Escola Santo Antonio/ Comunidade Cururu de Baixo

11- Escola São José/ Comunidade Jacaré

12- Escola São Jorge/Comunidade São Jorge do Uruari

13- Escola São José/ Comunidade Traíra- Ajamuri

14- Escola são Sebastião/ Comunidade Centro do Murui

15- Escola Tiago Xisto de Aragão/ Vila Curuai

16- Escola Vila Nova/ Vila Nova

17- Escola Nossa Senhora do Carmo/ Patauazal

Unidades de Educação Infantil

01- UMEI Irmã Assis de Araújo

02- UMEI Ubaldo Corrêa

03- UMEI Interventoria

04- UMEI Nova República

05- UMEI Aeroporto Velho

CCOM/PMS/SEMED

INFRAESTRUTURA: PREFEITURA DE SANTARÉM INICIA A OPERAÇÃO VERÃO 2016‏

Começou a Operação Verão em 
vários bairros de Santarém

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), iniciou hoje, segunda-feira (30/05), a Operação Verão 2016.

A ação de infraestrutura, realizada sempre após o período chuvoso ou a partir de sua diminuição, começou pelos bairros São José Operário, na grande área da Prainha, e Nova Vitória, na grande área do Maracanã.

A Operação Verão é um serviço contínuo que compreende limpeza, terraplenagem e empiçarramento de vias, apontadas por lideranças comunitárias como prioritárias, e também ruas por onde circulam o transporte coletivo urbano. O objetivo é garantir e melhorar a mobilidade e a trafegabilidade.






Grandes áreas atendidas

Grande área do Maracanã

Bairros
Maracanã
Maracanã I
Nova Vitória
Elcione Barbalho

Grande área do Santarenzinho

Bairros
Santarenzinho
Amparo
Novo Horizonte
São Cristóvão
Conquista
Alvorada

Área do Mapiri

Bairros
Mapiri
Liberdade
Salé
Caranazal

Grande área da Nova República (SEMINFRA)

Bairros
Ipanema
Vitória-Régia
Nova República
São Francisco
Floresta
Santo André
Matinha
Cambuquira
Bela Vista

Grande área da Prainha

Bairros
Santana
Uruará
São José Operário
Livramento

Área do Aeroporto Velho 

Bairros
Diamantino
Aeroporto Velho
Esperança
Jardim Santarém
Aparecida
Interventoria

Grande área do Maicá (responsabilidade - Semap)

Bairros
Área Verde
Jutaí
Pérola do Maicá
Maicá
Jaderlândia
Urumari
Vigia
Mararu
Urumanduba

CCOM/PMS/SEMINFRA

segunda-feira, 30 de maio de 2016

PCdoB LANÇA PRÉ-CANDIDATURAS E APROVA COLIGAÇÕES COM PARTIDOS EM REUNIÃO NA MANHÃ DE ONTEM

PCdoB discutiu propostas para o 
desenvolvimento do município

Santarém – Os filiados do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, em Santarém, realizaram ontem pela manhã (29/05) uma plenária municipal para discussão de propostas para o desenvolvimento do município e apresentação de pré-candidaturas às eleições de 2016. Para a prefeitura, o partido lançou o nome do jornalista Jota Ninos, atual presidente municipal do PCdoB, como pré-candidato e aprovou também a continuação das conversações com pelo menos dois partidos para formar uma coligação: o PSOL – Partido Socialismo e Liberdade e a REDE Sustentabilidade. “Esses três partidos já vem discutindo, desde o ano passado, a possibilidade de estarem juntos nestas eleições. Nosso lançamento tem como objetivo ampliar esse debate e avançar para a convergência de um bloco único, respeitando o nome já lançado pelo PSOL”, disse Ninos ao explicar a estratégia do partido. “Será uma eleição difícil que deve ir para o segundo turno, e devemos ter opções mais à esquerda para enfrentar o debate com os nomes já conhecidos do eleitorado”, sintetizou Ninos. O PCdoB defende que além dos três partidos outros sejam convidados para o debate, desde que se enquadrem nas propostas que vem sendo discutidas até agora.

Convidados – Alguns convidados especiais estiveram no encontro, como o delegado de polícia Luiz Paixão, que já foi lançado pré-candidato pelo PROS. Ele saudou os filiados do PCdoB e disse que gostaria que seu partido integrasse o grupo, porém foi voto vencido num debate interno e lamentou que seu partido tenha optado em apoiar o atual prefeito. Disse que ainda vai decidir seu rumo político a partir dessa definição do PROS e desejou sucesso na candidatura do PCdoB. Paixão recebeu convite de Jota Ninos para se filiar ao PCdoB, se decidir deixar o PROS.

O pré-candidato do PSOL à Prefeitura, Márcio Pinto, também participou do evento e fez uma saudação aos filiados do PCdoB parabenizando o partido por realizar um debate sobre política em pleno domingo, mesmo com as dificuldades de se arregimentar filiados dispostos a sair de casa nos dias de hoje. “Os partidos tradicionais têm estrutura para realizar grandes eventos, carregando até centenas de pessoas para seus encontros, mas o debate de ideias fica em segundo plano, pois lá só os caciques falam e o povo aplaude”, disse Márcio ao elogiar o nível do debate entre os filiados do PCdoB. “Nossas conversas para formar uma coligação diferente, passa por esse debate interno que privilegia a democracia e a diversidade de ideias”, concluiu. O presidente da subsecção da OAB, Ubirajara Bentes Filho, saudou os filiados do PCdoB e disse que sua entidade pretende abrir espaço para o debate entre todos os candidatos sobre as propostas para Santarém. “Precisamos de novas ideias e novos políticos enfrentado o debate para que Santarém avance em seu desenvolvimento. Parabenizamos o PCdoB por se colocar à disposição dessa discussão ao lançar uma candidatura como a de Jota Ninos, que completou 32 anos de atuação no jornalismo local e que pode contribuir com esse debate com a sociedade”, frisou.

Propostas – Além da pré-candidatura a prefeito, o partido apresentou 10 nomes para disputarem as vagas na Câmara Municipal, que ainda estão em negociação. Em nome dos pré-candidatos a vereador, o microempresário e ativista cultural Paulo Costa disse que “nossas candidaturas surgem de um amplo debate interno e devem se juntar às candidaturas de PSOL e REDE, para formarmos uma coligação com nomes alternativos que façam o diferencial na campanha para renovação da Câmara Municipal”.

Antes do lançamento das candidaturas, os filiados debateram propostas a serem inseridas no futuro Plano de Governo da Coligação. O vice-presidente do partido, Dinaldo Pedroso, fez uma exposição sobre a principal proposta do PCdoB que é a Regularização Fundiária Urbana, que segundo ele, há muito tem sido relegada pelas administrações municipais. “Não se pode falar em desenvolvimento urbano se não se regularizar as milhares de áreas do município, e para isso basta ter vontade política para mudar o atual quadro em que mais de 80% dessas áreas estão irregulares e acabam sendo fonte de especulação imobiliária ou implantação de projetos empresariais que aproveitam as lacunas da ilegalidade”, disse ele ao explanar sobre o projeto que envolve a rediscussão do Plano Diretor da Cidade (que completa dez anos em dezembro e precisa passar por uma atualização, de acordo com o Estatuto das Cidades). “Muita coisa que está no Plano Diretor nem sequer foi cumprida pelas administrações e outras precisam ser revisadas”, concluiu.

Outros filiados apresentaram propostas para meio ambiente, turismo, emprego e renda, juventude e outros temas. Ao final, por decisão unânime dos filiados presentes, todas as propostas apresentadas no evento foram aprovadas. O documento final será compilado e encaminhado à comissão tripartite que será formada por PCdoB, PSOL e REDE, para a sistematização do Plano de Governo da Coligação e o nome de Dinaldo Pedroso foi referendado para integrar a comissão tripartite, em nome do PCdoB.

As propostas da Plenária Municipal do PCdoB devem ser referendadas até 05/08, último prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para a realização das Convenções Partidárias que definirão os candidatos para o pleito de 2016.

JK com informações do Jota Ninos

DO BALÉ PARA O TATAME...NASCE UMA CAMPEÃ DE KARATÊ. MONÃ OLIVEIRA VAI SER UMA DAS CONDUTORAS DA TOCHA OLÍMPICA NO REVEZAMENTO QUE ACONTECE EM SANTARÉM NO DIA 17 DE JUNHO

Monã Rita Viana de Oliveira

O jeito meigo e sorridente de Monã Rita Vianna de Oliveira, escondem a força e a determinação da menina que anos 12 anos de idade, já acumula os títulos de: Campeã paraense kata e kumitê – 2014; terceiro lugar kata, no brasileiro – 2014 CKIB; segundo lugar kata e kumitê, na Copa Tapajos 2014; campeã de kata e segundo lugar no kumitê, brasileiro – 2015 CKIB; campeã de kata e terceiro lugar no kumitê, brasileiro – 2015 JKA; terceiro lugar de kumitê, no Sulamericano – 2015 JKA; e, segundo lugar no kumitê, brasileiro – 2016 JKA.

O desempenho de Monã em competições oficiais de Karatê a credenciaram para ser uma das condutoras da Tocha Olímpica no revezamento que acontece em Santarém, no próximo dia 17 de junho.

A paixão pelo katarê nasceu há pouco mais de dois anos. Após seis anos de balé, Monã procurou fazer uma Arte Marcial, foi quando teve início a paixão pelo karatê, em janeiro de 2014. Em pouco tempo de treinamento, os Senseis observaram que Monã tinha potencial para representar a academia em competições dentro do Estado e os resultados foram tão expressivos que a carateca logo foi convocada para participar de competições nacionais, onde sempre conseguiu colocação de destaque.

Em setembro de 2015, Monã participou da primeira competição internacional, integrando a Seleção Brasileira, onde conseguiu a terceira colocação, mesmo sendo a menos graduada entre todas as competidoras.

Monã é uma criança que apesar do tamanho, ainda tem muita pureza, procura se relacionar bem com os colegas da escola, é muito dedicada nos estudos e segue uma rotina bem simples de uma criança normal. Aos poucos vem descobrindo as redes sociais, mas não esquece as bonecas. Aliás, um dos seus passatempos preferidos é brincar com sua irmã Manuela de apenas seis anos de idade, também praticante de Karatê e possuidora de títulos nacionais.

Monã sonha em poder ajudar as pessoas por meio dos ensinamentos aprendidos com o karatê, e, também representar o país em uma olimpíada. Como tem paixão por animais, sonha em ser uma competente médica veterinária, no futuro.

Atualmente, Monã cursa a 7ª série do ensino fundamental, no Colégio Dom Amando.

Assessoria de Comunicação/SEMJEL
Silvia Vieira – 99134:8427

PMS/SEMJEL/CCOM

VEREADOR VALDIR MATIAS SOBE NA TRIBUNA E DIZ QUE VAI SOLICITAR INFORMAÇÕES JUNTO A (NGO), CAIXA ECONÔMICA E SEMINFRA, PARA QUE AS PESSOAS QUE MORAM NO RESIDENCIAL SALVAÇÃO POSSAM FAZER PEQUENAS VENDAS E COM ISSO AJUDAR NO SUSTENTO DELES. "HOJE TEM UMA LEI FEDERAL QUE CRIOU O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA QUE PROÍBE O COMÉRCIO". DISSE O VEREADOR

Não há impedimento para a realização de pequenas vendas de microempreendedores, como: frutas, pão caseiro, peixe e churrasquinho

O vereador Valdir Matias Júnior (PV), subiu na tribuna da Câmara, nesta segunda-feira, (30/05), para anunciar que vai solicitar mais informações junto aos órgãos competentes sobre o uso do espaço de habitação no Residencial Salvação, às margens da rodovia Fernando Guilhon. Segundo o vereador, a legislação sobre o espaço público do residencial diz respeito ao município de Santarém, obedecendo ao mesmo Código de Postura, mas o espaço de habitação das pessoas está regulamentado por uma lei federal que criou o Programa Minha Casa Minha Vida. “As casas de fato não podem serem utilizadas para comércio. Em diversas quadras há áreas já destinadas para fins comerciais, para evitar a descaracterização do bairro”.

O vereador disse, no entanto, que não há impedimento para a realização de pequenas vendas de microempreendedores, como: frutas, pão caseiro, peixe e churrasquinho. De acordo com Matias Júnior, para esclarecer melhor as dúvidas das pessoas contempladas no residencial e que já estão morando no bairro, ele vai solicitar mais informações junto ao Núcleo de Gerenciamento de Obras (NGO), Caixa Econômica Federal e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA), para que as pessoas possam fazer pequenas vendas e com isso ajudar no sustento deles.

Em relação as declarações da Vereadora Ana Elvira Alho (PT), a respeito da falta de equipamentos públicos do bairro, Valdir Matias disse que pela Lei do Programa Minha Casa Minha Vida, 6% do financiamento da obra é destinado aos equipamentos públicos. “Infelizmente, em se tratando do Residencial Salvação, o Governo Federal não liberou nada para esse fim, mesmo que a prefeitura tenha preparado todos os projetos que contemplam 12 equipamentos: uma UPA, duas creches, um CRAS, barracão comunitário, quadra poliesportiva entre outros. Matias atribuiu a falta de liberação dos recursos para a construção desses equipamentos, a conjuntura atual que Governo Federal enfrenta.

Valdir Matias também destacou na tribuna os resultados de uma visita em comunidades que se localizam no entorno da Hidrelétrica de Curuá-Una, a exemplo de Cícero Mendes que recebe uma importante obra que é a energia, resultado de um trabalho da Câmara e da Prefeitura de Santarém. “Sete comunidades já receberam energia firme do Programa Luz para Todos. As comunidades, embora localizadas, perto da Hidrelétrica vivam a base do lampião, mas agora estão muito satisfeitas com a energia que finalmente chegou àquelas comunidades”. Por outro lado, os moradores reclamaram pelo precário estado que se encontra a rodovia Santarém Curuá-Una. Matias disse que o Governo do Estado do Pará já emitiu ordem de serviço desde o mês de dezembro, mas cinco meses já se passaram e a empresa ETEC, vencedora da licitação, ainda não iniciou o serviço de recuperação da rodovia, que consiste na manutenção dos acostamentos e na operação tapa-buraco. Matias disse que vai trabalhar em parceria com outros vereadores da base do governo estadual para que a empresa inicie o serviço o mais rápido possível.

ASCOM da PMS

"ESTUPRO ESTÁ PROVADO", ASSEGURA DELEGADA QUE ASSUMIU O CASO DA JOVEM DE 16 ANOS ESTUPRADA POR 33 HOMENS NO RIO DE JANEIRO. SEIS ORDENS DE PRISÃO SÃO EXPEDIDAS

Procurados pela polícia (da esq p/ a dir) Sérgio Luiz da Silva Junior, Marcelo Miranda da Cruz Correa, Raphael Assias Duarte Belo, Michel Brasil da Silva, Lucas Perdomo e Rai de Souza

A responsável pelo caso de uma jovem de 16 anos que teve imagens de um estupro coletivo, supostamente ocorrido na zona oeste do Rio, disse que o crime está comprovado. "Minha convicção é que houve estupro", disse, em entrevista coletiva, Cristiana Bento, delegada da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV).

De acordo com Fernando Veloso, chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, o laudo pericial foi prejudicado por causa da demora da vítima em fazer o registro na polícia e o exame de corpo de delito. O exame foi realizado no dia 25 de maio, quatro dias após o crime. Segundo ele, no entanto, o vídeo é suficiente para comprovar o crime.

Bento assumiu o caso no domingo (29) em substituição ao delegado Alessandro Thiers, titular da Delegação de Repressão aos Crimes de Informação (DRCI). A investigação corre em segredo de Justiça.

Houve seis ordens de prisão expedidas pela Justiça contra Rai de Souza, Lucas Perdomo Santos, Michel Brasil, Raphael Belo, Marcelo Corrêa e Sergio Luiz da Silva Junior. Esse último, conhecido como "Da Rússia", é apontado como chefe do tráfico do morro da Barão, onde ficava a casa em que a menina foi estuprada. 

"A prisão temporária foi decretada para determinar quantas pessoas praticaram esse crime. Mas que houve, houve", disse ela, que listou entre os crimes estupro de vulnerável, produzir cenas de sexo com menor de idade e distribuí-la, desrespeitando o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

"Essa menina precisa de proteção, precisa de cuidados", diz a delegada, ressaltando que ela não deveria estar sendo julgada pela sociedade sobre sua conduta. "Fica evidente que a vítima está coagida, com medo de falar."

O chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Fernando Veloso, também tem a mesma opinião. "As imagens retratadas no vídeo mostram mais de uma voz, fazem narrativa do estupro acontecido antes. Ele toca e manipula a jovem, que parece estar desacordada. Este ato é um estupro. Este estupro está evidenciado nas imagens. Se elas forem verdadeiras, e parecem verdadeiras, esse estupro está comprovado."

Diz que o vídeo também traz a informação do estupro anterior, "mas não há prova material no vídeo". "A fala dos retratados constitui um indício, assim como o depoimento da vítima. Não duvidamos do estupro anterior, mas não temos a mesma robustez das provas."
Entenda o caso

A investigação teve início depois que um vídeo da jovem, nua e desacordada, foi postado em redes sociais na terça (24). Na gravação, um grupo de rapazes, em meio a risadas, toca nas partes íntimas da garota e diz que ela foi violentada por "mais de 30". 

Desde 2009, a lei considera como estupro tanto a conjunção carnal como atos libidinosos.

Na sexta-feira (27), a Polícia Civil realizou a primeira operação para cercar a casa onde teria ocorrido o crime. Foi feita perícia no local. Roupas e material usado para embalar drogas também foram apreendidos. Desde então, seis suspeitos foram ouvidos pela polícia, mas nenhum permaneceu detido.

Ainda na sexta, Lucas Duarte dos Santos, que teria um relacionamento com a adolescente, depôs na Cidade da Polícia, na zona norte do Rio e foi liberado em seguida. Ele entrou no local ao lado de outro homem, Raí de Souza, que, diante da imprensa, acenou, sorriu e disse estar "mais famoso que a Dilma [Rousseff, presidente afastada]".

No sábado (28), policiais militares do GAT (Grupamento de Ações Táticas) realizaram uma nova operação na região onde ocorreu o crime. Um suspeito foi detido na favela do Barão, na Praça Seca, e liberado após prestar depoimento. A PM também recuperou três carros roubados e apreendeu 1.482 papelotes de cocaína, além de 2.179 trouxinhas de maconha.

De acordo com o Disque-Denúncia, nos últimos cinco dias, a central telefônica recebeu 22 denúncias sobre a localização dos suspeitos de participar do estupro coletivo. Todas as informações foram repassadas para a Delegacia da Criança e Adolescente Vítima.
Troca de comando

No domingo (29), a investigação foi transferida para a DCAV após pedido da defesa da vítima. A adolescente criticou o trabalho do então delegado responsável pelo caso, Alessandro Thiers (titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática), e afirmou ter sido intimidada por ele durante depoimento.

"Foi horrível [prestar depoimentos] porque eles me culparam por uma coisa que eu não fiz. Ficaram perguntando porque eu estava lá, se eu tinha envolvimento, se já tinha feito sexo grupal. O delegado estava querendo me botar de culpada de todas as formas. Aí, eu parei de responder às perguntas, porque eu não era obrigada", disse ela, em entrevista ao programa "Domingo Espetacular, da Record.

Os interrogatórios foram comandados por Thiers. Em outra entrevista, ao "Fantástico", da TV Globo, a adolescente reclamou da forma como o delegado iniciou o interrogatório. "Ele chegou dizendo 'Me conta aí', sem nem perguntar como eu estava, se estava bem", disse ela.

A adolescente entrou para a guarda do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte. Ela e a família deixaram a casa onde viviam na zona oeste do Rio. (Com Estadão Conteúdo)

Fonte: UOL

SUCESSO DE PÚBLICO. MAIS DE 6 MIL PESSOAS FORAM PRESTIGIAR O SHOW INÉDITO DO "TOY STORY" NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DO RIO TAPAJÓS SHOPPING

Mais de 6 mil pessoas foram conferir o show do 
TOY STORY no Rio Tapajós Shopping

Foi um SUCESSO DE PÚBLICO! o show inédito na praça de alimentação do RIO TAPAJÓS SHOPPING, o espetáculo "TOY STORY" reuniu pouco mais de 6.000 mil pessoas no último sábado (28). A criançada brincou e se divertiu com os personagens da animação do Studio PIXAR, sucesso mundial.

A atração contribuiu e muito para o excelente fluxo de clientes no RIO TAPAJÓS SHOPPING que registrou um crescimento de 24% em relação ao mesmo período em 2015. O que leva o shopping agradecer a você cliente, responsável pelo sucesso cada vez mais consolidado. Veja fotos do show do último sábado:







Aproveite a campanha dos namorados “AMOR SEMPRE PRESENTE”! São R$ 10.000 reais para você gastar como quiser no Rio Tapajós Shopping!

Marlen de Castro, gerente de marketing

PREFEITO ALEXANDRE VON ENTREGA A DÉCIMA LANCHA PARA O TRANSPORTE ESCOLAR NA REGIÃO DE RIOS‏

Prefeito Alexandre Von dando 
uma volta com a criançada

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), entregou nesta sexta-feira (27/05), a décima lancha escolar para atender aos alunos da região de Rios. O equipamento foi entregue na comunidade Piracãoera de Cima, região de Várzea. A solenidade contou com a presença do prefeito Alexandre Von, da secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Zuíla Wanghon, do assessor da Semed na região Rios, João Magalhães, técnicos da Pasta e dos vereadores Emir Aguiar, Gerlande Castro e Ronan Liberal Júnior.

O transporte beneficiará 175 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Cruz, da comunidade Piracãoera de Cima, 153 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São José, da comunidade Piracãoera de Baixo, além de outros estudantes de comunidades adjacentes.

A lancha possui 50 assentos, equipamentos de segurança e banheiro para portadores de necessidades especiais. Ela adquirida por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Caminho da Escola.

O prefeito Alexandre Von destacou que o equipamento garante mais segurança no transporte de alunos, tanto do ensino fundamental, quanto do ensino médio, de suas respectivas comunidades para as escolas.

A lista de comunidades que receberam lancha para o transporte escolar incluem comunidades polo e adjacentes nas regiões de Várzea, Lago Grande, Rio Arapiuns e Rio Tapajós.






Várzea: Aritapera, Saracura, Tapará Grande, Costa do Tapará e Piracãoera de Cima;

Lago Grande: Ajamuri;

Arapiuns: São Miguel, Vila Gorete e Mentae

Tapajós: Muratuba.

Em mais de três anos, já são 189 rotas para o transporte escolar, beneficiando mais de 11 mil alunos.

CCOM/PMS/SEMED

DENUNCIA GRAVE CHEGA AO BLOG. MÚSICA QUE NÃO CUMPRIA AS REGRAS É PREMIADA NO "IV FESTIVAL DE MUSICA DO TAPAJÓS/FEMUT". ORGANIZAÇÃO DISSE AO BLOG QUE NÃO HOUVE RECLAMAÇÃO EM TEMPO HÁBIL, POR ISSO PRÊMIO FOI DADO MESMO ASSIM

Floriano ficou em segundo lugar, e foi premiado com uma musica que estava fora das regras

Caro JK. A comissão organizadora do festival de musica encobre muitos compositores como; Alfredo Reis (nave mar), Floriano (A canção mais sincera) e Geandro. Estes três violaram as regras do edital e inscreveram canções já apresentadas e mesmo disponíveis para compra via download no soundcloud, caso da música premiada com 4 mil reais no festival. E também premiada em outros festivais. Um absurdo e desrespeito com os outros artistas que participaram. Veja abaixo:




Veja as regras do festival

VI – As músicas inscritas na III FEMUT devem ser inéditas e originais. Entende-se por inédita, a canção que não tenha sido lançada por gravadora com selo e registro no ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais), música gravada e divulgada comercialmente em qualquer mídia, executada nos meios de comunicações. Qualquer canção que tenha sido já premiada em outros festivais. IX – E por original, a que não contenha plágio, tanto na Letra como na Melodia. A citação poética será permitida, desde que esteja contextualizada – a exemplo de músicas que fazem homenagem a algum artista. X – O pedido de impugnação de um concorrente por não ineditismo será analisado, e eventualmente acatado, caso a solicitação seja manifestada por escrito à Comissão Organizadora da Secretaria Municipal de Cultura de Santarém em qualquer tempo, até 02 (duas) horas antes da finalíssima.

Fora manifestada denúncia na tarde do dia 28, mas nada foi feito para evitar a premiação do fraudador e mesmo proporcionar a outros artistas a possibilidade de estar presente no CD gravado nesta noite.

NOTA DO BLOG: O blog entrou em contato na manhã de hoje com o secretário Nato Aguiar, que passou a palavra para o responsável do evento, Eduardo dias, que me comunicou que realmente a música estava fora das regras do festival, eles não tem como saber na hora, tem que ser feita uma reclamação ou denuncia, e eles não receberam nenhuma reclamação em tempo hábil para que a mesma fosse contestada, sendo assim a música foi uma das premiadas no festival. Muitos artistas locais estão chateados com essa situação. 

INFORME DE JURUTI: MAIS DE 1.800 FAMÍLIAS RECEBEM TÍTULOS DE TERRA EM JURUTI. GOVERNADOR ASSINA CONVÊNIO DE R$ 1 MILHÃO PARA O CAIS DE ARRIMO. LANÇADO PROGRAMA SAFRA 2016 PARA INCENTIVAR A PRODUÇÃO AGRÍCOLA

MAIS DE 1.800 FAMÍLIAS RECEBEM 
TÍTULOS DE TERRA EM JURUTI

Acompanhado do prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, dos deputados federais Nilson Pinto e Chapadinha, do deputado estadual Júnior Ferrari e demais membros do governo estadual, o governador Simão Jatene entregou títulos de terra para mais de 1.800 famílias da Gleba Curumucuri. Uma das entidades beneficiadas foi a Acoglec (Associação das Comunidades da Gleba Curumucuri) que tem como presidente o produtor rural Isaias Vitor que comemorou bastante juntamente com mais de 5 mil pessoas o recebimento do documento das mãos do governador do Estado.

Na ocasião, Isaias Vitor agradeceu ao governador por ter atendido esse antigo pleito dos moradores dessa região e enalteceu o empenho do prefeito de Juruti, Marco Aurélio, que desde o início de seu mandato não mediu esforços para apoiar essa luta da Acoglec em busca dos títulos das terras da região do Curumucuri.

“Essa vitória é de todos nós!”, afirmou Isaias Vitor, presidente da Associação Comunitária Gleba Curumucuri (Acoglec), enquanto exibia o documento de posse de terra recebido das mãos do governador no último dia 25, no distrito de Castanhal, município de Juruti (Oeste do Pará). Os dois títulos coletivos de terra entregues pelo governo estadual beneficiam 1.813 famílias, em 52 comunidades de Juruti.

“Lutamos muito, mas hoje é um dia que vai ficar marcado para sempre na nossa história. Esse título é nossa vida, garante os nossos direitos e nos dá a tranquilidade de trabalhar na terra, que é nossa e ninguém pode nos tirar. Podem ter certeza que as nossas comunidades vão ter grandes melhorias com a chegada desse documento”, declarou Isaías Vitor, diante de milhares de pessoas que participaram do evento. Além dos moradores da Gleba Curumucuri, a titulação beneficiou famílias do assentamento estadual extrativista Prudente Monte Sinai.

Para o governador Simão Jatene, a concessão de títulos de terra é um reconhecimento de direitos. “As famílias que lutam por esse sonho há muito tempo fazem o milagre diário de transformar a terra e o suor em alimentos que abastecem as grandes cidades. Nada mais justo do que garantirmos o direito que elas possuem. O fato de o título ser coletivo demonstra a união dessas famílias, que se juntam para buscar melhoria para todos”, enfatizou Jatene.

Assentamento - Com os dois títulos coletivos – que dão posse sobre uma área com mais de 100 mil hectares, beneficiando mais de 7 mil pessoas -, também foi assinada a portaria de criação do projeto do Assentamento Estadual Extrativista Mamuru, que reconhece o direito ao território de 300 famílias, que vivem em uma área de 150 mil hectares.

Daniel Lopes, presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), informou que a portaria possibilita o trâmite da futura titulação. “Com o projeto de assentamento o Iterpa pode fazer o levantamento da área para a titulação definitiva”, explicou. As áreas tituladas em Juruti, disse o presidente do Instituto, receberam o reconhecimento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) como área de assentamento agrário, o que proporciona uma série de benefícios. “O Estado não tem poder de realizar reforma agrária em suas áreas, mas se o governo federal reconhece a característica dessas comunidades, elas passam a ter acesso aos benefícios concedidos através do Programa de Reforma Agrária, como crédito diferenciado, por exemplo”, assegurou.

GOVERNADOR ASSINA CONVÊNIO DE R$ 1 MILHÃO PARA O CAIS DE ARRIMO

Por ocasião de sua visita a Juruti, o governador Simão Jatene assinou um convênio com a Prefeitura de Juruti, no valor de R$ 1 milhão, para a construção de um cais de arrimo na orla da cidade, que está desabando com a força das águas do Rio Amazonas. O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, disse que o convênio com o Estado vai garantir a segurança da população que mora ou possui comércio na orla da cidade.

“Na década de 1980 sofremos com um desabamento de quase 1 km da orla. Temos uma falha geológica na frente da cidade, que somada à força do rio oferece risco constante de desabamento. Com esse recurso vamos construir um cais de arrimo para evitar desastres da mesma natureza que ocorreram no passado”, informou o gestor municipal.


MUIRAPINIMA E MUNDURUKU - Após a solenidade, o governador assistiu a uma breve apresentação das tribos Munduruku e Muirapinima, grupos folclóricos que fazem o Festival das Tribos Indígenas de Juruti (Festribal), realizado no final do mês de julho, como forma de preservar a cultura indígena da região.

Nesse momento Jatene recebeu documento dos presidentes das duas tribos folclóricas solicitando apoio financeiro para o Festribal. O governador argumentou o momento econômico difícil pelo qual o país e o estado passam, mas não descartou a possibilidade de ajudar. Ele disse ainda que fará de tudo para participar do evento este ano. 

Por Rui Neri (CMC/Juruti) com informações de Dani Filgueiras (Agência Pará)

LANÇADO PROGRAMA SAFRA 2016 PARA INCENTIVAR A PRODUÇÃO AGRÍCOLA

O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, participou na última sexta-feira, 27, da apresentação do Programa Safra 2016 por parte do Ideflor, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Produção, e Emater. 

Segundo a engenheira florestal do Ideflor, Paula Pereira, o PROSAF vai atender inicialmente 30 famílias de agricultores familiares de várias comunidades rurais e tem como objetivos: promover a recuperação de áreas alteradas, garantir a segurança alimentar das famílias envolvidas, geração de renda para o agricultor familiar, recuperação do passivo ambiental. Disse ainda que vai funcionar com um banco de mudas para doar aos produtores rurais.

O prefeito garantiu total apoio ao programa por entender que a agricultura familiar ainda é a maior fonte de renda do município. Disse ainda que seu governo tem investido fortemente nesse setor com a mecanização rural e construção de pontes e estradas para facilitar o escoamento da produção.

O objetivo do prefeito de Juruti é voltar a tornar o município um grande produtor rural, como já ocorreu em outras décadas quando Juruti era o maior produtor de farinha da mandioca da região.

Rui Neri, Coordenadoria Municipal de Comunicação

PREFEITURA DE SANTARÉM EMITE NOTA SOBRE A TARIFA DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO‏

NOTA DA PREFEITURA DE SANTARÉM

A Prefeitura de Santarém, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), solicitará, nesta segunda-feira (30/05), do Conselho Municipal de Transporte (CMT), a ata da reunião que deliberou sobre o aumento da tarifa do transporte público coletivo urbano, bem como a planilha de custo tarifário que subsidiou o referido aumento, de acordo com a Resolução 03/2016, nos termos do parágrafo 2º, artigo 2º, do Regimento Interno do Conselho Municipal de Transporte.

Por ser obrigatório, por parte das empresas prestadoras dos serviços, a disponibilização ao Conselho de relatório financeiro semestral, que indique os custos operacionais e receitas obtidas no transporte público, a Prefeitura, também, solicitará que seja encaminhado este relatório, nos termos do parágrafo 3º, artigo 2º do Regimento Interno do Conselho.

Tais solicitações objetivam subsidiar a Procuradoria Geral do Município (PGM) e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) quanto a viabilidade técnica e legal da recente decisão do Conselho Municipal de Transporte sobre o aumento da tarifa do transporte coletivo para R$ 2,70. Esta tarifa recebeu o voto contrário dos quatro representantes do Poder Executivo e do representante dos estudantes, quando da sua apreciação na última reunião do CMT, realizada no dia 23/05/2016.

CCOM/PMS

SEMTRAS REALIZA O BAILE DAS FLORES NA VILA DE ALTER DO CHÃO‏

Semtras realiza o Baile das Flores 
na Vila de Alter do Chão

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), por meio do Centro de Referência de Assistência Social da Vila de Alter do Chão, realizou na noite desse sábado (28/05) o Baile das Flores.

O baile é uma tradição do grupo de idosas da Vila e contou com a participação de 17 debutantes. O evento foi realizado no Centro Comunitário de Alter do Chão.







CCOM/PMS/SEMTRAS

domingo, 29 de maio de 2016

SÃO FRANCISCO APRESENTA OFICIALMENTE O MASCOTE DO TIME PARA A SÉRIE D. "CHICÃO" FEZ SUCESSO NA SUA APRESENTAÇÃO ONTEM COM OS TORCEDORES AZULINO E VAI ANIMAR OS JOGOS DO LEÃO NA COMPETIÇÃO NACIONAL

Chicão fez o primeiro contato com os torcedores azulinos e deve animar os jogos da equipe na competição nacional. Mascote deve 
ser tornar marca registrada do clube

Aconteceu no último sábado (28), a apresentação oficial do novo mascote do São Francisco Futebol Clube. O Leão chamado "Chicão" teve seu primeiro contato com público e fez sucesso pelos corredores de um Shopping de Santarém. O evento contou a participação de representantes de torcidas organizadas e azulinos em geral, que pararam para tirar uma foto e cumprimentar o mascote. 

O nome foi escolhido por meio da participação dos torcedores no perfil oficial do clube em uma rede social. Alguns outros nomes chegaram a ser sugeridos, como Fera, Azulão, Garra, Leôncio, mas Chicão foi aprovado pela maioria dos participantes da votação. Ele deve animar a torcida durante as partidas do São Francisco na Série D e deve ser marca registrada azulina, assim como a famosa charanga que canta as músicas do clube e garante o apoio aos jogadores nas arquibancadas do Colosso do Tapajós.

Fonte: G1

CINCO HOMENS SÃO PRESOS NA MADRUGADA DE SÁBADO ACUSADOS DE EXPLORAÇÃO DE MENOR NO BAIRRO DO SANTARENZINHO EM SANTARÉM. APÓS DENUNCIA FOI FEITA A ABORDAGEM E DUAS ADOLESCENTES FORAM ENCONTRADAS NA COMPANHIA DOS ACUSADOS JUNTAMENTE COM BEBIDAS E DROGAS DENTRO DA CASA

Suspeitos foram presos neste sábado (28) no bairro Santarenzinho. Na casa a polícia flagrou duas adolescentes, drogas e bebidas

Cinco homens foram presos na madrugada deste sábado (28), suspeitos de exploração contra duas adolescentes no bairro Santarenzinho, em Santarém. De acordo com a polícia, a prisão aconteceu após denúncias. Na abordagem, duas adolescentes foram encontradas na companhia dos suspeitos. A polícia também localizou bebidas e drogas na casa.

Os suspeitos e as adolescentes foram levados para o Centro de Perícias Científica Renato Chaves (CPC), onde passaram por exames de corpo de delito e depois apresentados na 16ª Seccional de Polícia Civil. As adolescentes negaram terem sido abusadas sexualmente e alegaram que estavam apenas se divertindo no local. O Conselho Tutelar também foi acionado ao local.

Segundo o delegado de Polícia Civil, Jamil Casseb, os cinco homens devem responder pelo crime de corrupção de menores, uma vez que forma flagrados com as duas adolescentes. “Eles estão sendo autuados em flagrante e delito pela questão da exploração sexual de menores. Havia histórico de denúncias e relatos no Conselho Tutelar e na noite de ontem conseguimos efetuar essa operação”, explica.

JK com informações do G1

ALÔ MINISTÉRIO PÚBLICO? LEIAM ESSE RELATO QUE ALGUNS PROFESSORES CONCURSADOS DA PREFEITURA DE BELTERRA MANDARAM AO BLOG. "PELO AMOR DE DEUS QUE SEM-VERGONHICE É ESSA? QUEREMOS UMA ESCOLA SEM PARTIDO POLÍTICO"

Prefeita de Belterra Dima Serrão

Boa tarde JK. Somos concursados da prefeitura de Belterra, acontece que nossos direitos estão sendo desrespeitados, somos humilhados e a maior carga horaria fica com os contratados que exigem 200 horas, recebemos uma interiorização de 7% apenas, o salário é uma vergonha R$ 1.060,00 reais o piso salarial de 100 horas, só pagam 25% do ensino superior. Nas escolas do município der Belterra tem pessoas que só tem o ensino médio dando aula do 6ª ao 9ª ano e com carga horaria de 200 horas e nos concursados a maioria só tem 100 horas. 

Carga horaria mal distribuída, pessoas que não tem formação dando aula, não sei se somos desrespeitados por que não somos aliados políticos da prefeita ou por não termos laços de parentescos. 

Esses políticos safados usam a escola para fazer campanha, tem uma escola lá no município de Belterra que o responsável e aliado da prefeita e fica querendo cagar na cabeça dos professores e um pede pede de dinheiro na referida escola, os recursos que vão para a escola não sabemos onde é enfiado.

Os contratados que são aliados políticos do governo atual ainda exigem as melhores comunidades para trabalhar e são eles que tem maior carga horaria, tem uma professora que todo ano se matricula na faculdade só pra dizer que ta cursando e na verdade ela só tem o nível médio e da aula de quinta a oitava serie e tem carga horaria de quase 200 horas, só porque tem afinidade com o secretario der educação.

Pelo amor de Deus que sem-vergonhice é essa? queremos uma escola sem partido!

Merecemos respeito! senhora prefeita queremos melhor distribuição de carga horaria

As crianças merecem um ensino de qualidade! como e que a prefeita contrata uma pessoa que não tem formação na área ou melhor que só tem nível médio.

Queremos melhores salários, esse piso salarial esta abaixo do piso nacional

Alô Ministério Público? faça uma vistoria nas escolas do município de Belterra!

JK com informações de alguns concursados revoltados da prefeitura de Belterra