segunda-feira, 3 de abril de 2017

CARTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA AO IBGE GERA REQUERIMENTO NA ALEPA PROTOCOLADO PELO DEPUTADO AIRTON FALEIRO

Mais uma iniciativa do deputado Airton Faleiro

O deputado Airton Faleiro protocolou hoje (29/03/2017), na Assembleia Legislativa, requerimento pedindo para que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) permaneça com o questionário que possibilita a caracterização dos modos de produção da agricultura familiar. O requerimento foi baseado na carta da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência dirigida ao presidente do IBGE, Paulo Rabello Castro. 

Em seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou a importância da caracterização dos diversos públicos do meio rural. “É indiscutível que a agricultura familiar possui grande importância nos aspectos econômicos, sociais e ambientais para o país. Nesse sentido, a suspensão das perguntas do questionário, como modos de produção da agricultura familiar, sistemas de trabalho e situação fundiária, do uso de agrotóxicos, de características da utilização de mão de obra e aspectos como a cor de pele do produtor, torna inviável o mapeamento da agricultura familiar e, consequentemente, prejudicará a adoção de políticas públicas envolvendo este setor”, afirma Faleiro. 

O deputado reafirma a carta da SBPC de que não se pode deixar de tratar de forma diferenciada os diferentes, e que sem esses dados do IBGE, a Instituição deixa de cumprir o seu propósito primordial de “retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade”, além de dificultar a adoção de políticas públicas para a agricultura familiar e que promovem o desenvolvimento rural.

Ascom do Deputado Airton Faleiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário