terça-feira, 25 de abril de 2017

SEMTRAS ENTREGA CERTIFICADOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIOAL A JOVENS QUE CUMPREM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

Jovem recebendo seu certificado

Em comemoração ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador, celebrado nesta segunda-feira (24), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), entregou certificados a nove jovens que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A cerimônia foi durante a manhã, no auditório da Estação Cidadania.

Os alunos, que têm entre 14 e 20 anos, concluíram os cursos profissionalizantes oferecidos por meio de uma parceria entre o governo municipal, Ministério Público do Trabalho, 5ª Vara da Infância e Juventude, Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee).

Atualmente, a demanda do Creas é de 82 adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. “Para conseguirmos inseri-los no mercado de trabalho e eles concorrerem de igual para igual com os demais adolescentes do Jovem Aprendiz, é importantíssima essa qualificação profissional”, declarou a coordenadora do Creas, Ranilce Paes.

Os cursos foram 100% online e os computadores com internet foram possíveis graças a uma parceria com as Faculdades Integradas do Tapajós (FIT). Ao todo, são 52 cursos na plataforma do Ciee. Os nove socioeducandos concluíram os cursos de noções administrativas, internet, atendimento ao cliente, smarthphones e relacionamento interpessoal.

O jovem T.R.S é citado com um dos exemplos de alunos concluintes que, por meio dos cursos, conseguiu estágio no Fórum de Justiça. K.R.S já conseguiu emprego em um posto de combustível. “A forma com que fui educado fez com que eu cometesse ato infracional. Me meti com pessoas que não valiam a pena, briguei muito na rua, já aprontei demais. Aqui no Creas me acolheram, me ampararam”, afirmou o jovem.

Estiveram presentes na cerimônia, a secretária de Assistência Social, Celsa Brito, a juíza da 5ª Vara da Infância e Juventude, Josineide Gadelha, e dra. Gisela Sousa, do Ministério Público do Trabalho.

Mais informações: 
João Machado - Assessor de Comunicação da Prefeitura de Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário