terça-feira, 25 de abril de 2017

ÚNICA REPRESENTANTE FEMININA NA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM, VEREADORA MARIA JOSÉ, FOI EM BELÉM SE REUNIR COM O DELEGADO GERAL DA POLÍCIA CIVIL, PARA COBRAR O FUNCIONAMENTO DA DELEGACIA DA MULHER NOS FINAIS DE SEMANA. DELEGADO GERAL VEM À SANTARÉM NO INÍCIO DO MÊS DE MAIO PARA DAR UMA SOLUÇÃO

Reunião para tratar sobre o assunto aconteceu em Belém, entre a vereadora Maria José e o delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino

A necessidade de funcionamento da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Santarém, nos finais de semana, foi tema de uma reunião realizada em Belém no último dia 20, entre a vereadora Maria José e o delegado Geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino.

Durante a reunião, a parlamentar que é a única representante feminina na Câmara de Vereadores, enfatizou que muitas mulheres sofrem violência aos finais de semana e ficam impossibilitadas de receber o devido atendimento, porque a Deam não funciona aos sábados e domingos, dificultando os registros contra os agressores.

Segundo a vereadora, ficou definido que no dia 4 de maio, haverá uma reunião em Santarém para reordenar os serviços da delegacia da mulher, respeitando as sugestões propostas no encontro com o delegado Rilmar Firmino, como a diminuição da jornada de trabalho dos servidores durante a semana, escalas de serviço e folgas agendadas.

Dados

A Delegacia da Mulher de Santarém registrou de janeiro a novembro de 2015, 1.060 Boletins de Ocorrência de violência contra a mulher. A quantidade é superior aos registros de 2014, que teve um total 756 ocorrências; e 2013, ano em que a delegacia atendeu 860 casos. Segundo a delegada responsável, Andreza Alves, o município é o segundo do estado com maior registro de violência contra mulher, ficando atrás apenas da capital do estado, Belém.

Os registros incluem casos de mães agredidas por filhos, irmã agredida por irmão, assim como agressões praticadas por companheiros, namorados e maridos.

Violência Doméstica

A violência doméstica no Código Penal é qualquer violência praticada no âmbito doméstico. Seja contra mulher, seja contra o homem, criança ou idoso. No caso da mulher, a violência doméstica está prevista na lei Maria da Penha.

Feminicídio 

Segundo definição da Organização das Nações Unidas (ONU), significa o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher. Suas motivações mais usuais são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres, comuns em sociedades marcadas pela associação de papéis discriminatórios ao feminino, como é o caso brasileiro.

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário