quarta-feira, 5 de abril de 2017

VEREADOR RONAN LIBERAL JUNIOR, PEDE APOIO DA CÂMARA MUNICIPAL PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA NA UFOPA

Vereador Ronan quer apoio dos seus pares para trazer o curso de medicina para a UFOPA

O parlamentar usou a tribuna durante a sessão desta quarta-feira, 05/04, para externar a felicidade da notícia de que o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) passou a realizar o procedimento de cirurgias cardíacas. Ronan enfatizou que a alegria dele soma-se à das famílias que terão a possibilidade de receber o serviço na unidade.

O peemedebista observou ainda que a cirurgia cardíaca é mais um procedimento complexo que o HRBA realiza, tendo em vista que o hospital já faz o transplante de rins, o qual, de acordo com o vereador, está com a equipe local de profissionais quase toda preparada, o que ele espera que logo aconteça com do novo serviço. Nesse ponto, o parlamentar enalteceu a formação de médicos na unidade da Universidade do Estado Pará (UEPA) em Santarém, mas lamentou que o curso ainda não seja ofertado em outras instituições do município.

Ronan acrescentou que em conversa com a reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Raimunda Monteiro, ouviu dela que há um desejo de que o curso de medicina seja implantado na instituição, mas que estaria faltando apoio para tal, ao que o vereador conclamou aos pares que atentem para a questão, e reúnam com a gestora da universidade para discutir a viabilidade da proposta, e até, se for preciso, viagem a Brasília para pleitear a reivindicação junto ao Governo Federal por meio do Ministério da Educação, uma vez que, segundo ele, a demanda necessita de apoio técnico e político.

Ascom/Câmara Municipal

Um comentário:

  1. Estimado Juscelino.

    Gostaria de reconhecer a louvável iniciativa do HRBA em oferecer a nossa sociedade os procedimentos de Cirurgia Cardíaca. Com certeza é um avanço do SUS na nossa região.
    Sobre a implantação do curso de Medicina pela UFOPA, gostaria de destacar alguns pontos importantes. Hoje o Brasil é um dos países que mais possuem faculdade de medicina no mundo. Já são mais de 310 faculdade, formando mais de 20 mil profissionais por ano.

    O Brasil possui médicos SUFICIENTES. No meu entendimento não é necessário a abertura de mais faculdades de medicina. O CFM já se pronunciou sobre isso. O Importante não é a abertura, mas sim a FISCALIZAÇÃO das escolas existentes.
    O que temos no Brasil são muitas faculdades SEM A MENOR CONDIÇÃO DE OFERECER O CURSO DE MEDICINA.

    Escolas médicas sem Hospital escola, sem estrutura, e com péssimas avaliações pelo MEC.

    A Formação de médicos é delicada e exige TREINAMENTO. Formar “mais médicos” não vai resolver a suposta “falta” desses profissionais.

    Não falta médicos. O Grande problema gira em torno de 02 situações.

    1) Os médicos estão CONCENTRADOS nas capitais. Isso ocorre pois muitos interiores não tem equipamentos ou materiais de trabalho. Alguns prefeitos oferecem salários “Grandiosos” que são pagos apenas no começo, e depois o médico acaba levando calote. Falta um Concurso Público FEDERAL (aos moldes do Judiciário) para interiorizar a medicina

    2) Existe uma PÉSSIMA DISTRIBUIÇÃO de especialistas. Infelizmente a grande parte dos jovens médicos procuram especializações que oferecem melhor remuneração ( Ex. Dermatologia, Cirurgia Plástica e etc...). Por outro lado, faltam especialistas em Pediatria, Medicina de Família , dentre outras.

    Se o curso de medicina da UFOPA vier para Santarém, será bem vindo. Porém, destaco que os problemas na saúde pública não dependem de apenas “mais médicos”.

    Abs
    Karlisson Cunha
    Medico

    ResponderExcluir