terça-feira, 9 de maio de 2017

ENFERMEIRO DO SAMU VIRA HERÓI E É HOMENAGEADO COM NOME DADO A BEBÊ QUE AJUDOU A FAZER O PARTO NESTA TERÇA-FEIRA NA COMUNIDADE SÃO PEDRO, NO RIO ARAPIUNS. SEM EMBARCAÇÃO PARA TRAZER A JOVEM, QUE ENTROU EM TRABALHO DE PARTO, A SECRETARIA DE SAÚDE AUTORIZOU O DESLOCAMENTO DO ENFERMEIRO E EQUIPE NA LANCHA DO CORPO DE BOMBEIROS

O parto foi realizado em um posto de saúde da comunidade São Pedro, Rio Arapiuns. O enfermeiro Itamar, do SAMU, foi responsável pelo parto

A adolescente Sabrina Macêdo Souza, deu luz a um menino nesta terça-feira (9), na comunidade São Pedro, Rio Arapiuns, no município de Santarém. A história de Sabrina seria como qualquer outra, não fosse pelo fato do parto ter sido realizado por um enfermeiro do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em uma maca do posto de saúde na comunidade que fica distante da sede do município cerca de nove horas de viagem de barco.

De acordo com informações da mãe da adolescente, ela entrou em trabalho de parto e como não havia embarcação que pudesse chegar a tempo de o parto ser realizado em uma maternidade, a comunidade se mobilizou e acionou o SAMU para que enviasse uma equipe até a vila de São Pedro.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santarém autorizou o deslocamento da equipe, em lancha do Corpo de Bombeiros. O parto foi realizado pelo enfermeiro Itamar Aguiar por volta das 14h30. “Recebemos a informação de a criança estava transversa (atravessada). A grávida já estava com 9 centímetros de dilatação, fiz uma episiotomia e a criança nasceu. O parto foi realizado com sucesso, o menino nasceu saudável”, contou Itamar.

Como forma de agradecer ao enfermeiro, a mãe adolescente decidiu dar ao filho recém-nascido o nome de Pedro Itamar. “Fiquei muito feliz quando soube que a criança que ajudei a trazer ao mundo recebeu o nome de Pedro em homenagem à comunidade onde mora, e Itamar, em minha homenagem por ter realizado o parto”, comemorou.

Mãe e filho foram trazidos para Santarém em uma lancha do Corpo de bombeiros no final da tarde desta terça-feira e logo após o desembarque no porto do Iate Clube, seguiram de ambulância para o Hospital Municipal de Santarém, onde receberão cuidados na clínica obstétrica.

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário