quarta-feira, 28 de junho de 2017

ALTER DO CHÃO ESTÁ EM FESTA COM A ENTREGA DO PRIMEIRO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA VILA

Centro de Educação Infantil entregue aos 
moradores da Vila de Alter do Chão

Um sonho antigo acalentado pelas dezenas de famílias que moram em Alter do Chão se tornou realidade com a inauguração pela Prefeitura de Santarém, nesta terça-feira (27), do primeiro Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) da vila, denominado Professora Marilda Vasconcelos Soares.

A unidade, a exemplo das outras inauguradas dentro da programação dos 356 anos de Santarém ganhou pintura temática pelas mãos de Wendel Leal, que integra a equipe do Setor de Manutenção da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Já necessitava desse momento lúdico. Porque a gente observou que os centros de educação infantil tinham espaços que estavam ociosos, sem cor, sem vida e que precisam de algo pedagógico, não apenas para decorar, mas que também passasse informação pedagógica para as crianças. A gente entrou na equipe para fazer esse trabalho e está feliz de ver o resultado e como as crianças se interessam pelas nossas pinturas”, comemora.

Durante a cerimônia de inauguração que teve a participação especial da banda do 8º BEC, o prefeito Nélio Aguiar destacou que muitos governos tratam com descaso as obras iniciadas em gestões anteriores, o que é errado, porque é preciso ter respeito com a coisa pública e com as demandas do povo. “O recurso vem da contribuição de impostos que o povo paga. Estamos resgatando o nosso compromisso com Alter do Chão e com as nossas crianças. Não podemos errar com as crianças porque elas representam o futuro. Os Cemeis são as obras mais importantes das inaugurações desse nosso início de governo, porque a educação é transformadora”, frisou.

O prefeito também falou sobre a importância do envolvimento da família na educação dos seus filhos. “As famílias não podem transferir essa responsabilidade para a escola, da formação dos seus filhos. Os melhores exemplos de sucesso na educação de que temos notícia são justamente aqueles em que há participação da família”, pontuou.

José Carlos Zampietro, agente distrital da vila de Alter do Chão, parabenizou a comunidade pela conquista e pediu que todos zelem pelo patrimônio público. Carlos Santos, presidente do Conselho Comunitário, lembrou que a obra passou por três governos e também pediu que a comunidade seja parceira do centro.

A professora Conceição, coordenadora do Cemei, disse que é uma honra a confiança nela depositada para coordenar o centro e pediu o apoio da sua equipe, da Semed e das famílias para que o trabalho dê certo em prol das crianças. “É um grande desafio não só para mim, mas também para a comunidade por ser histórico esse primeiro espaço de educação infantil”, disse.

A coordenadora de educação infantil Flora Aparecida lembrou da luta da comunidade para que o espaço se tornasse realidade. Cacique Maduro, liderança comunitária, disse que o movimento indígena veio para fortalecer a luta do povo borari e que vai trabalhar em parceria com o centro para que as crianças tenham sempre educação de qualidade.

A secretária de Educação Marluce de Pinho fez menção às unidades educacionais de Alter do Chão. Lembrou que a Semed é uma casa de portas abertas para receber a todos e agradeceu à família da professora Marilda, por ter permitido que o nome dela fosse também o do Cemei de Alter do Chão.

Sobre o Cemei

A obra foi executada pela Construtora Chaves Miranda LTDA com recursos do governo federal e contrapartida da Prefeitura de Santarém, é uma creche tipo C, projeto padrão FNDE. Tem fundação e estrutura em concreto armado, laje pré-moldada, coberta com estrutura em madeira e telha de barro, contemplando os seguintes ambientes: bloco administrativo, bloco de serviço, que abriga também a Sala Multiuso/Informática, dois blocos pedagógicos com quatro salas pedagógicas, pátio coberto, refeitório e playground.






Para o segundo semestre de 2017, atenderá 63 crianças de 2 a 4 anos. Mas a capacidade do centro é para até 120 crianças de 1 a 5 anos de idade.

O Cemei Professora Marilda Vasconcelos Soares fica localizado na Rua Argentino Sardinha, esquina com 13 de Maio, s/n°- Vila de Alter do Chão.

Prefeitura de Santarém
Assessoria de Comunicação (Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário