domingo, 18 de junho de 2017

PALAVRAS DO MÉDICO BRUNO MOURA: "O TURISMO É O GRANDE VETOR DE CRESCIMENTO PARA SANTARÉM, E NÃO VEJO GRANDES DISCUSSÕES E DEBATES SOBRE O TEMA PELA SOCIEDADE EM GERAL"

Médico Bruno Moura e as belezas naturais de Santarém

Muito tenho lido e ouvido sobre a defesa do crescimento de Santarém. Discussões em mídias sociais, discussão na Câmara dos Vereadores, em universidades, sindicatos etc. Sem dúvida discussão necessária. 

Santarém há anos só vê o "desenvolvimento e crescimento" chegar nas cidades vizinhas, seja em Oriximiná, Juruti, Altamira e mais recentemente em Itaituba. Crescimento aliás com alguns passivos preocupantes, como no caso da Hidrelétrica de Belo Monte em Altamira, que trouxe "desenvolvimento" e hoje Altamira é o município mais violento do Brasil, após o encerramento das obras.

Acredito que precisamos manter a discussão ativa. Discussão e ação.

Infelizmente não vejo (ou vejo raramente), entretanto, manifestações a favor do turismo em Santarém. O produto está ai! Não precisa obra, não precisam altos recursos para ele existir. Praias, rios, várzea, floresta e vários outros produtos estão ai. Porém não há um plano de desenvolvimento efetivo para tornar o turismo no grande vetor de crescimento de nossa região. O turismo, além de ser sustentável, consegue contemplar toda uma cadeia produtiva. Desde o dono do hotel ao catraieiro de Alter do Chão. Desde o dono de restaurante ao vendedor de artesanato.

Quais ações foram feitas, por exemplo, para divulgar nossa região nacional e internacionalmente? O que foi feito para reduzir os preços de passagens aéreas e estimular a vinda de turistas para Santarém? 

É preciso mudar o foco, ou pelo menos expandir a visão de todos nas discussões sobre crescimento e desenvolvimento da região, incluindo o turismo em nossas prioridades . 

Eu acredito e você?

Postagem do médico Bruno Moura em seu perfil no Facebook

Um comentário:

  1. Acredito com certeza no Turismo para alavancar o desenvolvimento, mas não o suficiente para trazer de volta recursos que poderiam ajudar a cidade. Sou a favor de vir empresas para emprego e renda para a sociedade. Como disse e volto a repetir... Apesar de termos uma enorme área para turismo, mas não é suficiente. Temos que abrir as portas para empresas que realmente querem investir em santarém. Acredito que são empresas que querem vir e ficar, não apenas fazer obras e ir embora. Precisamos rever alguns conceitos. Apenas opinião.

    ResponderExcluir