quinta-feira, 29 de junho de 2017

PREFEITO NÉLIO AGUIAR INAUGURA MICROSSISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E QUADRA POLIESPORTIVA NA COMUNIDADE DE JACAMIM

Prefeito Nélio inaugurou o microssistema e a quadra poliesportiva na comunidade de Jacamim

A tarde desta quarta-feira (29) foi de festa na comunidade do Jacamim. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), entregou o microssistema de abastecimento de água para os moradores.

Prefeito Nélio inaugurando o Microssistema de abastecimento na comunidade do Jacamim

A cerimônia de inauguração iniciou as bênçãos do pároco da comunidade Cleonildo Paulo, que aproveitou para agradecer as obras entregues pelo governo municipal. “Presenciamos o trabalho sendo feito e ficamos muito felizes em participar da entrega de obras que vão beneficiar a nossa e outras comunidades. É uma bênção de Deus”, enfatizou.

Microssistema da comunidade do Jacamim

A presidente da comunidade Maria Arruda agradeceu o empenho da Prefeitura em conduzir as obras e colocar o Jacamim na agenda de trabalho. “Aproximadamente 600 famílias serão beneficiadas com o microssistema. Nossa comunidade conta agora com água potável e de qualidade”.

Sob a responsabilidade da empresa Terra Construções e Serviços Ltda, o microssistema consta no contrato nº 1018444-62/14, no valor de R$ 588.665,19.

No projeto de execução da obra constam: escavação, perfuração, pefirlagem geofísica, perfuração de alargamento, instalação e fornecimento de revestimento em tubo PVC nervurado e aditivado, pré-filtro de areia usinada, cimentação de espaço anelar, laje de proteção, fornecimento e aplicação de dispersante químico, desenvolvimento do poço compressor, teste de produção e recuperação com bomba submersa, desinfeção do poço, análise físico-química e bacteriológica da água com fornecimento de laudo, relatório técnico do poço, instalação com fornecimento de material elétrico da bomba submersa no poço, fornecimento de material hidráulico, escavação manual da vala para implantação da tubulação, reaterro manual da vala, construção de estrutura elevada em concreto pré-moldado com 8 metros de altura, para reserva com capacidade de 100 mil litros, entre outros serviços complementares.

Quadra poliesportiva inaugurada pelo 
prefeito Nelio Aguiar na comunidade do Jacamim

A inauguração do ginásio poliesportivo da Escola Municipal Santo Antônio, da comunidade Jacamim, localizada na região da rodovia Santarém-Curuá-Una (PA-370), foi muito festejada por alunos, professores e moradores. A obra entregue na noite desta quarta-feira (28), pela Prefeitura de Santarém, como parte da programação alusiva aos 356 anos do município, representa a conquista de um espaço adequado e seguro para a prática do esporte e vivência do lazer.

Prefeito e vice-prefeito inaugurando a quadra

O evento contou a presença do prefeito Nélio Aguiar, vice-prefeito José Maria Tapajós, secretária de Educação Marluce de Pinho, secretários de Governo, Infraestrutura, Finanças e Mobilidade e Trânsito, lideranças comunitárias e dos deputados estaduais Cássio Andrade e Sidney Rosa que cumprem agenda de trabalho na região.

Na abertura do evento, Padre Paulo, pároco da comunidade, deu uma bênção especial ao ginásio, pediu que seja usado com zelo por crianças, jovens e adultos, e pediu proteção divina ao gestor municipal e sua equipe de governo para que tenham direcionamento para fazer o melhor pelo povo de Santarém.

O prefeito Nélio Aguiar iniciou seu pronunciamento agradecendo pela acolhida e carinho da comunidade. Falou da harmonia em que ele e José Maria Tapajós trabalham por melhorias para a população. Destacou que é preciso concluir as obras, porque é obrigação do governo ter zelo com o dinheiro do povo. E pediu aplausos para o ex-deputado federal Lira Maia que conseguiu muitas emendas que possibilitaram obras em várias comunidades de Santarém, como o Jacamim.

“Nós estamos muito felizes ao fazer a entrega desse ginásio que era um sonho acalentado pela comunidade e que vai beneficiar não só os alunos da escola Santo Antônio. Que ele possa ser utilizado pela comunidade que, aliás, doou o terreno, o que prova que a parceria entre governo e povo dá certo. E queremos aqui reforçar que o nosso governo recebe e respeita as comunidades, porque é ouvindo o povo que nós vamos conhecer os seus verdadeiros anseios”, frisou o prefeito.

A secretária de Educação Marluce de Pinho ressaltou que o ginásio poliesportivo não vai apenas permitir que os alunos da escola Santo Antônio façam suas atividades de esporte e lazer em um local adequado, vai dar oportunidade para o surgimento de novos talentos do esporte, tirando a juventude da ociosidade.

Em suas falas, o vice-prefeito José Maria Tapajós, o secretário de Gabinete Erasmo Maia e de Infraestrutura Daniel Simões, destacaram a persistência das lideranças comunitárias, em especial, de Dona Zete e da presidente da comunidade, Maria Arruda, que foram incansáveis em cobrar do governo a conclusão da obra que iniciou em 2014.

A programação contou ainda com apresentações culturais. Alunos do 9º ano da escola Santo Antônio apresentaram uma música de agradecimento com tradução em libras. Houve a apresentação do carimbó dos impostos, resultado do trabalho do projeto de Educação Fiscal, e do comunitário Fabrício do Acordeon, que colocou o público para dançar ao som de xote e forró.

Sobre a obra - a área construída é de 985,65m², com fundação e estrutura em concreto armado, coberta com estrutura metálica e telha de chapa ondulada galvanizada, contemplando os seguintes ambientes: Quadra, Vestiários (Masculino e Feminino) e Depósito.

Prefeitura de Santarém
Assessoria de Comunicação (Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário