sábado, 24 de junho de 2017

PROJETO FAMÍLIA E CIDADANIA EM SANTARÉM. FAMÍLIA E TERCEIRO SETOR SÃO TEMAS DE EVENTO EM SANTARÉM

Já começa nesta segunda-feira

A Diretoria de Comunicação Regional, vinculada à Secretaria de Estado de Comunicação (SECOM), informa que a partir desta segunda-feira, 26, serão realizados eventos de capacitação ao terceiro setor, em Santarém. O projeto “Família e Cidadania” será apresentado entre os dias 26 e 28, no auditório da Unama, com início às 14h. Já o III Encontro “Desafios para o terceiro setor – Regiões do Baixo Amazonas e Tapajós” será realizado entre os dias 29 e 30 de junho, também no auditório da Unama, a partir das 9h. As capacitações são promovidas pelo Governo do Estado por meio do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC).

Resumo das informações:

Data : SEGUNDA-FEIRA, 26 de junho de 2017
Hora : 14h
Local: Auditório da Universidade da Amazônia – Santarém.

Mais informações: Erika Torres (Ascom NAC): 99101-6568 

Governo do Estado leva capacitação ao terceiro setor em Santarém

Entre os dias 26 e 30 de junho, o Governo do Estado por meio do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), levará ao município de Santarém o projeto “Família e Cidadania” e o III Encontro: “Desafios para o Terceiro Setor - Regiões do Baixo Amazonas e Tapajós.

A programação do “Família e Cidadania” será realizada entre os dias 26 e 28 de junho no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), com início dos módulos às 14h. Serão cinco módulos divididos entre vários temas, como “Saúde, prevenção e garantia de saúde”, “fortalecimento da relação família e escola, inserção”, “manutenção e sucesso escolar, empreendedorismo”, “iniciativa para geração de renda, assistência social”, “proteção social básica e especial”, “cadastro único”, “transferência de renda”, “benefícios e defensoria pública” e “educação em direitos com ênfase no direito da família e orientação jurídica”.

O projeto pretende, por meio dos encontros e palestras, orientar sobre os direitos fundamentais de educação e saúde, além de estimular o empreendedorismo e apoiar as famílias para que tenham cada vez mais condições de responder ao dever de sustento, guarda e educação de suas crianças, adolescentes e jovens, bem como a proteção de todos os membros da família. O projeto é voltado para integrantes de organizações da sociedade civil (OSCs).

Já o III Encontro será realizado entre os dias 29 e 30 de junho, também no auditório da Unama, com inicio às 9h para o credenciamento. O primeiro dia terá três ciclos de palestras, e a primeira será sobre o tema “Sustentabilidade, parceria e governança compartilhada”, com Heitor Pinheiro, secretário extraordinário de Estado de Integração de Políticas Sociais.

A segunda abordará os “Desafios e perspectivas para o Terceiro Setor”, às 10h, com Nailton Cazumbá, contador, especialista em contabilidade para Organizações do Terceiro Setor, e em Auditoria e Controladoria. A terceira será sobre “Fiscalização do Ministério Público junto às Organizações da Sociedade Civil”, às 11h, com o promotor, Sávio Brabo, titular da Promotoria de Justiça de Tutela das Fundações Privadas e Associações de Interesse Social, Falência, Recuperação Judicial e Extrajudicial.

Para encerrar as atividades do dia, será realizado pelo período da tarde um curso sobre a Lei nº 13.019/2014 e suas alterações na relação entre Poder Público e Organizações da Sociedade Civil, novamente com Nailton Cazumbá. O evento segue na manhã do dia 30 com a palestra “Comentários sobre a Regulamentação Estadual da Lei nº 13.019/14” com Renato Almeida, auditor de Finanças e Controle da Auditoria Geral do Estado do Pará. E pela tarde haverá a continuação do curso sobre a Lei do Marco Regulatório.

O objetivo do encontro é debater o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e a respectiva regulamentação estadual, seus aspectos gerenciais, assim como promover reflexões relacionadas ao exercício da cidadania e inclusão social.

O evento é direcionado a gestores e técnicos de instituições públicas, privadas, entidades do Terceiro Setor, lideranças comunitárias dos municípios das Regiões do Baixo Amazonas e Tapajós, e propõe-se a favorecer o conhecimento e promover o intercâmbio de experiências, qualificando a gestão e os serviços oferecidos à população.

As inscrições para o “Família e Cidadania” e o Encontro Desafios para o Terceiro Setor são gratuitas e podem ser feitas por meio do site do Núcleo de Articulação e Cidadania (www.nac.pa.gov.br).

Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário