domingo, 18 de junho de 2017

VICE-GOVERNADOR ZEQUINHA MARINHO, ENTREGA NOVA UNIDADE INTEGRADA DE POLÍCIA (UIP) DE ORIXIMINÁ

Coordenador Regional da CODEC no Oeste do Pará - Alberto Oliveira, Vice Governador - Zequinha Marinho, Prefeito de Oriximiná - Ludugero e 
Presidente da CODEC - Olavo das Neves

O modelo integrado de segurança pública, baseado na cultura de paz e na relação próxima com a comunidade, chega ao município de Oriximiná, no oeste do Pará. O vice-governador Zequinha Marinho entregou neste sábado (17) a Unidade Integrada de Polícia (UIP) da cidade, a 60ª construída pelo governo desde 2011. A inauguração teve a presença de autoridades estaduais e municipais e de representantes da sociedade local. O investimento é de R$ 1,3 milhão, na obra de reforma do prédio e aquisição de mobiliário e equipamentos de informática.

Aguardada com expectativa pela população, a UIP reúne, no mesmo espaço, serviços das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, mediação, cartório, reconhecimento, conflito e assistência social. Em parceria com a prefeitura, também haverá atendimento do Pro Paz. "A UIP é um modelo inovador de segurança pública que trabalha, além da repressão à criminalidade, a prevenção. É a integração das forças aos serviços sociais para garantir assistência completa à população", disse Zequinha Marinho.

Para a comunidade, a entrega da nova UIP – que fica na Rua Padre Nicolino, 1.624, Centro – representa a proteção de direitos e a garantia de mais segurança nas ruas da cidade. E os benefícios são para toda a região. O delegado Luciano Freitas Farias, responsável pela unidade de Oriximiná, informou que esta é a oitava UIP entregue pelo governo no oeste do estado. “Ganham a população, com atendimento de qualidade e célere mediação de conflitos, e os servidores, que recebem um novo local de trabalho e podem exercer suas funções com mais dignidade”, frisou.

Ampliação – O atendimento integrado e de qualidade segue em expansão no Estado. O delegado geral de Polícia Civil, Rilmar Firmino, informou que outras 19 UIPs estão em construção atualmente. Em breve, serão inauguradas as unidades de Capitão Poço e Mocajuba, no nordeste paraense. “O governo vem investindo maciçamente em estrutura e recursos humanos, para aparelhar a segurança pública e dar a resposta de que a sociedade necessita”, afirmou.

Em tempos de crise, entregar obras é sempre um desafio, pontuou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen. “Devemos reconhecer o trabalho da equipe que atua com muito afinco para levar adiante essa missão na área de segurança. Enquanto há Estados com dificuldades para pagar os salários de seus servidores, nós vamos além ao manter os investimentos em obras e serviços que são essenciais para a população”, destacou. No último dia 9, o governador Simão Jatene entregou à população de Trairão uma UIP e ainda as novas instalações da Delegacia de Polícia de Aveiro, também no oeste do Pará.

Reconhecimento – Um dos diferenciais das UIPs é o atendimento social e humanizado. “O serviço psicossocial serve como anteparo, como mediador de pequenos conflitos. É um trabalho que filtra procedimentos e garante maior aproximação das forças policiais com a comunidade”, explicou o delegado geral.

Para a cidade, a UIP é uma conquista. “Estamos muitos felizes de poder oferecer a partir de agora, graças à parceria com o governo do Estado, um serviço que é maior do que o ofertado por uma delegacia de polícia comum. Recebemos com muita satisfação essa obra de grande porte”, completou o prefeito de Oriximiná, Antônio Odinélio Tavares.

O presidente do Conselho de Segurança de Oriximiná, Orivaldo Maciel, disse que o maior benefício da UIP é a possibilidade de reunir, no mesmo espaço, os diversos serviços de segurança pública assegurados pelo Estado. “Essa união entre as polícias Civil e Militar é fundamental para o trabalho da segurança no combate à criminalidade. O governo está de parabéns pelo modelo integrado de atendimento que vem sendo levado a todos os cantos do Pará”, reconheceu.

Secretaria de Estado de Comunicação-SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário