terça-feira, 4 de julho de 2017

INAUGURAÇÃO DO 1º CENTRO PÚBLICO DO ARTESÃO NA REGIÃO DO ARAPIUNS ENCERRA AS PROGRAMAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DE SANTARÉM

1º Centro Público do Artesão inaugurado 
na região do Arapiuns

A Comunidade do Mangal Parauá, localizada na Resex Tapajós- Arapiuns estava em festa. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), entregou para a comunidade na tarde de sábado (1º) o Centro Público do Artesão. Em sua fala, o presidente da comunidade, Zenóbio de Almeida, agradeceu ao governo municipal pelo compromisso com a comunidade. "O Centro vai beneficiar o Mangal e as comunidades que ficam no entorno, melhorando o turismo e valorizando os artistas. No início deste ano, o secretário de infraestrutura, Daniel Simões, veio fiscalizar a obra e se comprometeu que ainda este ano obra seria entregue. Nós só temos a agradecer porque faz muito tempo que um prefeito não vinha ouvir nossas demandas e entregar um obra importante", destacou.

O Vice-prefeito, José Maria Tapajós, enfatizou o comprometimento da gestão municipal com as comunidades do planalto e da região de rios. "Com muita vontade estamos realizando várias obras. Finalizamos o primeiro semestre e já mostramos para população que estamos trabalhando em prol de todos".

Os representantes do Poder Legislativo, os vereadores Dayan Serique e Júnior Tapajós, prestigiaram a entrega do Centro e destacaram que governo municipal não mede esforços para a conclusão das obras, mostrando o resultado através de inaugurações e reuniões com os próprios comunitários.

O prefeito Nélio Aguiar, agradeceu a receptividade e afirmou que o governo retomou muitas obras que estavam paralisadas, porque conhece as necessidades da população. "É a última obra entregue na programação de 356 anos de Santarém. Tiramos o município no Cadastro Único de Convênios (CAUC), no item obrigações financeiras, e muitas obras foram retomadas, porque a obra mais cara é a obra paralisada. Depois disso conseguimos mais recursos para o município e somente nos primeiros seis meses de gestão já entregamos quadras, escolas, microssistema, a 1ª etapa da Praça de Eventos, o Terminal hidroviário de cargas e passageiros, e hoje o Centro Público do Artesão, porque governamos para todos".

Após a fala do prefeito, o grupo de jovens da comunidade fez uma apresentação de carimbó e as autoridades descerraram a placa.

Sobre a obra: O Centro Público do Artesão (CPA) faz parte do Convênio do Ministério do Turismo/Caixa 333-706-67/2010 e do contrato 0012/2011, com o valor de R$ 132.389,32. Sob a responsabilidade da empresa Lima Vieira, o CPA conta com um galpão, cobertura e 4 banheiros (2 masculinos e 2 femininos) e uma área para lanchonete.

PPA- Antes da entrega do Centro Público do Artesão, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), reuniu na Comunidade de Amorim e Mangal plenárias com representantes de 13 comunidades, para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021.

O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento que estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para as despesas de capital e outras dela decorrentes e relativas aos programas de duração continuada. O PPA declara as escolhas pactuadas com a sociedade e contribui para viabilizar os objetivos fundamentais do governo. O alcance dos objetivos do plano requer que haja compatibilidade entre a orientação estratégica do governo, as possibilidades financeiras do Município e a capacidade operacional dos diversos órgãos ou entidades municipais.

Prefeitura de Santarém
Assessoria de Comunicação (Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário