sexta-feira, 25 de agosto de 2017

PARABÉNS AO ESTAÇÃO CIDADANIA POR MAIS UMA ANO DE EXISTÊNCIA EM SANTARÉM. JÁ FORAM MAIS DE 600 MIL PESSOAS ATENDIDAS EM 5 ANOS

Estação Cidadania de Santarém atende mais 
de 600 mil pessoas em 5 anos

Atender bem ao maior patrimônio do Pará: a sua população. Foi dessa maneira que a Estação Cidadania de Santarém comemorou cinco anos de implantação. Ao longo desse período, os serviços foram se aprimorando, os parceiros aumentando e a unidade chegou à marca de 608.370 atendimentos ao povo de Santarém e mais 14 municípios do Baixo Amazonas (Alenquer, Monte Alegre, Juruti, Óbidos, Terra Santa, Almeirim, Oriximiná, Mojuí dos Campos, Belterra, Uruará, Rurópolis, Altamira, Placas e Medicilândia).

Durante as comemorações, o presente foi novamente para quem utiliza os serviços, com entrega de Cheques Moradia, liberação de microcrédito do programa CredCidadão, expansão das atividades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e implantação do Núcleo de Gerenciamento do Pará Rural.

A festa começou com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do povo católico de Santarém, e seguiu com uma vasta programação. Na solenidade estiveram presentes a secretária de Estado de Administração, Alice Viana, que no ato representou o governador do Pará, Simão Jatene; o coordenador da Estação Cidadania, Alberto Portela; a diretora geral do CredCidadão, Tetê Santos; o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias, Alexandre Von; o diretor regional do Núcleo de Gerenciamento do Pará Rural, Valdo Gaspar; o secretário de Planejamento do município de Santarém, Ruy Corrêa; o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, além das pessoas presentes, que diariamente procuram a Estação Cidadania em busca de serviços de qualidade.

A unidade de Santarém conta atualmente com 18 órgãos parceiros, que oferecem uma diversidade de serviços, com mais praticidade, ao contribuinte. Foi a primeira unidade descentralizada da capital paraense e hoje se consolida como uma das principais do estado na prestação de serviços públicos.

“Nós encontramos esse prédio, onde hoje funciona a Estação Cidadania, abandonado em 2011 e já em agosto de 2012 implantamos esse modelo de serviços integrados, cujo objetivo maior é trazer à população de Santarém e de todo o Baixo Amazonas serviços públicos de qualidade e cidadania com dignidade. Cinco anos depois, esse espaço está bem preservado e os servidores completamente integrados. Aqui nós funcionamos como uma grande família, que tem como compromisso maior trazer cada vez mais a prestação de serviços do Governo do Estado, que retornam dos impostos pagos por todos nós cidadãos”, ressalta a secretária de Estado de Administração, Alice Viana.

Mais de dois milhões de pessoas em todo o estado já foram atendidas pelas cinco unidades de prestação de serviços integrados em cidadania, em Belém, Santarém e Marabá. "Nós, agora, estamos expandindo essa prestação de serviços para Parauapebas e ampliando cada vez mais esse acesso à cidadania. Esse é o objetivo do governador Simão Jatene e da Secretaria de Administração: a população ser atendida com respeito, economizando tempo e dinheiro e tendo acesso ao mesmo tempo a todos os serviços públicos que o estado pode ofertar”, reitera a titular da Sead.

Cheque Moradia

Durante as comemorações pelos cinco anos da Estação Cidadania de Santarém, a Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) realizou a entrega de 32 Cheques Moradia, de primeira e segunda etapas, oferecendo mais dignidade a cidadãos em vulnerabilidade social, cadastrados em programas sociais, portadores de necessidades especiais, entre outros.

O Cheque Moradia é uma política social de acesso à moradia digna nos municípios do estado. Por meio dele, são beneficiados servidores públicos e famílias de baixa renda, que sejam consideradas como de vulnerabilidade social. Seu atendimento é feito apenas às famílias cujo rendimento bruto não ultrapasse três salários mínimos.

Microcrédito

A festa seguiu com mais uma liberação de microcrédito do programa CredCidadão. Ao todo foram 127 micro e pequenos empreendedores beneficiados, totalizando R$ 423.500,00 em recursos. De acordo com a diretora geral do CredCidadão, Tetê Santos, a maioria dos empreendedores retornaram e conseguiram novos empréstimos. “Isso prova o compromisso e a seriedade do empreendedor santareno. Esse é um programa que quem ganha é o dono do negócio, mas também os municípios e o estado do Pará”, disse.

Detran

As comemorações seguiram com a assinatura do Termo de Cooperação entre a Secretaria de Administração e o Detran, representando a expansão do serviços do órgão na unidade. A partir do mês de setembro, o Detran disponibilizará à população emissão da Carteira Nacional de Habilitação, com coleta biométrica, prova de legislação on-line, além dos serviços já disponíveis: licenciamento de veículos e primeiro emplacamento.

Pará Rural

A novidade ficou por conta da implantação do Núcleo de Gerenciamento do programa Pará Rural dentro da unidade. O Pará Rural é um programa do Governo do Estado para fomentar a produção do pequeno agricultor, em diferentes segmentos: plantio de hortaliças, criação de animais, como avicultura e psicultura, entre outros.

De acordo com o gerente regional do Programa, Valdo Gaspar, o núcleo no Baixo Amazonas vai trabalhar junto com Associações de Produtores e Cooperativas em todos os municípios. O programa auxiliará os produtores na elaboração de projetos, por meio de técnicos que irão percorrer comunidades rurais na área de abrangência regional do programa.

Serviço:

A Estação Cidadania de Santarém funciona de segunda a sexta feira, de 8h às 14h. O agendamento diário de serviços é realizado por meio de distribuição de senhas. Endereço: Avenida Rui Barbosa, S/N - Bairro Prainha.

Texto: Samuel Alvarenga
Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário