segunda-feira, 18 de setembro de 2017

PREFEITO NÉLIO AGUIAR, INAUGUROU UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NA COMUNIDADE DA BOCA DE CIMA DO ARITAPERA, QUE VAI BENEFICIAR MILHARES DE RIBEIRINHOS DAQUELA REGIÃO

Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da 
boca de cima da comunidade do Aritapera

A comunidade Boca de Cima (região do Aritapera), recebeu na sexta-feira (15) uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Esta é a segunda obra na área da saúde inaugurada pela Prefeitura de Santarém em apenas nove meses de mandato do prefeito Nélio Aguiar. A iniciativa demonstra o compromisso em promover saúde com dignidade não apenas na área urbana, mas também nas regiões de planalto e rios.

A Unidade era um sonho antigo dos comunitários. Com estrutura em madeira de lei, foi construída em uma área de 143,42m² com recurso do tesouro. O local também foi contemplado com escada, rampa de acesso e piso elevado que é característica de construção na região de Várzea, além de possuir varanda, salas de recepção, espera e vacina, consultório de enfermagem, farmácia, arquivo, copa, depósito para material de limpeza e dois banheiros.

Para o prefeito Nélio Aguiar, levar saúde com dignidade às pessoas de toda a região é um sonho que se realiza a cada inauguração. "Compartilho com a felicidade de cada pessoa aqui presente, porque sei que era é um sonho, que eles precisaram esperar mais de vinte anos para ver realizado. A Unidade Básica de Saúde é um grande pilar para o fortalecimento da Atenção Básica do Município, e nós estamos inclusive, conversando com a diretoria da Atenção Básica do Ministério da Saúde para estudar a possibilidade de implantar em Santarém a Estratégia Saúde da Família Ribeirinha, que é uma nova modalidade do Ministério", ressaltou o Nélio.

O secretário de Saúde, Edson Ferreira Filho, ressalta a alegria em fazer parte de um projeto que prioriza a saúde pública. "Assim como o nosso prefeito, eu também estou feliz em participar deste projeto e ter a oportunidade de entregar hoje uma Unidade Básica de Saúde equipada e com profissionais qualificados. Acreditamos que a Estratégia de Saúde da Família é a principal porta de entrada do cidadão na rede pública de saúde. As equipes que vão atender na UBS estão preparadas para desenvolver um trabalho com responsabilidade e compromisso para proporcionar mais qualidade de vida para quem precisar dos serviços de saúde", cncluiu o secretário.

A região do Aritapera agrega 14 comunidades e contava apenas com um posto de saúde. A partir de agora este posto passa para a categoria de Unidade Básica de Saúde (UBS) e deve atender mais de 1000 pessoas (360 famílias) com novos serviços: consulta de enfermagem; preventivo do câncer de colo do útero (PCCU); vacina; curativos; aferição de pressão arterial e glicemia; dispensação de medicamentos e visita domiciliar. Além disso, os usuários poderão contar com os programas desenvolvidos pela Semsa como pré-natal, Crescimento e Desenvolvimento (CD), hiperdia, planejamento familiar e saúde mental.

O presidente da comunidade da Boca de Cima do Aritapera, Maximiano da Silva Sousa comemorou: "todos nós desta comunidade e das comunidades que também serão atendidas aqui na nossa UBS, estamos de parabéns. Nós trabalhamos muito para conquistar esta obra, nós estávamos esperando há 26 anos, e graças a Deus hoje nós estamos inaugurando".

A nova Unidade Básica de Saúde tem uma equipe formada por oito profissionais, sendo uma enfermeira, dois técnicos em enfermagem, um auxiliar administrativo, um servente, um ACS e dois vigias, que juntos irão atender as demandas da comunidade.









Antigo posto de saúde

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário