quarta-feira, 18 de outubro de 2017

É DE SANTARÉM O PRIMEIRO LUGAR. PROFESSORA ADRIANE GISELE, DO CEMEI DO BAIRRO DE SANTANA, VENCE FASE ESTADUAL DO PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL

Com o 1º lugar conquistado na fase estadual, Adriane agora concorre com projetos dos estados de Tocantins e Amazonas, na etapa regional, que deve ter o 
resultado conhecido no dia 31 de outubro

A educação infantil da rede municipal de ensino de Santarém está em festa com o 1º lugar conquistado pela professora Adriane Gisele Sá Menezes, na fase estadual do Prêmio Professores do Brasil, categoria Creche. Ao todo, 486 projetos foram inscritos em todo o Estado.

Incentivada pela coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil José Procópio (Santana), Aldeísa Marques, e pela pedagoga da unidade, Paula Ferreira, a professora Adriane acreditou no seu sonho e se inscreveu no Prêmio com o projeto: A relação dos recursos hídricos com as lendas folclóricas amazônicas: na infância se produz conhecimento.

De acordo com Adriane, a ideia de escrever um relato de experiência sobre conservação e o uso consciente da água partiu da forte ligação que as lendas amazônicas têm com a água, além da problemática da falta de água no bairro onde o Cemei está localizado. "Com isso, elaborou-se um projeto interdisciplinar que abordasse o folclore e a importância da água para nossas vidas, especialmente na rotina das crianças na Creche e de que forma poderíamos amenizar a situação da falta de água através do projeto, introduzindo a questão cultural da nossa região", explicou.

Em Brasília, cumprindo agenda de trabalho, o prefeito Nélio Aguiar, recebeu com muita alegria a notícia da premiação da professora. "A gente fica muito feliz. Esse ano, são vários prêmios obtidos por alunos, professores e Umeis. Isso demostra que nós estamos no caminho certo, demonstra o compromisso do governo, da nossa equipe e também dos nossos servidores com a educação no município de Santarém. Nós estamos buscando melhorar ainda mais o nosso Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - e trabalhar também a qualidade de ensino no nosso município, inclusive buscando parcerias com o Instituto Airton Senna, para que a evasão escolar no município chegue a zero e para alfabetizar as crianças na idade certa", declarou.

A coordenadora da Educação Infantil, Alyne Rodrigues destacou que a educação infantil é base e que o prêmio vem como reconhecimento a todo esforço que é empregado pelos profissionais que trabalham a educação das crianças na rede municipal. "Nós enquanto coordenação, incentivamos todos os espaços, todas as Umeis, que o trabalho seja desenvolvido com ética e responsabilidade. Então um prêmio como esse é muito gratificante".

No Cemei Santana, orgulho é a palavra que define toda a equipe que trabalha com a professora Adriane. "Nós estamos muito orgulhosos da professora e da equipe no geral, porque todos apoiaram. Todos acreditaram que os sonhos são possíveis e a prova está aí. Ainda existem mais etapas e o sonho continua vivo", frisou a coordenadora do Cemei, Aldeísa Marques.

Com o 1º lugar conquistado na fase estadual, Adriane agora concorre com projetos dos estados de Tocantins e Amazonas, na etapa regional, que deve ter o resultado conhecido no dia 31 de outubro.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Professores do Brasil – 2017 está na 10ª edição. É uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Em 2017, premia seis categorias: Creche, Pré-Escola, Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º ano, 4º e 5º ano (anos iniciais), 6º ao 9º ano (anos finais) e ensino médio.

Tem como objetivos: reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil; valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações; estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação; oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais; dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.

No dia 6 de dezembro de 2017, será realizada a cerimônia de premiação da 10ª Edição do Prêmio Professores do Brasil, na Praça das Artes, na cidade de São Paulo. Nesta data conheceremos os 6 vencedores nacionais desta edição.

PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário