segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

SEMMA PARTICIPOU DE OPERAÇÕES DE COMBATE À POLUIÇÃO SONORA NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA EM SANTARÉM. O COMBATE É CONTRA DONOS DE SONS AUTOMOTIVOS QUE ABUSAM DO BARULHO E INCOMODAM MORADORES. ELES TERÃO O EQUIPAMENTOS APREENDIDOS E PODERÃO SER MULTADOS EM ATÉ R$ 245 MIL

Semma junto com a PM fiscalizou a Orla da Cidade

Em combate à poluição sonora, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) da Prefeitura de Santarém participou neste fim de semana, das operações de segurança comandadas pelo 3º Batalhão da Polícia Militar.

As fiscalizações também contaram com a parceria do Corpo de Bombeiros, Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).

Durante as ações, não houve registro de poluição sonora, mas os fiscais da Semma orientaram a população a evitar o volume de som acima do permitido.

A Semma ressalta que os donos de sons automotivos que abusarem do barulho, incomodando moradores, serão notificados, terão os equipamentos apreendidos e poderão pagar multa de até R$ 245 mil.

Para reclamações, a Semma deixa à disposição o número 3522-5452, com atendimentos de 8h às 14h, ou o denunciante pode comparecer à sede do órgão, localizado na Av. Silva Jardim, entre as avenidas São Sebastião e Rui Barbosa, nº 370, bairro Aldeia.

Júlio César Guimarães – assessor de comunicação/Semma

EM 3 ANOS, CENTRO POP ABORDOU 2 MIL MORADORES DE RUA EM SANTARÉM. DOIS GRANDES CONHECIDOS DA POPULAÇÃO SANTARENA MUDARAM DE VIDA: "MARIA BATALHÃO E BARBA DE OURO". PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM PARTE DESTE LINDO TRABALHO SOCIAL

Maria Batalhão e Barba de Ouro mudaram de vida após a implantação do Centro Pop em Santarém

O Centro de Referência Especializado para Atendimento à População em Situação de Rua, o Centro Pop Dom Lino Vombommel, ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), completa 3 anos nesta terça-feira (31). Durante esse período, foram feitas 2.383 abordagens em rua. Seiscentas e uma pessoas foram cadastradas.

Contando com uma equipe de 16 pessoas, incluindo técnicos, psicólogos, assistente social, educador e pedagogo, o equipamento ofereceu alimentação, atendimentos psicológicos, educativos, além de serviços de saúde, cidadania e lazer, por meio de parcerias.

Das 601 pessoas cadastradas no Centro Pop, 11 foram incluídas no programa do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”, 97 registradas no CadÚnico, 104 retomaram os estudos, 119 voltaram ao convívio familiar e 190 foram inseridas no mercado de trabalho.

A coordenadora do Centro Pop Bernadete Matias explica que muitas pessoas não eram de Santarém. “Passaram aqui buscando atendimento. Uma grande parte dessas pessoas é de migrantes, pessoas que circulam pela cidade, não são daqui e nem ficam aqui. Santarém é uma cidade que tem essa característica”.

O equipamento representa um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. O Centro Pop proporciona vivências para o alcance da autonomia, estimulando a organização, mobilização e participação social. Funciona num local de fácil acesso e acolhe de forma adequada os usuários. O ambiente físico é acolhedor e disponibiliza um espaço para realização de atendimentos individuais, familiares e em grupo, em condições de sigilo e privacidade. O equipamento também promove o acesso a espaços de guarda pertences, de higiene pessoal, alimentação e provisão de documentos. E ainda, o usuário pode usar o endereço do Centro Pop como referência.

O local possui duas salas de atendimento especializado, cautelaria, dois quartos de descanso, lavanderia, refeitório, área para realização de encontros e oficinas, cozinha, área externa para atividades, biblioteca com aproximadamente 1 mil livros. “É uma casa. É o que a gente procura mostrar. Eles também participam do cuidado com o espaço, da organização, manutenção. Procuramos a proposição de fortalecimento de vínculos, reconstrução da humanidade e desse projeto de saída de rua”, destacou Bernadete.

Uma programação para comemorar o aniversário do equipamento público será realizado na manhã desta terça-feira. “Junto com nossos usuários, estaremos aqui comemorando. Estaremos aqui com ciranda de artes, a banda do IFPA, e o grupo de dança Mistura de Carimbó, abrilhantando nossa festa”, concluiu a coordenadora.

O evento em comemoração ao aniversário do espaço inicia às 9h30. O Centro Pop fica na Travessa Moraes Sarmento, entre avenidas Presidente Vargas e Marechal Rondon, no bairro Santa Clara.

João Machado – assessor de comunicação da Prefeitura de Santarém

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

VEREADOR ALYSON PONTES USOU A TRIBUNA DO POVO NA SESSÃO DE HOJE NA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM, E DISSE QUE ESTÁ ESTUDANDO E VAI ELABORAR UM PROJETO DE LEI PARA SER FEITA A REGULARIZAÇÃO DOS TERRENOS, O ACESSO A LINHA DE CRÉDITO, ENTRE OUTROS AS FAMÍLIAS QUE MORAM EM OCUPAÇÕES. "NÓS TEMOS QUE DAR LEGALIDADE A ESSAS PESSOAS PARA QUE PROBLEMAS SOCIAIS COMO A QUESTÃO DA CRIMINALIDADE, ASSALTOS, TRÁFICOS DE DROGAS POSSAM SER CONTIDOS". ENFATIZOU O VEREADOR

Vereador Alysson Pontes

O déficit habitacional e o surgimento de bairros provenientes de ocupações desordenadas foram o foco do pronunciamento do vereador Alysson Pontes (PSD), durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 25/01. De acordo com o parlamentar, a migração de pessoas do interior do Estado e até de outras regiões do Brasil têm contribuído para essa questão, o que requer uma atenção especial. “Hoje as invasões permeiam os bairros periféricos de Santarém. Poder Executivo e Legislativo têm que se juntar para regularizar a situação dessas pessoas que querem uma habitação digna, conforme os preceitos constitucionais”, ressalva.

A preocupação de Pontes é com os problemas que podem surgir decorrentes dessa situação. “Nós temos que dar legalidade a essas pessoas para que problemas sociais como a questão da criminalidade, assaltos, tráfico de drogas possam ser contidos”, enfatiza.

O vereador pretende apresentar um projeto de lei na Casa para ser feita a regularização das famílias que moram nessas ocupações. “Eu estou pensando e estudando um projeto de lei para que possamos conceder a essas pessoas que se encontram marginalizadas, a regularização dos terrenos, o acesso a linha de crédito, entre outros benefícios”.

Ascom - Câmara Municipal de Santarém

CONFIRMADO DIA 11 DE FEVEREIRO O SEMINÁRIO COM O PASTOR CLÁUDIO DUARTE NO RIO TAPAJÓS SHOPPING

Confirmada para fevereiro, a chegada do Pastor Cheio de Graça Cláudio Duarte no Rio Tapajós Shopping!

O religioso Pastor Claudio Duarte conquistou seus fiéis evangélicos através de cultos simples e bem humorados. Utilizando-se de termos comuns e falando sempre de forma engraçada sobre temas bastante polêmicos, o pastor fidelizou seus seguidores e se destacou entre outros fortes nomes vinculados à religião.

O religioso que arrasta multidões por onde passa é admirado por cristãos, não só evangélicos, mas também católicos; isso pela forma como explana a Palavra de Deus, inserindo de maneira bem humorada, as escrituras milenares no cotidiano atual. 

Santarém poderá atestar “in loco” o dom da palavra, do Pr. Cheio de Graça Cláudio Duarte no próximo dia 11 de fevereiro (sábado), a partir das 18h00 no Rio Tapajós Shopping.

Rio Tapajós Shopping - Completa Você!

Marlison de Castro, assessor de comunicação

EM APENAS 4 MESES, 32 DETENTOS FUGIRAM DA CENTRAL DE TRIAGEM E PRESÍDIO DE CUCURUNÃ EM SANTARÉM

Situação das celas foram denunciadas 
por familiares dos detentos

Em quatro meses, 32 detentos conseguiram escapar da Penitenciaria Agrícola Sílvio Hall de Moura, na vila de Cucurunã, em Santarém. Os números são de um levantamento feito pelo G1, com base em dados informados pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) entre outubro de 2016 e 22 de janeiro deste ano, data da última fuga na casa penal. Até agora, apenas três foram recapturados.

Parte das fugas revela situações semelhantes, em que os presos cavam túneis, serram grades, escalam telhados e até escapam pulado o muro da unidade prisional. Os presos também provocam curto circuito na rede elétrica para dificultar a visibilidade por parte dos agentes penitenciários, facilitando a fuga, segundo a polícia. A situação do presídio revela a crise no sistema carcerário no estado e no país, conforme a OAB.

No dia 5 de outubro de 2016, 13 detentos fugiram por um túnel após causarem a interrupção no fornecimento de energia. Mais 14 presos conseguiram escapar no dia 19 de dezembro por um túnel entre os pavilhões. Ainda em dezembro, outro detento conseguiu escapar. Em janeiro de 2017 foram duas fugas. No dia 5, dois presos escaparam por um túnel e no dia 22, dois fugiram pelo muro após serrarem grades.

A Susipe chegou a informar em nota que não há indícios de facilitação de fuga por parte dos agentes penitenciários e que toda a equipe de plantão é encaminhada a prestar depoimento na delegacia do município. Todos os casos são apurados após sindicância administrativa aberta pela Corregedoria. Ainda segundo a Susipe, quando ocorre fuga, os pavilhões passam por revista estrutural e a segurança é reforçada.

Além das fugas, outra situação agravante no presídio de Santarém é a superlotação e as más condições do prédio, que tem preocupado os familiares de detentos. O prédio foi construído em 1996 e tem capacidade para 360 presos e atualmente possui pouco mais de 700, bem acima da capacidade. Em dezembro de 2016, parte do teto de um dos pavilhões desabou e duas pessoas ficaram feridas.

Os registros de mortes dentro do presídio também têm preocupado as autoridades de segurança e os familiares de presos. Em dezembro de 2016, três detentos foram mortos no presídio por grupos rivais, segundo a polícia. Um deles chegou a ser decapitado pelos detentos. O coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre Valdir Silveira, esteve no presídio, ouviu relatos de familiares e acompanhou a situação dos presos.

Diante de um dos maiores massacres da história das cadeias brasileiras, ocorrido no presídio de Manaus (AM), a preocupação das autoridades de segurança é com a ocorrência de novas rebeliões e fugas de detentos. O Grupamento Tático Operacional (GTO), da Polícia Militar (PM), passou a monitorar por 24h a penitenciária para prevenir ocorrências e revistas estão sendo feitas em todas as celas da unidade.

JK com informações do G1

COM O APOIO DO MINISTRO HELDER BARBALHO, PARÁ VAI ABRIGAR PRIMEIRA FÁBRICA DE SUCO DE LARANJA DO NORTE DO PAÍS. O EMPREENDIMENTO JÁ COMEÇOU A SER CONSTRUÍDO E VAI GERAR MAIS DE 100 MIL EMPREGOS

O financiamento no valor de mais de R$ 16 milhões 
foi garantido através do FNO

Pela primeira vez na história o Pará terá sua primeira fábrica de suco de laranja. O financiamento foi aprovado no dia 13 de janeiro, pelo Banco da Amazônia (Basa). O empreendimento já começou a ser construído pelos próprios investidores na cidade de Capitão Poço, nordeste do estado, e deve gerar mais de 100 mil empregos, dentro da unidade industrial, e mais de mil empregos na região.

Segundo o diretor comercial do Basa, Luiz Sampaio, o financiamento no valor de mais de R$ 16 milhões, foi apoiado pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e garantido através de recursos provenientes Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). A assinatura de contrato com a Citropar - empresa responsável - deve acontecer já nas próximas semanas. “Este é o período que a empresa tem para organizar toda a documentação necessária que vai permitir a construção do contrato final”, disse o diretor.

Sampaio explicou ainda que o Basa esteve envolvido diretamente para que ocorresse a aprovação do financiamento, que terá contrapartida de 10% da Citropar. “Realizamos diversas visitas in loco, sobrevoamos também as áreas para conhecer melhor as plantações. Será um processo de verticalização pura, ou seja, vai beneficiar tanto a empresa quanto os produtores que ficam no entorno e o financiamento”.

A laranja chegou na década de 70, na cidade Capitão Poço, que atualmente se tornou a maior produtora da fruta no estado. O novo ciclo iniciou em 2010 com a reativação da Citropar, que hoje concentra a maior parte da produção de laranja na região Norte, possuindo mais de 2 milhões de pés de laranja e limão. Por enquanto, 90% de toda a produção é distribuída para 11 Estados, a maioria da região Norte e Nordeste, chegando ainda a exportar para países da Europa.

O citricultor paulistano, Júnior Zamperlini, responsável pela empresa, afirmou que possui outras plantações no estado de São Paulo e que foram atraídos para o Pará devido o baixo índice de pragas, mas que hoje a produtividade no estado é maior com relação a São Paulo. “Este financiamento é, sem dúvida, um benefício que chega não só para a nossa empresa, mas também para todo o Pará”, disse Zamperlini.

O empresário ressaltou ainda a importância de ter um ministro paraense no Ministério da Integração Nacional, que segundo ele, foi fundamental para que a proposta fosse aprovada. “Tenho a certeza que a presença do ministro Helder Barbalho na pasta com toda sua dedicação e apoio incisivo, é o que está fazendo a diferença para o desenvolvimento de diversas áreas do estado. Eu só tenho a agradecer por hoje ter a oportunidade de concluir a construção da fábrica”.

O ministro Helder destacou mais uma vez o trabalho que vem sendo realizado pelo Banco da Amazônia para facilitar e desburocratizar a análise de projetos do FNO e tornar o Fundo mais acessível aos investidores. “Esta é mais uma excelente notícia que chega para nos mostrar que é possível enxergar um novo horizonte de investimentos, que possibilita a geração de emprego e renda e mais competitividade à economia do Estado”, finalizou o ministro.

Ascom - Ministério da Integração Nacional

RÉU FORAGIDO "MESSIAS CUNHA MIRANDA", É CONDENADO HÁ 14 ANOS DE PRISÃO EM REGIME FECHADO POR MATAR VIZINHO QUE CAUSOU SUA SEPARAÇÃO EM 2002, NO PRIMEIRO JÚRI DO ANO COMANDADO PELO JUIZ GABRIEL VELOSO

Juiz Gabriel Veloso

A primeira sentença de 2017, do Tribunal do Júri da Comarca de Santarém, saiu agora à tarde e condenou o réu MESSIAS CUNHA MIRANDA, há 14 anos de reclusão em Regime Fechado. Mandado de prisão foi expedido para capturar o réu, que é foragido há 15 anos.

O juiz Gabriel Veloso de Araújo acatou a decisão da maioria dos sete jurados que condenou o réu pelo crime de homicídio qualificado. O Ministério Público foi representado pelo promotor Renato Bellini e a Defensoria Pública pelo defensor Plínio Tsuji Barros. 

Boato mortal – Segunda a acusação do MP, Messias discutiu com a vítima, Waldecy Pereira dos Reis, numa noite de terça-feira (02/07/2002) em razão desta ter comentado com a companheira do réu que ele estaria fumando maconha, o que teria causado a separação do casal. Waldecy confirmou que falou isso à mulher dele e prontamente Messias aplicou-lhe uma facada na região mamária esquerda, que ocasionou sua morte e em seguida fugiu. O crime foi tipificado como qualificado porque ter sido cometido por motivo torpe. A defesa vai recorrer da sentença.

O próximo júri acontecerá na quinta-feira (26/01), quando Manoel Adson Pinto Ferreira, será julgado pelo crime de homicídio duplamente qualificado contra Francisco Celino de Oliveira Ferreira, fato ocorrido em 28/05/2005.

Jota Ninos, Analista Judiciário

VEREADOR RONAN LIBERAL JUNIOR, USOU A TRIBUNA DO POVO NA MANHÃ DE ONTEM PARA SOLICITAR MANUTENÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO COM A PA-370 (RODOVIA SANTARÉM CURUÁ-UNA)

Vereador Ronan liberal Junior

A PA-370, também conhecida como Santarém Curuá-Una, é uma rodovia estadual que liga o centro urbano de Santarém à usina hidrelétrica Curuá-Una. Fundamental para o acesso a comunidades e municípios, a rodovia foi o tema do pronunciamento do vereador Ronan Liberal Júnior, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 24/01. Um requerimento de autoria do peemedebista cobrou providências. 

“Solicitamos ao Governo do Estado, através da secretaria competente, a manutenção e atenção com relação à rodovia, que é de suma importância para Santarém; para os comunitários”, enfatiza.

Com extensão de aproximadamente 70 km, a PA foi repavimentada pela última vez em 2008. Segundo Ronan Liberal, que já havia observado as condições da rodovia na legislatura anterior, os problemas existentes têm afetado diretamente o escoamento da produção e abastecimento, além de colocar em risco a vida de quem trafega pela rodovia. “Infelizmente hoje ela [a PA 370] se esbarra no descaso: buracos, falta de sinalização e lombadas sem sinalização. Diversos acidentes, inclusive com mortes já aconteceram na via”, ressalta.

ASCOM- Gabinete Vereador Ronan Jr.

ESSE É HONESTO. TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS APROVA CONTAS REFERENTE AO EXERCÍCIO DE 2014 DO EX-PREFEITO ALEXANDRE VON

Ex-prefeito Alexandre Von

O pleno do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) aprovou as contas de governo, referentes ao exercício de 2014, do ex-prefeito Alexandre Von. O Tribunal decidiu que as contas de governo de Von reúnem condições de receber parecer pela sua regularidade. "Valendo destacar que, conforme constatação do Órgão Técnico, estão refletindo de forma fidedigna a execução orçamentária e financeira do Município", diz o Parecer.

O Parecer do órgão, referendando as contas de governo do ex-prefeito, recomenda à Câmara Municipal de Santarém que aprove as contas atuais de governo do exercício de 2014 da Prefeitura, sob responsabilidade de Alexandre Von, nos termos do artigo 25 da Lei Complementar nº 84/2012.

Além das contas de governo, o TCM também aprovou oito contas de gestão, relativas ao exercício de 2014: quatro votadas no dia 19/01, referentes às gestões das Secretarias Municipais de Cultura, Trabalho e Assistência Social, Meio Ambiente e Núcleo de Gerenciamento de Obras Especiais, e outras quatro na sessão desta terça feira, 24/01, referentes às gestões do Fundo Municipal de Assistência Social, Fundo Municipal de Turismo, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e à Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer.

Assessoria de Imprensa
Alexandre Von

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

"ENSINO DE LIBRAS OBRIGATÓRIO PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO". ESSE É O PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO VEREADOR RONAN LIBERAl JUNIOR APRESENTADO ONTEM NA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL QUE VISA TORNAR SANTARÉM REFERÊNCIA EM INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO

Vereador Ronan Liberal Junior

Pensando em facilitar o processo de inclusão social e o acesso à educação para pessoas deficientes auditivas, o vereador Ronan Liberal Júnior apresentou um projeto de Lei que prevê a inserção da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como conteúdo obrigatório nos programas de formação continuada para profissionais do magistério, professores da Educação Infantil e demais profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Santarém. “Visto que hoje essa é uma pauta de inclusão importante, não só em nível de Santarém, como em nível de Brasil. os professores estarem cada vez mais se capacitando nesse contexto, para que haja uma inserção dessas pessoas que necessitam dessa educação diferenciada, e que elas possam compreender e ter um nível de aprendizado maior”, defende.

Projeto de Lei apresentado

Segundo o peemedebista, a educação inclusiva compreende a educação especial, dentro da escola regular e transforma educandário em um espaço para todos. “Durante muitos anos o deficiente auditivo teve seu processo educacional negado, pela falta de professores capacitados para atendê-lo”. O vereador observou que a inserção do ensino de Libras para professores e demais profissionais da educação da rede municipal de ensino já é uma realidade em algumas cidades do Brasil, tais como Londrina, Contagem, Fortaleza, Maceió, Vitória, Cuiabá.

Assegurar a todos a igualdade nas condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, é um principio que está em nossa Constituição desde 1988, mas que ainda não se tornou realidade para milhares de crianças e jovens que apresentam necessidades educacionais especiais. A falta de um apoio pedagógico a essas necessidades especiais pode fazer com que essas crianças e adolescentes não estejam na escola.

Para fazer a inclusão de verdade e garantir aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores para receberem as crianças com Necessidades Educacionais Especiais.

Ascom - Vereador Ronan Liberal Jr.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

FISCALIZAÇÃO DA SEMMA CHEGA DE SURPRESA E RESGATA 15 GALOS EM RINHA NA TARDE DE ONTEM NO BAIRRO DA ÁREA VERDE EM SANTARÉM. ENVOLVIDOS FORAM AUTUADOS POR MAUS-TRATOS E MULTA PARA CULPADOS PODE CHEGAR A R$ 7 MIL REAIS. OS ANIMAIS FORAM LEVADOS PARA CUIDADOS NO ZOOFIT

Ao todo 15 Galos de briga foram resgatados

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), após ser acionada pela Polícia Militar (PM), notificou 14 pessoas que estavam realizando rinha de galo no bairro Área Verde na noite de domingo (22). Ao todo, 15 aves foram resgatadas.

Segundo o chefe de fiscalizações da Semma, Arlen Lemos, além dos galos, foram apreendidos no local celulares, balança, uma caixa de som amplificada que servia para a narração das lutas e uma bolsa que continha anabolizantes, esporões artificiais, seringas e anti-inflamatórios.

“Vamos dar entrada nos procedimentos administrativos e essas pessoas devem comparecer à Semma. Em seguida, encaminharemos o caso para o Ministério Público e serão autuadas, podendo levar multas que variam entre R$ 500 a R$ 7mil cada indivíduo”, informou Lemos.

Devido estarem sendo vítimas de maus-tratos, os animais receberão avaliação veterinária e serão encaminhados para cuidados no ZooFit.

Os envolvidos serão autuados por maus-tratos a animais, seguindo a Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, artigo Art. 32, que dispõe sobre a prática do ato de abuso, maus-tratos, ferimentos ou mutilação de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.




Júlio César Guimarães – Assessor de imprensa da Semma

VEREADOR DAYAN SERIQUE USOU A TRBUNA DO POVO NA SESSÃO DA CÂMARA NA MANHÃ DE HOJE PARA CRITICAR O FECHAMENTO DE ESCOLAS E O NÃO PAGAMENTO DO PISO NACIONAL DOS PROFESSORES PELA SEDUC

Vereador Dayan Serique

O vereador Dayan Serique (PPS) usou a tribuna da Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (23), para criticar a postura da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) que fechou 65 escolas, além de não realizar o pagamento do Piso Nacional dos Professores neste início de ano.

“Em um só ato, a Seduc fechou 65 escolas com uma canetada. Isso mostra o descaso e a falta de investimento que o Governo do estado trata a educação. Para ele, educação não é investimento, é despesa. Então, para eles, melhor fechar quantas for possível”, criticou o parlamentar.

O vereador acrescentou que o Governo do Estado também não paga o Piso Nacional dos professores desde o ano passado. “E a justiça é conivente. O Governo do estado não paga o Piso e quando os professores entram em greve são punidos”, protestou o vereador.

Dayan Serique lembrou ainda do atraso na entrega da Escola Tecnológica, às margens da avenida Fernando Guilhon. “Mais um exemplo do descaso com a nossa educação. Ali, jovens deveriam estar sendo capacitados em cursos técnicos, mas, tornou-se um motivo de vergonha para os santarenos”, disparou Serique.

O líder do PPS colocou como exemplo o prefeito Nélio Aguiar, que vai efetuar o pagamento do Piso Nacional dos professores em 2017. “Uma notícia boa e que tranquiliza o professor e professora, que passam a ser valorizados na rede pública municipal. Em números preliminares já supera o valor de 500 mil reais em comparação à folha de pagamento anterior. Demonstra compromisso com a Educação e valorização dos profissionais”, finalizou Serique.

Ascom/Gabinete

A CASA CAIU PARA O TRAFICANTE METIDO A PLAYBOY EM SANTARÉM. COM AJUDA DO SERVIÇO RESERVADO DA PM, POLICIAIS MILITARES PRENDEM EM FLAGRANTE O TRAFICANTE JEFFERSSON HUGO - VULGO HUGUINHO, COMERCIALIZANDO DROGA NA NOITE DE ONTEM EM VÁRIAS FESTAS DA CIDADE

Huguinho caiu nas garras da 
polícia comercializando droga

Na madrugada de hoje por volta das 00:49 hs, foi preso pelos agentes do SERVIÇO RESERVADO da Policia Militar do 3° BPM, juntamente com o apoio da VTR 0305 comandada pelo Sgt Pm Calandrinho, auxiliado pelo Cb Pm Ávila, o nacional Jeffesson Hugo Lima Furtado, vulgo "Huguinho", residente na Rua Santos Dumont esquina com a Av. Rosa Passos, N° 2065, Bairro Santíssimo. O nacional preso citado já vinha sendo monitorado pelos agentes do Serviço Reservado através de denúncias onde o vulgo "Huguinho" estava comercializando entorpecentes nas mediações da Sede de Futebol Norte Clube, em um carro tipo Fiesta, cor Prata, Placa JXW 6558. E hoje dia (23), foram feitas campanas sendo que o elemento preso foi observado se direcionando ao Clube citado, mas o mesmo não estacionou, vindo a ser acompanhado pelo Agentes do SERVIÇO RESERVADO em direção da Rua Marechal Rondon em frente ao Colégio Estadual Alvaro Adolfo da Silveira, onde havia uma festa de Pagode em via pública, os Agentes da Policia Militar citados fizeram campanas observando que o citado nacional preso estava comercializando no local, foi acionada o apoio da VTR 0305, onde o nacional preso saiu em seu veículo e foi abordado na Rua Marabá esquina com a Trav. Dom Amando, foram feitas as buscas no interior do veiculo e encontrado debaixo do carpete 09 (nove) trouxas de um pó aparentando ser Cocaína e no bolso da calça do mesmo a quantia em dinheiro de R$ 855,00 (Oito Centos e Cinquenta e Cinco Reais), os Agentes e a guarnição da VTR O305 e o Comandante da Zona Leste, dirigiram-se até a residência acima citado do vulgo "Huguinho", e na mesma foi encontrado dentro de uma caixa de sapato mais 07 trouxas de pó aparentando ser Cocaina, o material de mistura e embalagem sendo um vasilhame de fermento em pó, crivo, colher, tesoura, linha, e sacolas, todo o material foi conduzido juntamente com o vulgo "Huguinho" e apresentado para o Delegado de Plantão Henrique Boa Morte.

JK

domingo, 22 de janeiro de 2017

DEPUTADO CHAPADINHA PARTICIPA DE ENCONTRO EM BELÉM COM O CANDIDATO A RELEIÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DO CONGRESSO NACIONAL

Chapadinha em reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a deputada Elcione e o 
ministro Helder Barbalho

Rodrigo Maia (DEM-RJ) veio ao Pará em busca de apoio. Ele é candidato a reeleição à Câmara Federal, para o biênio 2017/2018, juntamente com a deputada paraense Elcione Barbalho (PMDB-PA), que disputa a vice-presidência. 

O encontro reuniu lideranças do Pará, entre elas o representante do oeste paraense, Francisco Chapadinha (PTN-PA) e, também, contou com a participação do Ministro da Integração, Helder Barbalho (PMDB). 

Para Francisco Chapadinha, a expectativa é que com a vitória de Rodrigo Maia, o Pará fique cada vez mais fortalecido, principalmente na área econômica, com a geração de emprego e renda, por exemplo. 

O parlamentar reafirmou o compromisso com o candidato Rodrigo Maia e aproveitou para pedir mais empenho na aprovação de emendas para a região, a fim de atender demandas, principalmente nos setores da saúde, educação e infraestrutura. 

Recebeu de Maia sinalização positiva para ajudar no desenvolvimento dos municípios do oeste do Pará.

Assessoria de Imprensa

VIROU A CASA DA MÃE JOANA, PRESOS FOGEM NA HORA QUE QUEREM. MAIS DOIS FUGIRAM NA MADRUGADA DE HOJE APÓS SERRAREM AS GRADES DO PRESÍDIO DE CUCURUNÃ EM SANTARÉM

Mais dois conseguiram fugir do presídio de 
Cucurunã em santarém

Dois detentos escaparam da Penitenciária Agrícola Sílvio Hall de Moura, em Santarém nesta madrugada. De acordo com informações prestadas à polícia por um agente penitenciário, a fuga foi registrada por volta de 00h50 deste domingo (22), depois que presos causaram a falta de luz no presídio devido a um curto circuito provocado pelo arremesso de uma corrente de moto na rede elétrica.

Ainda segundo informações do agente penitenciário, os presos serraram a gradem subiram no telhado e pularam o muro em direção a área de mata. Agentes prisionais e a Polícia Militar foi acionada no mesmo instante, mas não conseguiram capturar os detentos. Luciano Silva dos Santos e Max Ferreira de Oliveira estavam na cela de passagem, conhecida como “chapão”.

JK com informações do G1

BANHISTA ACIONA O BLOG PARA RECLAMAR DO ABUSO DAS BALSINHAS E LANCHAS QUE ATRACAM NA ILHA DO AMOR EM ALTER DO CHÃO

Balsinhas e lanchas paradas na praia de Alter do Chão

Caro JK. Estou aqui pra fazer uma reclamação de abuso, eu e minha família estamos aqui em Alter do Chão, como visto nas fotos, essas balsinhas estão atracadas em plena praia, onde banhistas tiveram que sair para os barcos ficarem na beira da praia. Que eu saiba isso é proibido. Peço sua ajuda para mostrar esse abuso aqui em Alter do Chão.

Andreza Travassos - Via Facebook para o BLOG DO JK

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

EU SEMPRE ALERTO: "CUIDADO COM O QUE FALA NO WHATSAPP". APÓS SER DIFAMADA EM GRUPOS DE WHATSAPP, JOVEM GANHA NA JUSTIÇA INDENIZAÇÃO DE R$ 10 MIL REAIS POR TER A HONRA ABALADA

Jovem ganhou R$ 10 mil após ser ofendida

Ao se sentir vítima de difamação, uma jovem de 21 anos processou um amigo, de 28, que espalhou boatos sobre ela em um grupo de Whatsapp, e ganhou uma indenização de R$ 10 mil. A ação tramitou na 24ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Em decisão de 13 de janeiro, o desembargador Silvério da Silva afirmou que Vinícius* "abalou a honra" de Fabiana*, depois de analisar áudios e mensagens do aplicativo. A defesa do acusado tentou entrar com recurso, que foi negado pelo juiz. Condenado por difamação e danos morais, Vinícius diz que irá fazer o pagamento da indenização e que "tudo foi resolvido". 

No grupo de Whatsapp composto por 17 homens, Vinícius afirmava aos amigos que tinha relações sexuais com Fabiana e que havia tirado a virgindade da jovem. A vítima disse que o jovem era apenas amigo dela. "A gente nunca ficou e ele nunca demonstrou segundas intenções."

Segundo Fabiana, Vinícius dizia no grupo que o relacionamento dos dois era "proibido" e não deveria ser revelado aos amigos em comum. A jovem só ficou sabendo do teor das mensagens quando uma amiga passou a ter um relacionamento com um dos garotos do grupo de Whatsapp. "Eu me senti a pior pessoa do mundo, e [sentia] que todos estavam rindo por trás de mim", lembra.

"As mensagens chegaram a conhecimento de todos os círculos sociais da autora; e que observaram, pessoalmente ou por meio de outras pessoas, que a autora deixou de ir à faculdade e de sair de casa, após o abalo sofrido por ter sabido das mensagens difamatórias", aponta relatório do TJ.
Linguagem 'vulgar'

Na decisão judicial, o desembargador afirma que o conteúdo das provas continha linguagem "vulgar" e que Vinícius teria ofendido, inclusive, a mãe e a irmã de Fabiana. "Ele disse que viu minha irmã pelada e que minha mãe pegou a gente transando lá em casa", detalha a jovem.

Garotos que participavam do grupo de Whatsapp viraram testemunhas da vítima e confirmaram, em juízo, que os áudios e mensagens eram de autoria de Vinícius. Em sua defesa, ele afirma que "tudo foi forjado". 

"Aparentemente, e de maneira injustificada, o réu teve o intuito de prejudicar a reputação da autora. Não se demonstrou nos autos que autora e réu tenham tido algum relacionamento anterior, onde tenha restado mágoa ou ressentimento por parte do réu que o tenha levado a praticar tais atitudes", diz o desembargador, em decisão.
Vítima queria retratação

Antes de entrar com o processo, Fabiana diz que entrou em contato com a família de Vinícius para pedir que ele admitisse que havia espalhado os boatos. "A mãe dele disse que era tudo mentira o que os amigos dele estavam falando, e que não iria fazer nada".

Como Vinícius continuou com as difamações, Fabiana procurou um advogado seguindo a orientação da mãe que também foi atingida pelas mensagens.

"Eu não queria o dinheiro. Ele tinha que ser punido", afirma.

O valor da indenização foi estipulado pelo desembargador ao constatar as condições econômicas do autor e da vítima. Alexis Claudio Muñoz Palma, advogado de Fabiana, diz que está processando criminalmente Vinícius. "E certamente ele será punido", ele diz 

*Os nomes foram alterados a pedido dos entrevistados.

Fonte: UOL

COM O APOIO DO MINISTRO HELDER BARBALHO E DO DEPUTADO BETO SALAME, O ADVOGADO OSMANDO FIGUEIREDO ASSUME O COMANDO DO PARTIDO PROGRESSISTA (PP) EM SANTARÉM NO PRÓXIMO DOMINGO

Osmando assume o PP em Santarém com o aval do ministro Helder Barbalho e do deputado Beto Salame

O empresário e advogado Osmando Figueiredo, ex-presidente do PDT em Santarém, assume a partir de domingo, (22), o comando local e regional do PP.

O presidente da legenda no Pará, deputado federal Beto Salame, estará pessoalmente em Santarém para abonar a ficha de filiação do novo progressista, em ato público a ser realizado no plenário da Câmara de Vereadores.

O PP foi o partido com o pior desempenho nas eleições do ano passado no município. Osmando tem a missão de fazer o partido crescer em Santaré e região.

O BLOG DO JK deseja sucesso ao amigo Osmando Figueiredo.

JK

ASSALTANTES SE DERAM MAL AO TENTAREM ROUBAR MOTOTAXISTA CLANDESTINO NO BAIRRO DA CONQUISTA NA NOITE DE ONTEM EM SANTARÉM. ELES CAÍRAM DA MOTO E FORAM ESPANCADOS E SEGUROS POR POPULARES. UM ESTÁ NO HOSPITAL MUNICIPAL COM A BOCA QUEBRADA

Renan Vitalo Viana se deu mal ao assaltar mototaxista

Dois homens, suspeitos de terem assaltado um motoqueiro que atua no serviço clandestino de mototáxi, foram espancados por populares depois de roubarem a moto da vítima. Os bandidos estavam com uma faca e uma arma de brinquedo. O caso aconteceu no bairro Conquista, na Grande Área do Santarenzinho, em Santarém

Segundo a polícia, um assaltante deu parada ao mototaxista em um bairro da cidade e pediu para ser levado até o bairro Conquista, onde o comparsa já aguardava. Ao chegarem ao local, os bandidos renderam o mototaxista e anunciaram o assalto. Eles exigiram a moto e durante a fuga, caíram e foram agarrados por populares.

Eles ficaram vigiados no local até a chegada da polícia e depois foram levados ao Pronto Socorro Municipal com escoriações, algumas na face. A informação é de que uns dos assaltantes teve fratura nos dentes. Depois, a dupla foi levada a 16ª Seccional de Polícia Civil para prestar depoimento, onde o caso foi registrado pela vítima, que passa bem.

A polícia informou que os dois homens foram autuados em flagrante pelo crime de roubo, com base no art. 157 do Código Penal. Os preso devem ser levados ao Centro de Perícias Renato Chaves (CPC) para exame de corpo de delito e em seguida encaminhados a Penitenciária Agrícola Sílvio Hall de Moura na Vila de Cucurunã.

JK com informações do G1 e Henrique Marinho

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA FAZ VISITA AO RESIDENCIAL SALVAÇÃO PARA VER DE PERTO O ESTRAGO QUE A CHUVA DA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA FEZ

Parece que o secretário ficou 
preocupado com o que viu

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), visitou nesta quarta-feira (18), a área do Residencial Salvação, localizado na Avenida Fernando Guilhon. A vistoria foi motivada após algumas casas terem ficado alagadas com a forte chuva que caiu na noite de terça-feira (17), em Santarém.

A equipe técnica da Seminfra, formada por engenheiros civis foi ao local para identificar possíveis causas do alagamento. “Conhecemos o problema de perto e percebemos uma deficiência no sistema de drenagem. Agora vamos analisar como foi elaborado o projeto do Residencial para tomar uma decisão junto a empresa responsável pelas obras e a Caixa Econômica Federal, que foi a fiscalizadora”, explicou o titular da Seminfra, Daniel Simões.

Ainda conforme o secretário, as casas foram entregues a população, mas a infraestrutura do residencial não foi repassada para o Município. “Vamos fazer um levantamento do que foi feito e somente quando a prefeitura receber a obra, que passará a ser gestora. Para isso precisamos ter os parâmetros técnicos e ambientais todos obedecidos”, finalizou.

Ainda na noite de terça-feira (17), após ser confirmado o alagamento em algumas casas no Residencial, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) esteve no local realizando levantamento das causas do problema.

Prefeitura de Santarém
Assessoria de Comunicação (Ascom)

JOVEM SANTARENA É CURADA DE CÂNCER TERMINAL. CONHEÇA A HISTÓRIA DE JULIANA TEIXEIRA, E SUA LUTA DE FÉ CONTRA UMA DOENÇA QUE ATINGE MILHÕES

Juliana e seu esposo Josias

Aos 17 anos de idade, Juliana Teixeira, membro da AD na Liberdade em Santarém (PA), começou a sentir fortes dores no estômago e na cabeça. Em princípio, nem ela ou sua família imaginaram que se trataria de algo tão grave. Dez anos se passaram e o problema avançou culminando no diagnóstico de um câncer em estado terminal. Apenas um milagre salvaria a jovem. E foi exatamente isso que o Senhor proveu! No dia 25 de abril de 2016 nossa irmã teve uma crise tão forte que chegou desmaiada ao hospital. Apesar do susto, o médico apenas perguntou se ela tinha gastrite, passou uma endoscopia e a liberou. O problema persistiu e segundo recorda a família, graças a uma tia que havia operado a vesícula no ano anterior e narrou que os sintomas eram semelhantes, ela pediu que o médico passasse uma ultrassonografia abdominal. Resultado: sua vesícula estava cheia de pedras e muito inflamada, tornando a cirurgia a única opção.

“O médico me passou remédio para desinfl amar e nesse período demos entrada nos papéis pra fazer a cirurgia pelo SUS. Apesar de meu caso ser urgente, disseram-me que havia mais de 80 pessoas na minha frente e que minha cirurgia provavelmente nem seria pra esse ano. Mas Deus já começara a agir. Duas semanas depois já me ligaram dizendo que a cirurgia estava marcada para aquele mesmo mês. Deus é Maravilhoso!”, louva Juliana. Na data agendada, após a operação o alívio infelizmente não ocorreu. Ao contrário, era só o início da batalha. Juliana conta que quando voltou do centro cirúrgico sua mãe foi chamada pelo médico e voltou da conversa muito abalada, com os olhos cheios de lágrimas, mas sem lhe contar nada. Hoje Juliana sabe o que a mãe ouviu: o que era para ser só uma simples cirurgia na vesícula revelou um tumor maligno no seu estômago, já em estado muito avançado.

Provavelmente já vinha se desenvolvendo há 10 anos, quando Juliana, ainda adolescente, começara a sentir dores, tratadas como uma simples gastrite. “O médico disse para minha mãe e para o meu esposo que o tumor já estava em estado avançado e mesmo fazendo quimioterapia não teria mais como remover tudo. Durante a operação da vesícula ele fez uma biópsia e o resultado mostrou que o tumor era maligno. Eu já estava em estado erminal. Então, o médico os aconselhou a me tirarem de lá e internarem em outro local com mais recursos, mesmo que fosse em outro Estado, pois eles já estavam me perdendo”, relembra. Seu marido, Josias Cordeiro, desesperado e chorando contou o veredicto médico a seus pais e irmã, também crentes fervorosos no Senhor e lhes pediu oração. Jandira, cunhada de Juliana, se pôs a orar imediatamente e ela conta que Deus tinha lhe orientado a crer no milagre e fazer uma campanha de oração de 10 dias. Foi o que toda a família fez. “No dia seguinte ao meu diagnóstico, meu esposo e sua família começaram a fazer os 10 dias de jejum e oração pela minha cura. Eles cantavam hinos sobre a cura divina e liam Isaías 53. No terceiro dia de campanha, após a oração, a irmã Jandira teve uma visão. Ela nos contou que viu o anjo do Senhor com um instrumento nas mãos (como se fosse uma batuta de maestro) na ponta tinha uma labareda de fogo e saía lá da casa dela onde estavam orando, e ia até meu quarto. O anjo colocava aquele instrumento em meu umbigo e queimava o tumor”, glorifica.

A família inteira, assim como Juliana, creu e tomou posse daquela vitória do Senhor anunciada em visão. E no dia seguinte, Juliana foi fazer exames que já estavam agendados para dar início ao tratamento de quimioterapia. Qual não foi a surpresa do médico ao ver diante dos seus olhos que não havia mais nada de errado no estômago de Juliana. Não satisfeito, já que o médico havia visualizado com os próprios olhos o tumor tomando quase todo o órgão, e retirado um pedaço do mesmo para biópsia, ele pediu uma ressonância e novamente: mais nada de câncer. Ao checar o novo resultado, o médico – ainda perplexo sem acreditar – pediu uma laparoscopia (um procedimento cirúrgico realizado sob efeito de anestesia que possibilita visualizar o órgão por uma câmera inserida nele).

Durante o exame, a família conta que o médico viu algo estranho, mas indecifrável e chamou a tia de Juliana que estava presente para questioná-la quando a paciente havia feito a cirurgia. Ela respondeu que tinham passado 16 dias da cirurgia da vesícula. E o médico insistiu perguntando sobre ‘a outra cirurgia’. Ao que os familiares garantiram que Juliana não havia feito nenhuma outra. Ao menos, não por mãos humanas. “Passados alguns minutos, o médico voltou a ligar para comunicar que precisaria me abrir de novo, já que não conseguia identifi car o que tinha dentro do meu estômago, mas via alguma coisa mínima. Quando ele abriu minha barriga, viu que era o tumor, mas que este estava totalmente ressecado, murcho, queimado. Imediatamente lembramos da visão na qual o anjo do Senhor tinha um instrumento com fogo nas mãos e tocava meu umbigo. O médico apenas tirou aquele pedaço ressequido e fechou. Glórias sejam dadas ao nome de Jesus!”, testifica Juliana.

A família teve a oportunidade não só de falar do poder de Cristo, mas também de mostrá-lo comprovando sua ação miraculosa em vários exames. O que a medicina jamais explicará, Juliana testemunhará todos os dias de sua vida: o Senhor é o mesmo, Jeová Rafá, o Deus que nos cura!

Fonte: CPADNews

A LOJA COLCCI E A LOJA AUTHENTIC, ESTÃO COM UMA PROMOÇÃO IMPERDÍVEL DE 50% DE DESCONTO EM SEUS PRODUTOS. VÁ AO PARAÍSO SHOPPING CENTER E FAÇA UMA VISITA NAS DUAS LOJAS

A loja COLCCI fica no Paraíso Shopping Center

A LIQUIDAÇÃO MAIS ESPERADA DO ANO CONTINUA COM TUDO! Renove seu guarda roupa pela METADE DO PREÇO, isso mesmo 50% de desconto e o melhor CUSTO-BENEFÍCIO do mercado!!! Inacreditável né? Tá esperando o que? COLCCI SPECIAL STORE, Paraíso Shopping Center piso 2.

A loja AUTHENTIC fica no Paraíso Shopping Center

AS GRIFES QUE VOCÊ RESPEITA, PELA METADE DO PREÇO!!! Isso mesmo: CALVIN KLEIN JEANS - JOHN JOHN DENIM - RESERVA - ANIMALE - FARM com 50% off na #AUTHENTIC.STM - Paraíso Shopping Center Piso2. A única oficial e autorizada. Eu já conferi de perto e aprovo, confira você também! Não vacila, corre pra Authentic.

JK

MAIS UM CASAL DE TRAFICANTES É PRESO NA TARDE DE ONTEM NO BAIRRO DO CARANAZAL EM SANTARÉM. ELES FORAM PRESOS EM FLAGRANTE PREPARANDO A DROGA PARA VENDA

Casal de traficantes foi preso na 
tarde de ontem em Santarém

Ontem por volta das 12:20 horas, a polícia militar em conjunto com a Policia Civil, prenderam o casal, Robson de Sousa Teixeira, 31 anos, vulgo "PETUTE", e Miraci Mendes de Sousa, 44 anos, vulgo "MIRA", ambos residentes na Rua 3 de Junho, N°470, Bairro Caranazal. 

A prisão do casal foi efetuada através de denúncias repassadas para o Núcleo Integrado de Operações (NIOP) que no endereço de "PETUTE e MIRA", teria vários entorpecentes e estariam fazendo manipulação de droga, o NIOP acionou os agentes do SERVIÇO RESERVADO que fizeram o levantamento do local e constataram que os acusados acima citados moravam no local, foi repassado para o Comandante do 3° BPM, o Tenente Coronel Carlos, onde juntamente com a Policia Civil no comando o Chefe de Operações IPC Arthur juntamente os IPCs Dilermano e Henrique formaram uma operação, e ao chegar no local os Policiais se identificaram, sendo que  os acusados ao abrirem a porta observaram que se tratava da polícia correram tentando se desfazer dos entorpecentes, onde foi encontrado com os mesmo uma porção aparentando ser pasta de cocaína, vários materiais para a manipulação como Barrilha, solução de bateria, 02 balanças, tesoura, e papel toalha, os acusados declaram que o material pertencia ao traficante conhecido como "Ricardinho", foi feito diligencia ate a residência do mesmo onde se encontrava, na Rua Maguari canto com Av. Pardal, N° 8403, bairro Residencial Salvação, todos os acusados acima citado foram presos e conduzidos para a Seccional de Policia civil e apresentados para o Delegado de Plantão Henrique Boa Morte.

JK com informações do Delegado Thiago

CASAL DE TRAFICANTES É PRESO NA VILA DE ALTER DO CHÃO. COM ELES FORAM APREENDIDOS MAIS DE 70 PAPELOTES DE COCAÍNA E DINHEIRO.

Foram apreendidos mais de 70 papelotes de cocaína e dinheiro, segundo PM

Um casal foi preso com mais de 70 papelotes de pasta base de cocaína em uma operação da Polícia Militar (PM) realizada na vila de Alter do Chão, distante aproximadamente 37 km de Santarém. A prisão ocorreu após denúncia de tráfego na vila balneária, um dos principais cartões postais do município.

De acordo com a polícia, o casal foi estava sendo investigado há algumas semanas e foi preso em via pública no fim da tarde de quarta-feira (19). Além da droga, a polícia também encontrou dinheiro. Outras pessoas também estão sendo monitoradas por chefiar a venda de droga naquela região.

O dono da pousada informou a polícia que não sabia que o casal vendia droga e que apenas havia liberado um dos quartos para que pudessem se hospedar. A polícia acredita que a estratégia do casal foi utilizada para dificultar ações de combate ao tráfico na vila. Os dois foram apresentados na 16ª Seccional de Polícia Civil em Santarém.

Após depoimento, os dois foram levados a Penitenciária Agrícola Sílvio Hall de Moura, na vila de Cucurunã, onde devem cumprir pena. Também será investigada a participação do casal em outros crimes. 

JK com informações do G1

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

VEREADOR ALYSON PONTES, SUBIU NA TRIBUNA DO POVO NA SEGUNDA SESSÃO DO ANO E SOLICITOU ATRAVÉS DE REQUERIMENTO A AMPLIAÇÃO DO POSTO DE SAÚDE DA VILA DE ALTER DO CHÃO, E APRESENTOU PROJETO DE LEI QUE INSTITUI O PROGRAMA DE ATENDIMENTO MÉDICO NAS CRECHES MUNICIPAIS E CONVENIADAS DE SANTARÉM

Vereador Alyson Pontes na Tribuna do Povo

Vereador Alysson Pontes em atividades parlamentares apresentou na manhã desta quarta-feira 18, no Plenário da Câmara Municipal de Santarém, requerimento e projeto de lei solicitando duas ações em prol da população Santarena.

Primeiramente falou sobre as necessidades que moradores da Vila de Alter do Chão enfrentam na área da saúde, solicitando em seguida através de requerimento ampliação de posto de saúde para melhor atendimento aos moradores.

Em seguida apresentou projeto de lei, que institui o programa de atendimento médico nas creches municipais e conveniadas de Santarém.

As solicitações deveram ser encaminhadas ao Prefeito, uma vez que foram aprovadas no Plenário pelos demais vereadores.

Ascom/Gabinete

PROJETO ESTAÇÃO JUVENTUDE PODERÁ SER IMPLANTADO EM SANTARÉM. VEREADOR RONAN LIBERAL JUNIOR ENFATIZOU NA TRIBUNA DO POVO HOJE, A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DOS JOVENS PARA A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Projeto Estação Juventude poderá ser 
implantado em Santarém

Na manhã desta Quarta-feira, o Vereador peemedebista usou a tribuna da Câmara para falar sobre o projeto Estação Juventude. Projeto este que visa oferecer um espaço para o acesso dos jovens à oficinas, workshops, palestras, cursos profissionalizantes, atividades culturais e as demais políticas públicas para a juventude. O projeto é uma parceria do Governo Federal com os municípios e visa aproximar o Poder Público da Juventude. O vereador destacou que já esteve em conversa com o Coordenador Municipal de Esporte e Lazer com objetivo de trazer para o município de Santarém esse importante projeto que irá dar aos jovens oportunidades de lazer, qualificação e cultura.

Ronan destacou também destacou sobre o início de mais uma Turma do ''Curso de Dicção e Oratória - Comunicação de Alto Impacto'' oferecido de maneira gratuita pela Fundação Ulysses Guimarães em Santarém. Esse curso faz parte do Programa de Formação Política da Fundação e em Santarém já qualificou e certificou mais de 700 pessoas. ''Cursos desta natureza são essenciais para a qualificação dos jovens principalmente em tempos de crise''.

O vereador levantou também um problema que estaria ocorrendo com o serviço de expedição de da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). “Uma preocupação de diversas pessoas que têm nos procurado que diz respeito à dificuldade de acessar vaga para se ter a carteira de trabalho devido ao sistema está fora do ar”. Liberal Jr. disse que vai buscar entendimento junto à gerência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Santarém para saber o que porventura está acontecendo. “Até pedir que seja ampliado o serviço, que é importante para quem busca o seu primeiro emprego, para quando aparecer uma oportunidade a pessoa já tenha o documento, e possa dar início a sua jornada de trabalho”, completa.

ASCOM - Vereador Ronan Liberal Jr.

SECRETÁRIO DE TURISMO, PABLO BARRUDADA, REUNIU NA MANHÃ DE HOJE COM BARRAQUEIROS DE ALTER DO CHÃO PARA QUALIFICAR O SERVIÇO E MELHORAR O ATENDIMENTO AO TURISTA. SERÁ OFERECIDO CURSOS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO, GARÇOM E INGLÊS

Secretário reunido com comunitários de 
Alter do Chão na manhã de hoje

O secretário Municipal de Turismo da Prefeitura de Santarém, Pablo Barrudada, reuniu na noite de terça-feira (17), com membros da Associação de Barraqueiros da Restinga de Alter do Chão para apresentar as propostas de ações a serem realizadas pela Secretaria no campo da capacitação, linhas de crédito e projetos para a melhoria da prestação de serviços turísticos na Vila.

A primeira demanda apresentada foi a do projeto da construção de uma balsa com banheiros públicos que, de acordo com o secretário Pablo Barrudada, está em andamento. “Os documentos que dão continuidade aos trâmites para a execução dos serviços já foram encaminhados para a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e com a vinda do Secretário de Turismo do Estado, Adenauer Góes, que está prevista para o próximo dia 30 de janeiro, conversaremos pessoalmente para pedir agilidade no retorno do termo aditivo que foi solicitado", declarou.

Outra demanda foi a apresentação do plano de capacitações que será efetivado pela Seção de Qualificação para o Turismo, da Semtur, dentre as quais estão: cursos de Atendimento ao público, Garçom e Inglês para atendimento ao turista.

Os proprietários de barracas também apresentaram demandas, como: a implantação de um microssistema para abastecer as barracas na Ilha, a legalização individual de cada barraqueiro para o acesso a linhas de crédito e projetos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O secretário se colocou à disposição para ajudar os barraqueiros, via Semtur, para viabilizar as solicitações. Pablo ainda levantou uma reflexão com sobre os valores que são praticados pelos barraqueiros e ofereceu apoio para a padronização dos cardápios.

Prefeitura de Santarém
Assessoria de Comunicação (Ascom)

VEREADOR EMIR AGUIAR USOU A TRIBUNA DO POVO NA MANHÃ DE HOJE PARA FALAR DOS ESTRAGOS QUE AS CHUVAS FIZERAM NO RESIDENCIAL SALVAÇÃO NA NOITE DE ONTEM, E CONVOCOU TODOS OS PARES DA CASA PARA A REUNIÃO QUE SERÁ REALIZADA AMANHÃ (19) NA CÂMARA COM OS MORADORES DO RESIDENCIAL SALVAÇÃO

O problema foi abordado pelo vereador Emir Aguiar, que pediu atenção dos pares à situação, especialmente 
por conta das milhares de famílias 
que estão vivendo no lugar.

A repercussão das imagens veiculadas na mídia das águas que tomaram a área do Residencial Salvação, causando estragos e representando perigo para os moradores do local, chegou à Câmara de Santarém. O vereador Emir Aguiar ressaltou ao usar a tribuna da Casa nesta quarta-feira, (18/01), que se trata de “um problema anunciado”. O parlamentar se mostrou preocupado com famílias que moram no residencial. “O inverno está só iniciando. As chuvas torrenciais ainda vêm por aí, e precisamos resguardar essas famílias do Residencial Salvação”, observa.

Aguiar relembrou que a problemática já foi abordada quando ainda não havia moradores no residencial, o que não foi resolvido à época. “Houve o problema e a empresa responsável pela obra disse que iria solucioná-lo”.

O vereador reforçou o convite aos pares para a reunião que será realizada nesta quinta-feira (19/01) na Câmara com moradores do residencial. “Para que a gente possa encontrar uma solução, vamos ter uma reunião com representantes do bairro, em que com certeza essa será uma pauta importante a ser discutida”.

Ascom/CMS

AMAZONENSE É CONFIRMADA NO BIG BROTHER BRASIL. VIVIAN AMORIM VAI PARTICIPAR DO BBB 2017

Amazonense Vivian Amorim vai participar do BBB 2017

A Miss Amazonas Universo 2012, Vivian Amorim, principal nome cotado na Internet para entrar na casa do Big Brother Brasil 2017, finalmente teve a sua participação confirmada na edição. Com 23 anos, a amazonense também é advogada e foi repórter de entretenimento do Programa do Natan, do jornalista Natan Balieiro. 

Antes de ser divulgada na lista oficial de participantes do programa, as evidências de que Vivian seria a amazonense escolhida eram bem claras. Segundo informações de fontes próximas à moça, desde o dia 14 de janeiro Vivian não acessava o aplicativo WhatsApp e sequer atendia ao telefone. O mesmo acontecia com sua mãe, Vera Lúcia Silveira, que também estava incomunicável.

As últimas postagens de Vivian no Facebook e no Instagram são datadas no dia 7 de janeiro. Informações preliminares davam conta de que seria no dia 13 de janeiro, dois dias antes do “sumiço” de Vivian do WhatsApp, que a suposta participante amazonense viajaria para o Rio de Janeiro, para entrar na fase de pré-confinamento do programa.

Das três supostas personalidades amazonenses citadas como potenciais para o reality, Amorim foi a única que não negou publicamente os rumores de que iria para o confinamento. A ex-cunhã poranga do boi Caprichoso, Maria Azedo, e a Rainha do Peladão 2013, Brenda Carioca, eram os outros dois nomes especulados pelo público nas redes sociais.

Perfil

Personalidade notável no circuito da moda, beleza e mídia amazonense, Vivian começou a trabalhar como modelo aos 15 anos de idade, mas mudou de planos quando viu o corpo se transformar, do perfil de modelo, ao perfil de miss. No ano em que defendeu a faixa do Amazonas no Miss Brasil Universo, Vivian foi classificada entre as dez mulheres mais belas do País – na época, ela tinha 18 anos. No mesmo concurso, ela também ganhou na categoria “Melhor Traje Típico”.

Programa

O Big Brother Brasil 2017 estreia no dia 23 de janeiro e desta vez, será comandado por um novo apresentador: o jornalista Tiago Leifert. Para selecionar os candidatos, a produção do reality passou por 11 capitais brasileiras, buscando personalidades que se destacassem com atividades em causas sociais, ou com o próprio trabalho desempenhado. Manaus recebeu a seletiva do programa pela primeira vez, assim como Maceió, capital do Estado de Alagoas.

VEREADOR DAYAN SERIQUE USOU A TRIBUNA DO POVO NA MANHÃ DE HOJE, PARA PARABENIZAR A SEMTRAS PELA RETOMADA DAS ATIVIDADES DO RESTAURANTE POPULAR, NO PRÉDIO DO MERCADÃO 2000

Restaurante Popular reabre as portas

O vereador Dayan Serique (PPS) usou a tribuna da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira, 18, para parabenizar a Secretaria Municipal de Trabalho de Assistência Social (Semtras) pela retomada das atividades do Restaurante Popular, localizado nas dependências do prédio do Mercadão 2000.

“Parabenizo a atual gestão na pessoa da secretária Celsa Aguiar, titular da Semtras, e destaco a importância do Restaurante Popular para um público carente e necessitado, que conta todos os dias com uma refeição boa, de qualidade e barata”, disse Serique.

O Restaurante Popular foi inaugurado em 2010 e serve 700 refeições todos os dias ao preço de R$ 2. O projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal e Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, do Governo Federal.

O líder do PPS convidou os demais vereadores para fazerem uma refeição no Restaurante Popular.

“A reabertura do Restaurante representa a valorização da dignidade humana. Convidamos os demais colegas para realizarmos uma visita e fazer uma refeição naquele restaurante para constatarmos de perto a eficiência dos serviços e qualidade da alimentação”, finalizou Serique.

Ascom/Gabinete

EX-PREFEITO ALEXANDRE VON EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO A POPULAÇÃO SANTARENA

Ex-prefeito Alexandre Von

O ex-prefeito Alexandre Von informa que não reconhece os números apresentados pelo prefeito Nélio Aguiar, em sua mensagem dirigida à Câmara Municipal de Santarém, na última segunda feira (16/01). Os valores de restos a pagar, bem como os valores dos recursos que ficaram disponíveis para o uso da atual gestão, serão apresentados, oficialmente, no balanço geral do exercício financeiro do ano de 2016 da gestão anterior, cujo prazo para conclusão e entrega do relatório ao Tribunal de Contas dos Municípios encerra no dia 31/03/2017.

A respeito de diminuição de gastos com pessoal, citada pelo prefeito Nélio Aguiar em sua mensagem, há que se considerar que não houve redução com a atual estrutura vigente em relação aos cargos de DAS. Enquanto que a última reforma da estrutura administrativa da gestão anterior, aprovada pela Lei 19.994 de 08/04/2016, com 13 secretarias, representava um valor máximo de R$ 1.043.700,00 mensal, a nova estrutura, aprovada pela Lei 20.121 de 20/12/2016, com 11 secretarias, representará um gasto mensal de R$ 1.165.400,00. Ao final de quatro anos da atual gestão, esta nova estrutura poderá representar um gasto adicional de mais de R$ 6 milhões aos cofres públicos. 
 
O ex-prefeito Alexandre Von reitera, também, que o Projeto de Lei que regulamenta a utilização das calçadas de Santarém, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC nº 001/2016 MP/11ª PJ/STM), firmado entre a Prefeitura de Santarém, Câmara de Vereadores, entidades de classe e o Ministério Público Estadual, foi protocolado na Câmara Municipal no dia 30/12/2016, portanto, ainda na gestão anterior.

O Projeto de Lei foi elaborado pelo Núcleo Técnico de Planejamento, em conjunto com a Procuradoria Geral do Município e recebeu significativa contribuição do Ministério Público Estadual, que acrescentou dispositivos baseados em leis federais que tratam da matéria. Cabe à Câmara Municipal promover o debate com a sociedade para aperfeiçoar a matéria em benefício da coletividade santarena.

Assessoria de Imprensa
Alexandre Von

VEREADOR JARDEL GUIMARÃES, SUBIU NA TRIBUNA DO POVO E PEDIU QUE A GUARDA MUNICIPAL ARMADA SEJA IMPLANTADA URGENTEMENTE NA CIDADE. "TEM QUE SER GUARDA MUNICIPAL ARMADA, SE NÃO FOR ARMADA VAI SER UMA GUARDA MUNICIPAL DECORATIVA APENAS". ENFATIZOU O VEREADOR

O parlamentar ressaltou que Santarém, assim como todo o país, tem sofrido com o aumento 
no índice de violência.

O vereador Delegado Jardel Guimarães, usou a tribuna da Câmara nesta primeira sessão ordinária de 2017 para tratar do assunto que faz parte de sua carreira profissional: a segurança pública. De acordo com ele, o município precisa de mais atenção nessa área. “O aumento do crime é um fenômeno nacional, e Santarém não está imune. Isso em decorrência principalmente do tráfico de drogas. Nós temos certeza que o Poder executivo irá olhar com carinho para a segurança pública”, observa.

Aprovado em 2016, o projeto de Lei que cria a Guarda Municipal ainda não saiu do papel, e o parlamentar aproveitou o seu primeiro discurso na Casa para pedir do executivo a implantação do serviço. “É necessário que o poder público municipal instale a guarda municipal armada. É necessário que seja armada, treinada e preparada. Porque guarda municipal desarmada é uma guarda decorativa que não contribui com a segurança do município”.

Segundo Jardel, a Guarda Municipal proporcionará a sensação de segurança à população porque trabalhará em conjunto com a Polícia Militar em ações ostensivas e preventivas.

Ascom/Gabinete