quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

COMANDO GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO PARÁ, JÁ ESTÁ FINALIZANDO O LEVANTAMENTO DA ÁREA DA INVASÃO DO JUÁ NA AVENIDA FERNANDO GUILHON EM SANTARÉM, PARA REINTEGRAÇÃO DE POSSE

Ocupação do Juá cresceu muito

As mudanças provocadas pela ocupação desordenada próxima a Área de Proteção Ambiental Juá em Santarém, no oeste do Pará, são visíveis e assustadoras. Com o crescimento irregular, as moradias acabaram invadindo a área demarcada da APA, localizada no trecho entre a Rodovia Fernando Guilhon e Praia do Juá.

Imagens de satélite revelam que já foram desmatados muitos hectares para casas e ruas fossem construídas sem o planejamento adequado. A falta de cobertura vegetal fragiliza o solo, que, com as chuvas, leva sedimentos para pontos mais baixos.

Os prejuízos ambientais ao manancial foram confirmados após um estudo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas). O relatório apontou que as ocupações irregulares ao redor da APA Juá são as principais causadoras do assoreamento no lago, como exemplo, a ocupação Bela Vista do Juá. 

Os Ministérios Públicos Estadual e Federal ingressaram com Ações Civis Públicas na justiça. Tramitam no judiciário de Santarém três ações, sendo uma delas movida pelo proprietário do terreno próximo ocupado próximo a APA.

Um mandado de reintegração de posse foi expedido. De acordo com o comando geral da Polícia Militar do Pará, está sendo finalizado o levantamento da área para executar a reintegração. Esta semana uma equipe da PM sairá de Belém para fechar o levantamento em Santarém.

Ainda o comando, ao mesmo tempo, a Polícia está contactando com outras Secretarias de Estado, como a de Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) para dar uma atenção social às famílias que serão retiradas. O comando ressalta, ainda, que após esse levantamento a área será reintegrada.

Outra ação requer a condenação do município de Santarém na obrigação de remanejar os ocupantes para áreas de programas habitacionais populares, e promover a recuperação da área degrada.

JK Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário