quarta-feira, 20 de junho de 2018

DELEGADO FERNANDO ROCHA, DO NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA DA POLÍCIA CIVIL DE BELÉM, ACABOU NA MANHÃ DE HOJE COM A FARRA NO ÓRGÃO MAIS CORRUPTO DE SANTARÉM, O DETRAN. 11 PESSOAS FORAM PRESAS, ENTRE ELAS, SERVIDORES, EX-SERVIDORES, PROPRIETÁRIOS DE AUTO ESCOLA, O GERENTE DA LEILÃO VIP E TERCEIROS QUE FAZIAM O CORRE CORRE. MAIS DE 1.700 CARTEIRAS DE HABILITAÇÕES FORAM VENDIDAS DESDE 2015. INVESTIGAÇÕES CONTINUAM E MAIS PRISÕES PODEM ACONTECER NOS PRÓXIMOS DIAS. VEJA O NOME DAS 11 PESSOAS QUE FORAM PRESAS NA MANHÃ DE HOJE EM SANTARÉM

Delegado Fernando Rocha esta a frente das investigações sobre a quadrilha que tomou conta do DETRAN em Santarém

Investigação da Polícia Civil do Pará identificou a venda de 1.700 carteiras de habilitação pela 1ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Santarém, no oeste do Pará. Os servidores e ex-servidores do Detran envolvidos no esquema recebiam de R$ 250 a R$ 1 mil por cada CNH vendida. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (20) pelos delegados envolvidos na operação "Bincagem fantasma", durante coletiva de imprensa.

Segundo a polícia, todas as carteiras emitidas de forma ilegal serão canceladas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran-PA).

De acordo com o delegado do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, Fernando Rocha, desde que as investigações iniciaram, houve o afastamento de alguns servidores como medida punitiva pelo próprio Detran, como também a mudança de servidores de setor. E quando a polícia conseguiu juntar provas materiais (robustas) dos crimes cometidos por servidores, ex-servidores e empresários, foi deflagrada a operação "Bincagem fantasma", deflagrada na manhã desta quarta-feira (20) em Santarém e Itaituba.

A partir das denúncias, a polícia começou a cruzar informações e descobriu como funcionava o esquema de venda de carteiras e as apreensões irregulares. “Os dados eram inseridos no sistema do Detran sem que as pessoas sequer comparecessem para fazer as provas, e eram aprovadas para receber a CNH. Outra irregularidade é a apreensão de veículos e pior ainda, esses veículos eram vendidos a terceiros sem que o dono soubesse”, contou o delegado Fernando Rocha.

Ainda segundo o delegado, a investigação detectou que havia também facilidade para retirada de veículos do pátio de retenção com dispensa de multas e diárias absurdas, mediante pagamento de propina.

As investigações começaram a partir de 2015, período em que assumiu a direção da 1ª Ciretran, Claudiomar Oliveira (Mazinho).

Segundo o coordenador de operações do Detran, Walmero Costa, o órgão não foi omissivo e quando soube das irregulares adotaram os procedimentos que lhe cabia. Sobre o contrato com a empresa de leilões de veículos, Walmero Costa disse que "se trata de uma relação contratural com a empresa, a partir do momento que o Detran ficou sabendo da 'robustei' de provas, se houver comprovação das fraudes, o Detran vai se posicionar e tomar as medidas convenientes", disse.

Também foi perguntado ao coordenador de operações sobre o cancelamento das CNH, adquiridos de forma fraudulenta. "Semelhante ao que foi feito em outras operações em que o Detran cancelou mais de 30 mil carteiras de habilitação, agora não será diferente. A participação da sociedade é fundamental, se ela conhece as regras para aquisição do documento, devem cumpri-las, para que atos como esses não voltem a se repetir", salientou.

"Bincagem fantasma"

A operação "Bincagem fantasma" foi deflagrada nesta quarta-feira (20), em Santarém e Itaituba, no oeste do Pará, faz parte de investigação que objetiva apurar e combater um esquema criminoso do qual são acusados de envolvimento servidores lotados na 1ª Ciretran e pessoas ligadas a sociedades empresariais, profissionais autônomos e usuários dos serviços da repartição pública.

No total, foram expedidos pela Justiça para cumprimento pela Polícia Civil na operação, 35 mandados judiciais, sendo 18 mandados de busca e apreensão, e 17 mandados de prisão preventiva.

Até o momento 11 pessoas foram presas. Dentre os presos, está um ex-diretor da Ciretran de Santarém, o atual gerente do pátio da empresa de leilões de veículos apreendidos, servidores e ex-servidores do órgão, despachantes e um dono de autoescola. São cerca de 60 policiais civis de diversas regiões do Estado mobilizados na operação. Todo trabalho contou com apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público de Santarém e Itaituba.

Relação dos presos: 

1 - Claudiomar Oliveira Furtado (ex-diretor da Ciretran)

2 - Benedito Silva Lima (VIP Leilões)

3 - Miguel Ângelo P. Costa

4 - Rosivaldo F. Santos

5 - Marcio Roberto S. Pimentel

6 - Ivanildo Paulo Fonseca

7 - José Luís Bentes da Costa

8 - Valdeci Reis Lemos

9 - Rosália Henriques Vieira

10 - Jonathan Sá Oliveira

11 - Fabrício Santos (ex-proprietário de autoescola)

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário