quarta-feira, 25 de julho de 2018

VAI COMEÇAR O MAIOR FESTIVAL FOLCLÓRICO DO PARÁ. FESTRIBAL 2018 COMEÇA NESTA QUINTA (26) EM JURUTI COM A FESTA DOS VISITANTES. VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Vai começar o maior festival folclórico do Pará


A Comissão responsável pelo 24º Festival das Tribos Indígenas de Juruti (Festribal) - evento que atrai milhares de pessoas todos os anos a terra tribal– para ver de perto o duelo entre as Tribos Muirapinima e Munduruku, definiu a programação do evento que acontece no período de 26 a 28 de Julho no Centro Cultural Tribódromo.

A festa deste ano destaca o tema: “Ensinamento: O legado da Cultura Indígena”, evidenciando o bicentenário de fundação do município, e vai retratar na arena com lendas amazônicas, alegorias, indumentária, músicas regionais, artes cênicas e danças coreografas a herança cultural deixada pelos índios e que devemos continuar preservando.

O festival tem o objetivo de manter viva na memória da população a história cultura do povo Jurutiense, fortalecendo o desenvolvimento social e econômico do município potencializando o turismo. E a Prefeitura de Juruti, por meio da Secretaria de Cultura Desporto e Turismo (SECDET), realizou um planejamento das atividades para o evento. “Preparamos uma programação especial para que possa agradar todos os públicos. E para que tudo saísse conforme o planejado, foram três meses trabalhando, organizando e alinhando pontos importantes dessa grande festa, e vamos concretizar amanhã iniciando com Festa dos Visitantes; as Tribos Mirins se apresentam na sexta, e, no sábado, a disputa entre a tribo Muirapinima, que defende as cores azul e Vermelha, e Tribo Munduruku, que defende as cores amarela e vermelha”, disse Ariadne Lima, secretaria de Cultura.

O Centro Cultural Tribódromo palco sagrado das Tribos, está sendo preparado para receber os visitantes nessa XXIV edição do evento. De acordo com o Diretor de Planejamento e Controle da SEMINF, Rogério Costa, os trabalhos estão quase finalizados. “Nós concluímos o cercado de madeira para o isolamento das construções das alegorias de ambas as tribos, a área onde ficarão as barracas, os banheiros e casa de força. Realizamos também a pintura dos lados externos das arquibancadas para dar melhor estética. No entorno do Tribódromo, concluímos a pintura do meio fio, limpeza das sarjetas, limpeza geral de toda a área, ou seja, de todas as ruas adjacentes, os trabalhos elétricos e a manutenção da iluminação pública foram finalizados no entorno do Tribódromo e nas proximidades da arena”, disse Rogério.

O esquema de Segurança Pública para o evento já foi montado, Capitão Vanderley, comandante da 28ª Companhia Independente da Polícia Militar, falou sobre o planejamento. “Montamos um esquema de Segurança reforçado não só pela PM como também por outros órgãos de Segurança, o Festival das Tribos é um evento reconhecido no estado. Então, o planejamento para esses eventos e, especificamente para esse, começou a ser feito no mês de abril, onde nós solicitamos o reforço de contingente policial para os dias de eventos, e como nos anos anteriores, estaremos recebendo um efetivo de 30 Policiais Militares de Santarém para dar apoio nos dias do Festival”, disse o Capitão da PM.

O Corpo de Bombeiros realizou o reconhecimento do espaço, para que a vistoria do Tribódromo seja realizada amanhã (26), após a montagem dos camarotes.

Em reunião na tarde de terça-feira (24), foi fechada a programação do Festival.

Quinta-Feira (26 de julho)

Festa dos Visitantes
Local: Centro Cultural Tribódromo

ATRAÇÕES

22h00 – Dj Jr Lima
23h00 – Uendel Pinheiro
00h30 – André Frateschi – Show De Rock
02h00 – Sebastião Júnior E Banda
04h00 – Amós Gayatto

Sexta-Feira (27 de julho)

Apresentação das Tribos Mirins

Local: Centro Cultural Tribódromo

20h- Associação Folclórica Tribo Munduruku

Tema: “Amazônia: Pátria Tupi”

21h30-Associação Folclórica Tribo Muirapinima

Tema: “Amazônia: Floresta Mágica” 

Sábado (28 de julho)

Local: Centro Cultural Tribódromo

Associação Folclórica Tribo Muirapinima

Tema: “Amazônia Sateré-Mawé: a essência da vida” 

Associação Folclórica Tribo Munduruku

Tema: “Amazônia: dos Cacicados À profecia das Savanas”

Reportagem: Aline Santana

Edição de Texto: Udirley Andrade
Fotos: ASCOM/PMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário