quarta-feira, 19 de setembro de 2018

QUATRO PEIXES-BOI QUE ESTAVAM NO ZOOUNAMA DESDE 2012 SÃO SOLTOS NA COMUNIDADE ÁGUA PRETA, REGIÃO DO RIO AMAZONAS NA VÁRZEA DE SANTARÉM APÓS PASSAR POR REABILITAÇÃO. ESPÉCIES SÃO ENCONTRADAS SOMENTE NA AMAZÔNIA E ESTÃO SENDO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO

Peixes-boi só são encontrados na Bacia Amazônica

Quatro peixes-boi que estavam em reabilitação no ZooUnama desde 2012 foram soltos na manhã desta quarta-feira (19), na comunidade Água Preta, região do Rio Amazonas na Várzea de Santarém. Os animais chamados de Mirim, Araraú, João e Pêtro estavam em tratamento na instituição após serem resgatados. Os peixes-boi são uma espécie que está em extinção, por isso a necessidade de reconduzi-los de volta ao Meio Ambiente. 

1. Peixe-boi (Mirim) deu entrada na data 09/05/2012 proveniente da Comunidade de Mirim do Centro, Município de Juruti (PA). O animal chegou em bom estado físico e nutricional. Biometria atual: 71,900 kg e 170 cm comprimento. 

2. Peixe-boi (Araraú) deu entrada na data 24/05/2012 proveniente da Comunidade de Araraú, Alenquer (PA). Chegou em bom estado físico e apresentava sintomas de patologia no sistema respiratório. Biometria atual: 68,200 kg e 160 cm de comprimento. 

3. Peixe-boi (João) deu entrada na data 31/10/2013 proveniente do lago Crauari do município de Terra Santa (PA). Animal encontrado nas águas rasas do lago Crauari, em Terra Santa no dia 25/10/13. Transportado para Oriximiná e encaminhado para o Zoo no dia 31/10/13. Encontrava-se em estado nutricional inadequado, debilitado e apático. Apresenta acúmulo de células mortas e fungos sobre a pele. Biometria atual: 68 kg e 163 cm de comprimento. 

4. Peixe-boi (Pêtro) deu entrada na data 16/06/2012, proveniente da Comunidade Petrópolis, município de Prainha (PA). Animal chegou em bom estado físico e apresentando lesões fúngicas na pele. Biometria atual: 64,700 kg e 164 cm de comprimento 

Peixe-boi 

O peixe-boi da Amazônia é encontrado exclusivamente em rios e lagos da bacia Amazônica, sendo o menor dos tipos da espécie, chega a medir 3 metros de comprimento. É característica da espécie subirem até a superfície para respirar, possuem pêlos por todo o corpo, dentes molares que caem ao longo da vida e vão sendo substituídos por outros, podendo viver até 50 anos. São animais que não tem unhas nas nadadeiras e na maioria dos indivíduos apresenta uma mancha branca ou rosada na barriga. 

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário