segunda-feira, 17 de setembro de 2018

SANTARÉM REGISTROU 352 ACIDENTES, TOTALIZANDO 260 FERIDOS E 12 MORTOS ATÉ JUNHO DESTE ANO. SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO VAI TER PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NA CIDADE

Até Junho deste ano, já foram registrados 245 acidentes com motos (Foto: Arquivo Elias Júnior)

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) promove em todo o Pará, de 18 a 25 de setembro, programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito. A abertura oficial será em Santarém, região do Baixo Amazonas, pois segundo dados disponibilizados pelo Governo do Estado, o Município possui números expressivos com relação à frota de veículos.

Santarém, um dos maiores municípios do Estado, conta com frota total de 99.414 veículos. Até junho de 2018, foram contabilizados 352 acidentes, totalizando 260 feridos e 12 mortos na cidade. Número menor do que o registrado no mesmo período em 2017 que foi de 753 acidentes e 41 mortes no trânsito, o que aponta uma queda no número de acidentes em Santarém.

A Semana Nacional de Trânsito este ano tem como tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito” e tem como objetivo sensibilizar o cidadão de sua responsabilidade e contribuir para a criação de um ambiente mais seguro e de valorização da vida, focado no desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir. 

Em Santarém, a programação acontecerá na próxima quarta-feira, 19, e contará com representantes do Detran, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público e do médico Guataçara Gabriel, que realizará a palestra: “Quero andar de moto até morrer, mas não quero morrer andando de moto”. O evento será na sede do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), a partir das 8h30. 

ACIDENTES COM MOTOS

Na cidade, as motocicletas são os veículos que mais se envolvem em acidentes de trânsito. Já foram 245 acidentes com motos. Além disso, o município possui a maior frota de veículo por tipo na região, totalizando 45.053. Seis motociclistas morreram em acidentes e 170 ficaram feridos até junho. Em 2017 os números foram mais altos, quando 20 motociclistas morreram nas vias da cidade. 

DADOS NO PARÁ

Os números da violência no trânsito no Pará são preocupantes. Com uma frota de 1.969.852 veículos, este ano, até junho, foram contabilizadas 666 mortes, 9.127 feridos e 14.002 acidentes. Destes acidentes, 8.939 foram colisão de veículos, o número mais expressivo que se repete ano após ano; sendo os automóveis os veículos com maior incidência de acidentes, totalizando 10.001 até junho. De acordo com o setor de Estatística do Detran, sábado é o dia com a maior concentração de acidentes, totalizando 2.310.

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário