domingo, 11 de novembro de 2018

POLÍCIA AMAZONENSE APREENDE MEIA TONELADA DE DROGA NO RIO SOLIMÕES, PRÓXIMO AO MUNICÍPIO DE IRANDUBA, QUE SERIA TRAZIDA PARA SANTARÉM

Droga apreendida no Amazonas que 
tinha como destino Santarém

Investigações iniciadas há sete meses pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) do Estado do Amazonas, resultaram na apreensão de meia tonelada de maconha do tipo "skunk", durante uma operação nesta sexta-feira (9), no Rio Solimões, próximo ao município de Iranduba, (localizado 27 quilômetros de Manaus). A droga tinha como destino as cidades de Santarém e Belém, no Estado do Pará. Quatro traficantes foram presos após trocarem tiros com os policiais. Dois homens foram presos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. 

Conforme a polícia, as drogas estavam sendo transportadas para as cidades Santarém, no oeste do Pará, e Belém, por quatro homens em uma embarcação. Ao avistarem policias do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Delegacia Fluvial (Deflu) e do Grupo Força Especial de Resgate e Assaltos, os criminosos teriam começado o tiroteio. Eles ficaram feridos e acabaram morrendo no local. 

Durante a operação, os suspeitos José Araújo da Silva, de 52 anos, e Jairo da Costa Farias, de 32 anos, foram presos. Para a polícia, eles confessaram que receberiam R$ 5 mil pelo transporte de combustíveis e mantimentos para os quatro homens que acabaram morrendo na troca de tiros com a polícia. Armamento pesado também foi apreendido.

Os policiais realizaram o monitoramento do grupo, próximo a flutuante no município. Jairo e José chegaram ao local em um veículo modelo Uno, de cor prata. Em seguida, os dois homens entraram em uma embarcação para transportar óleo diesel, gasolina e mantimentos para outros quatro integrantes do bando, que estavam em outra embarcação no meio do rio

Ao realizarem a abordagem, os policiais foram recebidos a tiros e quatro homens, ainda não identificados.

Dentro de uma das embarcações, foram apreendidos um fuzil 556, uma espingarda calibre 12, uma espingarda calibre 16, 68 munições de calibre 12, 70 munições de calibre 556 e 13 munições de calibre 16. Ainda foram apreendidas duas lanchas 250 HP e 90 HP, além do veículo.

O delegado geral da Polícia Civil do Amazonas, Frederico Mendes, disse que o trabalho foi investigativo e a segurança pública está atenta as tentativas dos traficantes de transportar drogas. O delegado disse se tratar de uma nova rota que tem como destino Santarém e Belém, ora por lancha, ora em contêineres. O combate interestadual tem colaboração da polícia paraense também. 

Dois dos quatro criminosos mortos possuíam mandados de prisão expedido pela Justiça do Pará. As investigações apontam que o grupo contava com apoio de pessoas de Manaus, que dava logística para o transporte da droga até Santarém e daqui para outros centros.

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário