terça-feira, 4 de dezembro de 2018

CÂMARA DE VEREADORES ELEGE EMIR AGUIAR NOVO PRESIDENTE

Vereador Emir Aguiar foi eleito presidente da 
Câmara Municipal de Santarém

No momento em que se falava em renovação, a Câmara de Vereadores de Santarém dá um passo atrás e elege Emir Aguiar (Podemos), atual líder do Governo Nélio Aguiar (DEM). Apesar do discurso de independência, ainda é cedo pra imaginar um parlamento autônomo, que não sirva aos interesses de grupos políticos que há muito tempo comandam a política em Santarém. Mas a eleição de Aguiar escancara que não há espaço para os novatos e nem para os vereadores emergentes, quando o assunto é a presidência do Poder Legislativo. Alguns, apesar de jovens, já possuem larga experiência no exercício parlamentar, porém, falta exatamente aquilo o que sobra aos mais velhos: a coragem. 

Na atual legislatura, por exemplo, há bons vereadores em início de carreira ou com dois ou três mandatos. Ney Santana, Silvio Neto, Júnior Tapajós, Ronan Liberal e Valdir Matias Jr, só para citar alguns. 

Apostava-se, por exemplo, numa disputa entre dois jovens parlamentares: Ronan e Valdir. Mas numa manobra de última hora, um acordo político mudou todo o cenário eleitoral no Poder Legislativo com Valdir Matias Jr. (PV) abrindo mão de encabeçar a chapa oposicionista e aceitando ser vice de Emir Aguiar. O decano da Casa é apadrinhado pelo deputado Chapadinha, presidente do seu partido e que inclusive sentou-se à Mesa na sessão que elegeu a nova Mesa Diretora da Casa. 

Emir Aguiar está no exercício de seu quinto mandato e já foi presidente da Câmara, no biênio 2003/2004, quando foi ungido pelo então prefeito Lira Maia e ficou com a presidência da Casa. Naquela ocasião, houve um acordo entre os parceiros políticos para que Emir assumisse a direção da Mesa Diretora. E foi justamente um acordo não cumprido pelo prefeito Nélio Aguiar, segundo falou Emir, que motivou a suposta rebelião de Aguiar para o lado dos vereadores que fazem oposição ao gestor municipal. Até ontem estava tudo certo de que Valdir seria o candidato a presidente. Mas hoje pela manhã e início da tarde, este cenário mudou. Às portas fechadas, os vereadores da oposição se reuniram com Emir Aguiar e aceitaram fechar uma chapa encabeçada por ele, tendo com vice, o líder do PV. Segundo alguns interlocutores, não houve resistência da parte do grupo que vinha se articulando para tentar vencer a chapa indicada por Nélio. Aliás, diga-se de passagem, o prefeito tentou até o último instante convencer os indecisos ou trazer gente do outro grupo para compor com Ronan. Ele só não contava com a ida de Emir para o lado de lá. No fim das contas, quem achava que se unir a Emir e seu grupo político agora espera que o acordo feito às escondidas seja cumprido. 

Vencer e não levar é o mesmo que perder.

A nova mesa diretora da Casa ficou assim definida:

Emir Aguiar – Presidente 
Valdir Matias Jr. – Vice-presidente 
Jandeilson Pereira – 2º Vice-presidente 
Alaércio Cardoso – 1º Secretário 
André Pastana – 2º Secretário 
Ney Santana – 3º Secretário 
Mano Dadai – 4º Secretário

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário