domingo, 20 de janeiro de 2019

BALSA NAUFRAGA EM ITAITUBA E DEIXA DOIS MORTOS E DOIS DESAPARECIDOS

Balsa naufragou com 12 pessoas a bordo no rio Tapajós. Duas continuam desaparecidas

A Capitania Fluvial de Santarém já enviou uma equipe de resgate para a área onde ocorreu o naufrágio de uma balsa que transportava máquinas de grande porte, na comunidade de São Luiz do Tapajós, no município de Itaituba, sudoeste do Pará, neste domingo (20). As informações são de que duas pessoas morreram e outras duas continuam desaparecidas.

Em nota encaminhada à imprensa, a Capitania dos Portos informa que o acidente ocorreu no trecho entre São Luiz do Tapajós e Pimental. “A Marinha não recebeu nenhum contato oficial sobre o ocorrido. O fato foi informado por meio das redes sociais ao capitão dos Portos, que imediatamente acionou a equipe que já está em deslocamento”, diz o comunicado.

Para apurar as causas do naufrágio será instaurado um inquérito.

Relatos de testemunhas informam que na embarcação havia ao menos 12 pessoas e que oito delas conseguiram escapar.
Um dos sobreviventes, conhecido como Chiquinho, declarou: "Eu escapei por milagre. Foi um desespero muito grande". Para algumas pessoas na região do naufrágio, são remotas as chances de os desaparecidos ainda estarem com vida. A balsa saiu da comunidade de Penedo , no sábado (19). A embarcação seguiu com o frete, parou em Buburé e se dirigia para Itaituba. O Corpo de Bombeiros está no local do acidente para realizar as buscas aos desaparecidos.
As vítimas ainda não foram identificadas.

Ainda por meio de nota, a Marinha do Brasil ressaltou ainda a importância da população participar ativamente nesse esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar à segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico. Qualquer fato desta natureza precisa ser informado para as autoridades tomaram as medidas cabíveis. 

A Capitania Fluvial de Santarém possui uma base de Inspeção durante 24 horas e qualquer informação que afete a segurança da navegação deve ser passada para nós, por meio dos telefones (3522-2870). Existe também o telefone 185, para emergências marítima/fluvial.

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário