segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

ATOS DE VANDALISMO CAUSAM DANOS AO PATRIMÔNIO PÚBLICO EM SANTARÉM

Orla de Santarém sofre com atos de vandalismos
A palavra ‘vândalo’, de acordo com os livros de história, era o nome dado às tribos de bárbaros que saíram do norte da Europa para invadir e saquear Roma. Isso no século V, quando Inúmeras obras de arte se perderam. O vandalismo dos dias atuais não causam apenas danos às obras de artes. Vai mais além. Os prejuízos são para toda a sociedade, sobretudo aos cofres públicos que se vê diante de uma praga urbana que está se espalhando por toda a cidade de Santarém, no oeste do Pará.

No fim de semana, imagens de danos à orla da cidade ganharam as redes sociais e causaram muita indignação nos internautas. A maiorias dos comentários das pessoas é de protesto contra as depredações praticadas, sobretudo durante à madrugada, principalmente por jovens. Em outros trechos é possível notar a destruição das grades de proteção. Segundo apurou o blog do JK, neste caso, as embarcações que ancoram ao longo de toda extensão do cais da avenida Tapajós são quem mais danificam essas estruturas.

Sem fiscalização e punição, os prejuízos aos cofres públicos vão apenas se avolumando, sem que ninguém seja responsabilizado pelo dano ao patrimônio da cidade. As fotos publicadas neste post mostram a gravidade do prejuízo.

Além dos prejuízos que causam aos cofres públicos, os atos de vandalismo provocam transtornos na vida da população, já que o espaço público, além de ser o principal cartão postal da cidade, é o ponto preferido do santareno para o lazer e a prática de atividades físicas. Sem contar que o patrimônio danificado acentua a sensação de desleixo da cidade e isso pega muito mal, principalmente para quem não é daqui. “Infelizmente essa cultura não é exclusiva daqui desta cidade, em outros lugares ocorrem também atos de vandalismo contra nossos patrimônios. Mas a pessoas que cometem esses crimes deveriam ter a consciência que o dano não é apenas para a cidade dele, é para ele também”, disse o turista paulistano Marcelo Castro, que estava de passagem pela cidade, contemplando o encontro dos rios na orla de Santarém. O visitante se encantou com o lugar, mas lamentou a cena que presenciou de danos ao patrimônio.

Vale ressaltar que esses atos são praticados por pessoas que não cuidam ou se preocupam com a preservação do patrimônio público.

Depredação ao patrimônio público segundo o código penal é crime. O artigo 163 do código diz que destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia pode levar à pena de detenção de um a seis meses ou multa. A população pode denunciar os atos de vandalismo ligando para a polícia. Não é necessário se identificar para registrar a denúncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário