quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

SEM ESTRUTURA ADEQUADA PELA FALTA DE APOIO DO PODER PÚBLICO, SERVIDORES DO SAMU EM SANTARÉM SOFREM INJUSTAMENTE COM CRITICAS DA POPULAÇÃO QUE PRECISA DO SERVIÇO. COM VÁRIAS AMBULÂNCIAS PARADAS E SE ESTRAGANDO NO PÁTIO DO HOSPITAL POR FALTA DE MANUTENÇÃO, O SAMU DE SANTARÉM HOJE ATENDE PRECARIAMENTE COM 2 AMBULÂNCIAS, SENDO QUE NOS ÚLTIMOS DIAS APENAS 1 AMBULÂNCIA ESTAVA FUNCIONANDO, A OUTRA ESTAVA NA OFICINA

Ambulâncias abandonadas por falta de manutenção

Salvar vidas. Esse é o principal papel dos profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. Em Santarém, a unidade funciona 24 horas e tem sua base nas dependências do Hospital Municipal, onde os plantonistas estão sempre de prontidão para atender as ocorrências. A maioria dos pedidos de socorro é para os casos que envolvem vítimas de acidentes de trânsito. O Samu conta com médicos, enfermeiros, auxiliares e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Não há um caso que chegue por meio do número 192 que não receba a atenção e o atendimento em qualquer lugar, seja residências, locais de trabalho ou vias públicas, desses profissionais. 

Apesar de todo o empenho, queixas, denúncias e reclamações contra as equipes plantonistas são feitas por algumas pessoas, sobretudo nas redes sociais, onde muita gente, sem entender o trabalho e a dificuldade enfrentada diariamente por esses profissionais, critica um importante serviço prestado à sociedade santarena.

Há dois dias, aqui em Santarém, que Samu está atuando com apenas uma ambulância para atender toda a cidade. A outra unidade está quebrada e sem prazo para voltar a funcionar. Como a população desconhece essa realidade, passa a criticar o trabalho de quem todos os dias se dedicar a salvar vidas, mesmo diante de tantas dificuldades. 

O correto seriam quatro ambulâncias para que o Samu pudesse prestar esse atendimento de forma mais imediato às pessoas. Infelizmente, o Poder Público também não colabora e não prioriza os investimentos necessários para garantir a melhor condição de trabalho para esses verdadeiros heróis que todos os dias arriscam suas vidas para salvar a vida de outras pessoas.

Em Maio do ano passado, o ex-deputado Wladimir Costa, disponibilizou emenda parlamentar no valor de R$ 340 mil reais para a aquisição de duas ambulâncias. O dinheiro já está na conta na prefeitura mas até o momento não foi realizado a licitação. 

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário