quinta-feira, 20 de junho de 2019

PROGRAMA MELHOR EM CASA É IMPLANTADO EM SANTARÉM PELA SECRETARIA DE SAÚDE (SEMSA). PROGRAMA VAI BENEFICIAR PACIENTES QUE NÃO PODEM SE LOCOMOVER ATÉ O HOSPITAL E TERÁ O ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO POR UMA EQUIPE DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Prefeito Nélio, secretária Dayane Lima e a promotora da Saúde, Lilian Braga com os profissionais da saúde que vão trabalhar no programa MELHOR EM CASA

Estudos apontam que o bem-estar, o carinho e a atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de pessoas doentes. Pensando nisso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) entregou na tarde desta terça-feira (18), mais um programa que beneficia a população santarena com atendimentos de saúde direto no domicílio do paciente, o 'Melhor em Casa'. O evento fez parte da programação oficial do aniversário de Santarém.

"Mais um avanço para a saúde do nosso município", foi assim que o prefeito Nélio Aguiar definiu o Programa durante a cerimônia de entrega que aconteceu nas dependências da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Fátima. "É um momento que nos deixa ainda mais realizado em nossa missão, que não é só cuidar de obras. Acima de tudo, nossa missão é cuidar das pessoas. Esse Programa foi um compromisso do nosso plano de governo e que está sendo cumprido hoje", ressaltou o Prefeito.

A solenidade contou com a participação de colaboradores da UBS, representantes do bairro, profissionais que fazem parte do programa e de autoridades. Além do prefeito Nélio Aguiar e da secretária de saúde Dayane Lima, a promotora de justiça Lilian Braga também participou da entrega do Programa.

"Que bom que nós temos um Programa como este no nosso município e eu desejo a equipe que está começando essa atividade – vigor. Pois, para fazer o atendimento como o que vão fazer, precisarão de compromisso, de empenho, de alegria, de conhecimento (...). Que a equipe leve dignidade, saúde e o melhor que esses pacientes podem ter, em casa", ressaltou a promotora Lilian Braga ao se pronunciar sobre a nova modalidade de atendimento de saúde disponibilizada aos santarenos, parabenizando, por fim, a gestão municipal pela realização.

O Melhor em Casa é um programa do Ministério da Saúde indicado para pacientes que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma Unidade de Saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o tratamento. Através dessa atenção domiciliar, o Programa visa proporcionar ao paciente um cuidado e acompanhamento contínuo e mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.

Em Santarém, o Melhor em Casa conta com 9 profissionais de saúde, sendo: um médico, um enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, motorista e três técnicos de enfermagem. O coordenador do Programa da Semsa em Santarém, enfermeiro Gilberto Dias, explica que a equipe multiprofissional já vem prestando atendimento a 23 pacientes na cidade. "Nosso trabalho é levar o melhor atendimento ao paciente no conforto do seu lar. Levamos o atendimento do hospital à casa do paciente com visitas semanais. Isso ajuda até a diminuir a demanda nos hospitais, pois como contamos com médico cirurgião, muitos dos atendimentos que só poderiam ser feitos nos hospitais, fazemos na casa do paciente", explica Gilberto Dias.

A secretária de saúde Dayane Lima em seu pronunciamento, ressaltou que a equipe implantada, hoje (18), não contemplava fonoaudiólogo e nem terapeuta ocupacional, mas a gestão resolveu incluir esses profissionais para dar todo o atendimento e suporte necessários para os pacientes acamados. "Vamos trabalhar, prestar todo o atendimento que a nossa população precisa, mostrando a qualidade do serviço da equipe e o atendimento humanizado que estamos dispostos a dar aos nossos pacientes. Tenho certeza que os pacientes que vão receber esse atendimento não vão esquecer jamais do Programa Melhor em Casa", afirma.

O melhor em Casa vai contar com dois veículos para os atendimentos na cidade, sendo um de pequeno porte tipo fiat Uno para deslocamento da equipe e uma ambulância para deslocamento dos pacientes, quando necessário.

Os benefícios do Programa Melhor em Casa

- Melhora e amplia a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família;

- presta assistência a pacientes submetidos a cirurgias e que necessitam de recuperação e que quando atendidos em casa apresentam redução dos riscos de contaminação e infecção;

- representa um avanço para a gestão de todo o sistema público de saúde, já que ajuda a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais.







Dayse Lima, Agência Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário