terça-feira, 17 de setembro de 2019

ALTER DO CHÃO EM CLIMA DE SAIRÉ. DONO DE HOTEL NA VILA TRANQUILIZA TURISTAS E DIZ QUE INCÊNDIO CRIMINOSO JÁ FOI CONTROLADO E NÃO ATINGIU A PRAIA DE ÁGUA DOCE MAIS LINDA DO MUNDO. "PODEM VIM TRANQUILOS, ALTER DO CHÃO ESTÁ LINDA E PREPARADA PARA RECEBER TODOS OS TURISTAS". DISSE O EMPRESÁRIO

Hotel BORARI em Alter do Chão

Alter do Chão, localizada à margem direita do Rio Tapajós, distante cerca de 32 km de Santarém, no oeste do Pará, já está em clima de Sairé. Considerada um dos principais destinos turísticos do Polo Tapajós, a vila balneária é reconhecida internacionalmente por suas belezas naturais e atrai a atenção de turistas de várias partes do mundo. No mês de setembro, a comunidade, eleita pelo jornal inglês “The Guardian”, por possuir a praia de água doce mais bonita do Brasil, se enfeita para o seu tradicional festejo. O Sairé é um evento que resgata a cultura do povo Borari, os primeiros habitantes de Alter do Chão. 

É nessa época do ano que a comunidade recebe o maior número de visitantes. E o movimento de pessoas já está animando comerciantes, artesãos e empresários. A economia da vila é aquecida pelo consumo de todos os tipos de serviços. Do setor hoteleiro às vendas de ambulantes nas praças e praias de Alter. Com o turismo em alta, todos lucram. A festa do Sairé é um dos melhores momentos para os negócios tanto em Alter do Chão, quanto em Santarém. Por exemplo, a rede hoteleira já está com sua capacidade praticamente esgotada. No aeroporto internacional Maestro Wilson Fonseca, a expectativa é que até o final deste mês, mais de 20 mil pessoas desembarquem por aqui e o destino da maioria é a vila de Alter do Chão. 

Com a chegada do Verão Amazônico, um dos principais atrativos fica lotado nessa época: as praias. Com suas areias brancas e águas límpidas, as praias de Alter são o convite perfeito para quem busca um se refrescar deste calorão.

As praças estão enfeitadas e os personagens da festa já estão prontos para o início da programação oficial da festa que começa na próxima quinta-feira (19), com o levantamento dos mastros. O evento vai de 10 a 23 de setembro com muitas atrações para o público, que vem de todos os lugares do Brasil e do mundo. 

Apesar dos últimos acontecimentos que estamparam o nome de Alter nas capas de jornais país afora, por causa das queimadas na Área de Proteção Ambiental, a expectativa da comunidade é que o Sairé deste ano alcance o sucesso dos anos anteriores. “A preocupação com o meio ambiente é de toda a comunidade, moradores, comerciantes, empresários, turistas. Mas a resposta imediata dada pelo Poder Público só reforça a importância de Alter do Chão para o turismo do Estado do Pará e para a economia de Santarém. As causas dessas queimadas já estão sendo investigadas e os focos de incêndios controlados. Isso nos tranquiliza, pois o brilho e a beleza de Alter do Chão, ninguém vai apagar”, disse um comerciante da vila.

A mesma opinião tem o empresário Nilson, do Hotel Borari. Para ele, essas queimadas têm cunho criminoso, principalmente por causa da aproximação do Sairé, e justamente quando a atenção do país e do mundo está voltada para a Amazônia. “Eu moro há mais de 30 anos na Amazônia. A minha opinião é que algumas pessoas mal intencionadas tentaram manchar a imagem de Alter do Chão. Se fizeram para prejudicar não conseguiram porque a comunidade não foi atingida pela queimada. Alter do Chão está pronta todos os dias para receber as pessoas e vai continuar sendo assim. Ano passado teve o registro de um grande incêndio aqui na região, mas não houve a mesma repercussão. Como estamos há poucos dias do Sairé, tentaram mais uma vez prejudicar a comunidade, mas não conseguiram. A vila está pronta para a festa e vai receber todos de braços abertos!”, disse o empresário.

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário