segunda-feira, 21 de outubro de 2019

FESTIVAL DO CINEMA COMEÇA HOJE, ÀS 19 HORAS, NA VILA DE ALTER DO CHÃO. A DIRETORA E ROTEIRISTA TIZUCA YAMASAKI, FARÁ A ABERTURA DO FESTIVAL

Começa hoje às 19 horas em Alter do Chão 

Na abertura oficial do Festival de Cinema de Alter do Chão que acontecerá nesta segunda-feira, 21, a partir das 19h, será exibido o filme “Encantados”, da diretora e roteirista Tizuka Yamasaki. A atriz e diretora Christiane Torloni também é uma das atrações principais convidada a apresentar o filme “Amazônia, o despertar da Florestania”.

Durante os sete dias de Festival serão exibidos 45 filmes longa-metragem, 41 da categoria média-metragem, 220 produções em curta e 49 vídeos produzidos por Smartphone. Além de 14 filmes convidados. As produções são de diretores e roteirista de todo o mundo. “Um dos critérios no período em que houve a inscrição para os filmes estrangeiros e os feitos com língua indígena, foi da exibição legendada. Na programação terá desde filme árabe a produção feita na tribo Munduruku”, destacou Locca Faria, diretor geral do evento.

Enquanto as tendas Munduruku e Borari exibem os filmes competidores, a tenda Suraras recebe palestrantes importantes para o mercado do audiovisual. 

Na pluralidade cultural e rotatividade da programação haverá apresentações artísticas no Palco Tapajós, além de comercialização de artesanatos indígenas e produtos diversos produzidos na Amazônia.

A programação foi anunciada pelo diretor do FestAlter e pela Prefeitura Municipal de Santarém.

Palestras e Canais fechados 

Temas ligados: fotografia, som, edição, roteiro, direção, plataformas digitais e marketing estarão em evidência na tenda Suraras, em uma programação de palestras e oficinas que compõem grandes nomes do mercado audivisual. Dentre eles, estão os representantes dos canais Fox Internacional, Fox Latin American, Globo Filmes, Canal Brasil, Globo News, Grupo Box Brazil e distribuidora Olhar.

Para Renée Castelo Branco, supervisora de programas do Globo News, o FestAlter é uma oportunidade de possuir um país melhor. “Os aspectos positivos são de integração, solidariedade, compreensão da Amazônia e seu valor como um todo”, disse. A jornalista fará a palestra “Perfil da Globonews e como o canal recebe propostas de produtoras independentes”, no dia 26, das 10h15 ás 11h15.

O secretário do Audiovisual da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidania, Ricardo Fadel Rihan, além do Secretário da Diversidade Cultural da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Gustavo Amaral e Daniel Nepomuceno, Secretário Executivo do Ministério do Turismo também estarão presentes no Festival.

Conheça todos os palestrantes acessando o link: 


Rodada de Negócios 

A Rodada de Negócios é um dos espaços reservados pelos festivais de cinema, que promove encontros entre cineastas realizadores e membros da indústria cinematográfica, tais como, representantes de canais de TV, agentes financiadores, produtoras e distribuidoras do mercado cinematográfico. Esses 

encontros geram negócios e possibilitam a difusão das obras. No caso do FestAlter, a Rodada de Negócios contará com a participação das TVs: Box Brazil, Fox International, Fox Latin America, Gnt, Globo Filmes, Canal Brasil, Globonews e Globosat. Todos esses canais analisarão os projetos inscritos para essa etapa do FestAlter. A rodada acontecerá na Tenda Suraras, no dia 27 de outubro no período matutino e vespertino.

FestAlter

O Festival de Cinema de Alter do Chão acontecerá de 21 a 27 de outubro, com programação totalmente gratuita e intensiva das 9h ás 22h30. O FEST ALTER tem por finalidade apresentar obras da recente produção audiovisual local, nacional, internacional e contribuir para sua difusão e debate, reunindo profissionais da área, promovendo encontros, rodadas de negócios, oficinas,palestras especializadas e atividades artísticas regionais.

O conceito maior do Festival de Cinema de Alter do Chão é capacitar os moradores locais, os indígenas, ribeirinhos e a população desta região para terem acesso ao mercado do audiovisual com seus próprios temas e conteúdos e, assim, criar um pólo de criação e distribuição de filmes que revelem a imensa produção criativa e rica em cultura, esquecida pelosinúmeros eventos desta atividade, mas que passam bem longe da Amazônia.

O Festival de Cinema de Alter do Chão é “Um olhar para a Amazônia, para os

povos do mundo, para a valorização da natureza e o reconhecimento dos

direitos globais”.


Natashia Santana - Jornalista
Assessora de Imprensa do FestAlter

Nenhum comentário:

Postar um comentário