domingo, 14 de setembro de 2014

A ÚNICA PESQUISA QUE TEM CREDIBILIDADE: PESQUISA IBOPE MOSTRA CRESCIMENTO DE JATENE COM 42% E QUEDA E HELDER PARA 38%

Jatene sobe e Helder cai

A terceira pesquisa de intenção de voto para o governo do Pará realizada pelo Ibope, em parceria com a TV Liberal, aponta que o candidato Simão Jatene (PSDB) subiu mais dois pontos percentuais e venceria hoje o primeiro turno da corrida eleitoral com 42% das intenções de votos. O candidato peemedebista Helder Barbalho sofreu uma queda de dois pontos percentuais e aparece com 38%. Na rodada anterior, ambos apareciam com 40% das intenções de votos. Desde a primeira pesquisa, realizada em 13 de agosto, o candidato tucano já subiu 5 pontos percentuais.

Os demais candidatos - Marco Antonio (PCB), Zé Carlos (PV), Marco Carrera (PSOL) e Elton Braga (PRTB) têm até 2% das menções, cada. O percentual de indecisos passou de 9% da última sondagem para 10%. Os eleitores com a intenção de votar em branco ou nulo se mantiveram em 5%. Essa situação ainda indica a realização de segundo turno, uma vez que a diferença de votos entre os dois primeiros candidatos é de quatro pontos percentuais e a soma dos outros concorrentes é de cinco pontos percentuais.

O levantamento também aponta vantagem para Simão Jatene na pergunta espontânea, quando não há a apresentação do nome dos candidatos. O tucano foi citado por 27% dos eleitores entrevistados e Helder por 20%. Na sondagem anterior, os dois candidatos apareciam empatados com 19%. Na primeira análise, Jatene aparecia com 24% e o peemedebista com 22% das citações.

Todos os demais candidatos são mencionados por apenas 1% dos entrevistados, o mesmo índice das últimas pesquisas. Já a parcela de eleitores que não opina quanto a intenção de voto para governador caiu de 55% para 46%, enquanto os que disseram votar em branco ou nulo se manteve em 6%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de setembro, com 812 eleitores, de 44 municípios, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob o número PA-00026/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo BR-00621/2014.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Pesquisa também mostra vitória de Jatene no 2º turno

A simulação de segundo turno da terceira pesquisa Ibope para o governo do Pará também aponta vitória de Simão Jatene (PSDB). O candidato tucano surge com o mesmo percentual do último levantamento, 42%, enquanto Helder Barbalho (PMDB) registrou queda de três pontos percentuais, caindo de 43% para 40% das intenções de voto. O total daqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto segue com a mesma margem da última sondagem (5%). O número dos que preferem não opinar passou de 10% para 13%.

Na pesquisa em geral, Simão Jatene tem seu melhor desempenho entre os entrevistados com renda familiar mensal acima de dois salários mínimos, obtendo 45% das intenções de voto ante 35% do seu principal concorrente. Jatene também se destaca no outro extremo, entre os que recebem renda familiar até um salário mínimo, com a preferência de 42% contra 31% dos que apontaram Helder Barbalho. O tucano ainda é o favorito entre os eleitores de 25 a 34 anos, com 46% das citações, e entre os que possuem 55 anos ou mais, com 44%. Nessas duas faixas etárias, o candidato do PMDB surge com 36% e 31%, respectivamente. Jatene também é o principal nome entre os mais escolarizados, com 43% da preferência contra 29% do seu adversário, e entre os evangélicos (43% contra 38%).

O candidato do PMDB, por sua vez, leva pequena vantagem entre os eleitores paraenses de 16 a 24 anos, com 43% das intenções de voto contra 40% de Jatene. Ele também registra bom desempenho entre os menos escolarizados (até 4ª série do Ensino Fundamental), variando de 31% da pesquisa anterior para 39% nessa rodada (mesmo percentual de Jatene). Helder Barbalho ainda se destaca entre os entrevistados com renda familiar mensal entre um e dois salários mínimos (45% contra 41% do seu concorrente).

Fonte: ORMNews

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkkk pesquisa certa encomendada pela lixoral afiliada ao jatene? kkkkkkkkk
    pesquisa não ganha eleição!!!
    Dia 5 quem vai brilhar é a estrela do 15!!!!!!

    ResponderExcluir