quarta-feira, 19 de agosto de 2015

BIÓLOGO ELIAS MORAIS MANDA SEU ESTUDO SOBRE AS GARÇAS PARA O BLOG. "EM SANTARÉM, O HOMEM INVADIU O AMBIENTE DAS GARÇAS! NÃO AS GARÇAS INVADIU O AMBIENTE DO HOMEM!"

Garças e seu habitat natural

‘’Estudei essas GARÇAS durante 3 anos, onde desenvolvi um projeto de TCC na UFOPA na área de biologia/ornitologia, e durante esse período pude colher várias informações sobre o comportamento dessas aves no local.‘’

Essas garças que residem na área urbana de Santarém, mais precisamente entre as avenidas Mendonça furtado e sete de setembro, já vivem a décadas nesse local, mesmo no período em que essa área tinha poucos habitantes, muito antes de empresários se instalarem ali.

Durante a minha pesquisa, fiz várias perguntas sobre essas garças que vivem em meio a área urbana de Santarém, entre algumas: Quais eram as espécies e por que essas garças estavam ali? Qual o período do ano em que elas permanecem nesse local? Entre outras.

A única espécie registrada no estudo foi a garça-branca-grande (Ardea alba- nome cientifico), diferente do que está registrado, onde em outras regiões elas se reproduzem junto com outras espécies. Nesse local as garças formam uma colônia de reprodução e dormitório que está distribuída em dezenas de arvores em quintais e ruas movimentadas da cidade, formando ao longo do ano um aglomerado, podendo conter mais de 1000(mil) indivíduos no local. Elas permanecem ali no período de enchente e cheia (quando se reproduzem em meio área urbana) e migram no fim da vazante e seca para ambientes de várzeas e outros.

Hoje a cidade cresceu, mais essas garças por serem tão dócil, acabaram se adaptando a esse ambiente antropizado, tendo sua alimentação suprida através do próprio ambiente urbano, onde podemos encontrar indivíduos forrageando (se alimentado) na frente da cidade (orla e mercados). Nesse local os ninhos geram satisfação e insatisfação das pessoas, por ser admirados por turistas, pela beleza que a colônia representa, mais quem mora próximo ao local se sente incomodado pelos produtos gerados por elas (fezes, ovos e filhotes que caem, resto de alimentação).

Pude presenciar também várias ações realizadas por moradores ali, alguns acabam derrubando árvores e até mesmo soltando fogos de artifícios para afastarem as garças, mais isso não é bem resultante. Ao longo do ano, outras árvores são ocupadas, isso mostrando a resistência dessas aves que se falassem poderiam dizer as pessoas: ‘’ Nesse ambiente nós chegamos primeiro’’.

Mais informações sobre esse assunto, entre em contato comigo.

Por. Elias Morais - BIÓLOGO, - Via email para o BLOG DO JK

Elias Morais da Silva
Acadêmico/ Licenciatura plena em Biologia-
(093) 99222-4168
ICED- Instituto Ciências da Educação
UFOPA-Universidade Federal do Oeste do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário