segunda-feira, 17 de agosto de 2015

FREI HAROLDO PIMENTEL SE RETRATA E PEDE PERDÃO PUBLICAMENTE DURANTE A MISSA NA COMUNIDADE DO MARARU EM SANTARÉM AO DIÁCONO RAY PEREIRA. LEIA A RETRATAÇÃO

Ray Pereira, a esposa Maria José e ao 
centro frei Haroldo

Aconteceu no início da noite deste domingo (16) a missa em que frei Haroldo Pimentel, vigário da comunidade do Mararu, em Santarém, se retratou publicamente diante das colocações feitas por ele, no dia 31 de maio deste ano, a cerca da instalação da Igreja Católica Carismática, (ICC) com a ordenação diaconal do repórter Ray Pereira. A ordenação ocorreu uma semana depois e contou com a participação de dois bispos de igrejas católicas independentes, dom Emanuel Almeida, da ICC e dom José Milton, da Igreja Católica Apostólica Americana (ICAA).

Na missa deste domingo, frei Haroldo, por várias ocasiões, fez referência à necessidade dos cristãos se perdoarem. Disse que “errar é humano e que permanecer no erro é burrice”, reconhecendo que errou ao se pronunciar na praça da igreja na noite daquele dia, quando, ao falar sobre a ordenação de Ray Pereira, proferiu palavras inoportunas, o que causou descontentamento entre as pessoas e ao radialista, que também estava na celebração e criou-se, a partir daquele momento, um clima que não é próprio do cristão, indo o caso parar na esfera judicial.

Para a celebração deste domingo, frei Haroldo convidou o hoje diácono Ray Pereira, que esteve acompanhado de familiares. Em várias ocasiões da missa festiva da Assunção de Nossa Senhora, o frei franciscano reconheceu o erro e pediu perdão. Na homilia, leu trechos da mensagem de Gabriel Chalita, que aborda a questão do perdão. Mais uma vez admitiu que não foi feliz em suas colocações e pediu que fosse passada uma borracha no passado para que haja paz e união, lembrando que todos seguem o mesmo Deus, o mesmo Cristo. Disse que as portas da igreja estarão sempre abertas para que Ray Pereira participe das celebrações. Lamentou o fato do radialista não ter tido a oportunidade de ser, pelo menos, Diácono Permanente da Igreja Católica Apostólica Romana como desejou várias vezes e não teve a oportunidade.

Após a comunhão, Frei Haroldo destinou um tempo para que o diácono Ray Pereira se manifestasse. Na subida para o púlpito, os dois se cumprimentaram e se abraçaram. O radialista agradeceu a oportunidade e disse que perdoava sim e que a questão estava encerrada ali. Falou das atribuições que recebeu na ICC após sua ordenação diaconal. Uma delas, em breve, será implantar, em Santarém, a base da Rádio Web da ICC. Toda a programação da emissora passará a ser gerada a partir daqui, inclusive celebração de missa.

Ao final, frei Haroldo chamou mais uma vez Ray Pereira e a família para a frente do altar e transmitiu mais uma mensagem: pediu que que o diácono não desista do chamado de Cristo, mesmo diante das críticas que surgem quando alguém se dispõe a ser um missionário de Jesus e, erguendo as mãos, o abençoou, pedindo que o Espírito Santo o ilumine sempre. A comunidade inteira aplaudiu o gesto bonito e humilde de frei Haroldo.

Entenda o caso

A notícia da chegada da ICC em Santarém e a realização da referida ordenação diaconal, gerou certa polêmica em Santarém. Houve a divulgação de uma nota da Diocese de Santarém e o fato passou a ser destaque na Imprensa e em alguns blogs. No encerramento da festa de Nossa Senhora das Graças, dia 31 de maio, no Mararu, comunidade da qual Ray Pereira faz parte, frei Haroldo Pimentel, vigário da Área B da Região 2 de Pastoral, fez um pronunciamento que serviu para aumentar ainda mais essa polêmica. Ao dizer que estava falando em nome do bispo diocesano dom Flávio Geovenale, anunciou, por três vezes, a

excomunhão de todos os que ajudassem e participassem da missa de ordenação de Ray Pereira e classificou de “Lobos vestidos de ovelhas” os membros do clero da ICC. As palavras de frei Haroldo não ressoou bem. Suas palavras foram gravadas em um celular e o caso foi parar na esfera judicial, com a denúncia de prováveis danos morais e intolerância religiosa. Alguns, mesmo diante da ameaça de excomunhão, compareceram à ordenação, que ocorreu no dia 05 de junho deste ano na sede do Atlético Clube Mararu. Mas a maioria ficou temerosa e não foi.

Logo na primeira audiência, Frei Haroldo, acompanhado de seu advogado, reconheceu o erro e sugeriu a celebração de uma missa para que, diante de Ray Pereira, da família e da comunidade, se retratasse e pedisse perdão. Na semana passada houve o entendimento e neste domingo a missa foi celebrada e a paz foi selada.

Ray Pereira - Via email para o BLOG DO JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário