terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

AMOSTRAS DE ÁGUA DE MICROSSISTEMAS DE ABASTECIMENTO SÃO COLETADAS PARA ANÁLISE DA POTABILIDADE‏

Amostras de água de microssistemas de abastecimento são coletadas para análise da potabilidade

Nos dias 16 e 17 de fevereiro, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) iniciaram a mais nova etapa do Programa Municipal de Monitoramento da Qualidade das Águas. Esta etapa é referente a coleta em microssistemas de abastecimento para analisar o fator POTABILIDADE, ou seja, a água própria para o consumo humano.

A coleta foi realizada entre os dias 16 e 17 de fevereiro de 2016, em microssistemas espalhados pela região do Eixo Forte. Ao todo, foram 17 pontos coletados, sendo: cinco na Vila de Alter do Chão (três no microssistema central , bairro da União e Nova União), microssistemas das comunidades de Caranazal, São Pedro, Jatobá (duas coletas na escola e no microssistema de tratamento de água do igarapé, implantado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente), além das comunidades de Ponta de Pedras, Santa Rosa, Irurama, Pajuçara, São Francisco, Carapanari, Santa Maria e Cucurunã. 

A análise das amostras está sendo feita pelo Laboratório de Biologia Ambiental da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), e segue os padrões estabelecidos pela Portaria 2.914 de 12/12/2011 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água e seu padrão de potabilidade.

CCOM/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário