segunda-feira, 23 de maio de 2016

ÓBIDOS UNIDA CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Óbidos unida contra o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes

A programação teve abertura no dia 2 de maio e com uma vasta programação de sensibilização contra o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes

Desde o dia 2 de maio o município de Óbidos, na região da Calha Norte, realiza uma vasta programação alusiva aos 18 de maio, data que marca a luta contra o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. A abertura da campanha contou com uma mesa redonda realizada na Rádio Comunitária Santana FM, onde a temática central foi voltada a importância de não se calar as agressões sejam físicas ou psicológicas. No período de 3 a 12 de maio foram realizadas palestras nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nas comunidades de Curumú, Arapucu, Flexal, Igarapé Açu e Silêncio.

Dentro da programação nos dias 9, 10, 11, 12 e 13 de maio, foram realizadas palestras e exposições na Casa da Cultura de Óbidos e no dia 13 de maio, duas blitz educativas chamavam a atenção da população sobre a importância de denunciar as autoridades competentes todo e qualquer tipo de exploração e agressão. Nos dias 16, 17 e 18 foram realizados na sede da Associação Recreativa Pauxis (ARP) seminário sobre a temática e como combater e identificar uma vitima destas agressões que nem sempre tem força para denunciar.

No dia 18 de maio, data instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes uma Caminhada percorreu as principais ruas da cidade. Faixas, cartazes, rostos pintados e até crianças caracterizadas de flores sensibilizavam a população para a fragilidade social em que muitas crianças e adolescentes ainda se encontram. “Essa é uma parceria com as entidades em prol de uma causa importante. É uma ação que acontece há alguns anos e que tem ganhado força nos últimos três anos com essa união de todos. Hoje graças a Deus observamos essa participação maciça da população. Fizemos uma avaliação na SEMDES e observamos que graças a esse trabalho de sensibilização as pessoas estão procurando o conselho tutelar, a própria delegacia de policia e estão denunciando e isso é positivo”, falou Ana Julia Nogueira, membro da coordenação da campanha.

A Campanha 18 de Maio é uma realização da Secretaria Municipal de assistência Social (SEMDES) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SEMCULT), Diocese de Óbidos, Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Grupo de Escoteiros, Grupo de Desbravadores, Ministério Publico Estadual (MPE), Polícia Civil, Polícia Militar, Poder Judiciário, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e Assembleia de Deus.

Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO
Martha Costa, Assessoria de Comunicação – ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário