terça-feira, 2 de agosto de 2016

MOTORISTAS APROVAM O REORDENAMENTO DO TRÂNSITO NA ÁREA CENTRAL DE SANTARÉM

Motoristas aprovam o reordenamento do 
trânsito na área central de Santarém

Desde a manhã do último sábado (30/07), a Travessa Turiano Meira passou a ter sentido único (centro-bairro), no perímetro entre as Avenidas Mendonça Furtado e Rui Barbosa, além da mudança de sentido, foi reforçada a sinalização horizontal e vertical. A partir da mudança, a Turiano Meira passa a ser um grande corredor em sentido único, da Avenida Rui Barbosa até a Avenida Moaçara. A mudança, fruto de estudos e planejamento por parte da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) em relação ao reordenamento do trânsito no centro da cidade, foi aprovada pelos motoristas.

A mudança na via, a exemplo de outras que também sofreram alteração de sentido, está sendo acompanhada por agentes de trânsito e uma equipe de Educação no Trânsito que orienta os condutores com panfletos. 

Entenda como se planeja as mudanças de sentido nas vias

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) possui uma Divisão de Engenharia que é responsável pelo levantamento e análise dos assuntos relacionados às mudanças no trânsito que serão implementadas. São servidores com formação específica na área. Os levantamentos começam com a análise do fluxo de veículos nos locais onde se pretende fazer as alterações, tomando por base as regras da mobilidade urbana, uma tendência mundial, considerando o fator populacional e a frota circulante de veículos, tendo em vista que os espaços são os mesmos.

A transformação de vias de grande fluxo em mão única é uma experiência exitosa. Ela começou em junho de 2014, pela Avenida Barão do Rio Branco. Conforme as regras, para cada via alterada, há que se fazer o que se convencionou a chamar de binário, que contempla a via paralela com sentido inverso.

Cada mudança feita é posteriormente é avaliada pela equipe técnica. Essas mudanças tem mostrado maior fluidez do trânsito e consequente redução de acidentes, com base nos relatórios da SMT.

CCOM/PMS/SMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário